Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Bons Costumes

Pr. Jacson Irio Andrioli

1301512_18137147O homem é fruto do meio em que vive! O lugar que frequentamos, as conversas que temos e com quem as desenvolvemos, tudo isso influencia quem nós somos e como reagiremos! Na vida do ser humano tudo é uma questão de vigilância…

“Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. (I Coríntios 15.33)”

De nada adianta você ter sido ensinado nas melhores escolas da cidade, ter recebido ensinos maravilhosos de seus familiares, conhecer uma porção de princípios, mas se você não vigiar será corrompido pelas palavras! Quando relaxamos quanto a moral e os bons costumes, o resultado será a deficiência no comportamento!

Satanás, sabedor desta fraqueza humana, sempre investe nesta área, quer ver: Quando você era garoto, e seus amigos lhe falavam assim: “Duvido que você jogue uma pedra na vidraça daquela casa?” Dentro de um menino de 13 anos muitas coisas começam a entrar em ebulição, e o resultado será uma vidraça quebrada e pernas pra quê te quero!!!

Na vida espiritual também é assim, veja o que aconteceu com Eva, foi seduzida pelas palavras da serpente e comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que Deus lhes havia alertado para não comer.

Fique atento, pois, em alguns casos nosso sucesso, incomoda outras pessoas!

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;” (Salmo 1.1)

Não dê ouvidos a qualquer um! Seja esperto. Ouça palavras de pessoas que tem bons costumes e bons princípios!

Infelizmente, não posso dizer para ouvir a tudo e a todos que estão na igreja, pois até mesmo dentro da igreja existem pessoas mal intencionadas! Lembra de Sansão, o homem forte? Pois é, ele foi seduzido pelas palavras de uma mulher (Dalila) e teve a fonte de sua força revelada e retirada de si, bem como seus olhos foram furados e quando percebeu que tinha ido longe demais decidiu tirar sua vida e a de seus opressores. (Juízes 16. 28 ss.) Sansão não vigiou e acabou mal! As palavras podem corromper os bons costumes e até as boas pessoas!

Durante o período em que Jesus ficou no deserto, Satanás o tentou de diversas formas e maneiras e uma delas foi:

“Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4. 3-4)

Precisamos abrir nossos ouvidos e bocas para ouvir as verdades de Deus e de sua palavras e da mesma forma falarmos somente estas coisas!

Paulo usa estes versículos para repreender os irmãos da igreja de Corinto, pois estavam dando ouvidos a mentiras a respeito da ressurreição! E minha pergunta é: A que tipo de mentiras estamos dando ouvidos hoje? Use seu tempo e palavras para abençoar outras pessoas! Use seu tempo e palavra para se envolver em assuntos que glorifiquem a Deus e que promovam o amor! Use seu tempo e palavras para engrandecer, glorificar e adorar a Deus! Pois, o mundo já esta cheio de maledicências, malícias e enganos. Vigiem e sejam Luz!

Nestes dias de corrupção tão próxima, temos o mau habito de falar que o Brasil não presta! Mas, você é brasileiro? E você se acha uma pessoa que presta? Bom, espero que suas conversações não lhe corrompam também!

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Lucas 6. 4)

“Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12. 34)

Por causa das más conversações as pessoas se envolvem com coisas erradas, se prostituem, etc. O diabo usa a língua das pessoas para fazê-las agir como animas irracionais. Que a sua boca seja instrumento de vida, não a use para falar mal dos outros. Afaste-se das pessoas que corrompem os bons costumes, que desprezam a moral e os princípios de Deus.

Semeadura e colheita!

Agora vamos ver outro princípio muito interessante para ser vivido em relação a tudo em nossas vidas!

“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6. 7)

O que temos semeado? Acabamos de ver que as palavras podem ser estas sementes e infelizmente se dermos ouvidos às sementes erradas teremos colheitas danosas em nossas vidas. Existe uma máxima na agricultura, sempre vamos colher em maior quantidade mas sempre e exatamente colheremos da mesma espécie da semente que lançamos na terra! Colhemos segundo a natureza da semente que lançamos na terra! Não podemos semear abacate e colher melancia!

Na nossa vida é de igual forma, se semearmos o bem, a bondade, vamos colher de Deus o bem e a bondade, da mesma forma se semearmos a injustiça a falsidade, vamos colher a injustiça e a falsidade.

O que temos semeado em nossas vidas e nas vidas de nossa família e amigos? Esperança, bondade, sementes de amor? Se estas tem sido suas sementes,  fique tranquilo, pois sua colheita será boa!

Não se engane! Não colheremos coisas boas a partir de sementes ruins! Semeia a palavra de Deus na vida de seus filhos, de seu cônjuge! Semeia amor e compaixão, cordialidade, semeie coisas boas na vida dos que sofrem, na vida dos teus colegas de trabalho, escola, etc. Mas,  se por acaso você percebeu que tem semeado coisas ruins, deixe de semear! Infelizmente você ainda vai colher alguns frutos ruins, mas dobre a semeadura de coisas boas até que estas se sobressaiam! Nossa vigilância neste principio é quanto a escolha da semente.

Se você quer ver sua vida abençoada, seu cônjuge abençoado, seus filhos abençoados, seu ambiente de trabalho abençoado, sua escola abençoada, escolha com cuidado as sementes que estará lançando na terra, lembrando que a terra é o coração e a vida das pessoas!

Se você quer superar os obstáculos, as dificuldades da vida,  semeie coisas boas. A murmuração não é uma boa semente, pelo contrário a colheita de murmuração gerará mais murmuração ainda. Semeie sementes que estejam alinhadas com a vontade de Deus e sua palavra! A partir de hoje escolha as melhores sementes, para que sua semeadura em sua vida e na vida das pessoas que estão ao seu redor rendam boas colheitas para a glória de Deus!

Use sua boca e tuas sementes para abençoar! Tenha controle sobre sua língua, vigiando e escolhendo as boas sementes da Palavra de Deus. Não se deixe contaminar pelo poder maléfico das palavras. Se for necessário corte amizades, imponha limites, não se permita ser corrompido e rejeite sementes de erva daninha em sua vida.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 208
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.198.52.82