Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Deus é quem trabalha

Pr. Jacson Irio Andrioli

Texto base: Isaías 64. 1- 12

Isaías iniciou seu ministério profético por volta de 740 a.C. no ano em que o Rei Uzias morreu. Seu chamado é descrito no capitulo 6 de seu livro, seu foco de ministério era a pregação de uma mensagem de advertência e denúncia contra o seu povo, que tinha práticas idólatras, vida ímpia e convocar a nação ao arrependimento e uma entrega total. Me parece que se Isaías estivesse andando hoje por terras brasileiras esta também seria a sua mensagem!

Sua morte se deu de forma bastante cruel durante o reinado de Manassés, homem brutal e depravado, aproximadamente no ano de 680 a.C. O seu livro é subdividido em outros 5 Volumes e dentre estes ainda são mencionados volumes de Juízo de Deus, e dois volumes com juízos e promessas gerais.  Mas,  nesta noite quero lhe mostrar um texto eu está dentro do volume do Consolo, compreendido entre o capítulo 40  e o  66, onde vemos Israel pleiteando por livramento.

O profeta inicia seu capítulo, com uma exaltação da grandeza de nosso Deus manifesta em outros acontecimentos históricos.  Isaías diz: O Senhor faz algo grande e temível como fizera no passado (v. 1 ao 3) . Por exemplo:

  • Êxodo 19. 16-18: momento onde Deus falava com Moisés no monte Sinai, haviam trovões, relâmpagos, fogo e fumaça, e Deus respondia a Moisés por meio de trovões.
  • Salmo 68. 8:  “A terra abalava-se, e os céus destilavam perante a face de Deus; até o próprio Sinai foi comovido na presença de Deus, do Deus de Israel.”

O poder e a grandeza de Deus eram aguardados por Isaías para que os consolassem. este momento chegamos ao versículo central do capítulo onde lemos:

“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64.4

Aqui de maneira existe um convite: precisamos lutar em oração para que Deus nos ajude!  Quero lhes mostrar três grandes lições contidas neste versículo:

a.    A singularidade de Deus
Ele é único. Em toda a história não houve Deus como o nosso Deus! Forte, Poderoso, Grande, Cuidadoso,  Direcionador, Santo, Acessível, Imutável, Magnífico, Amável, Temível, Justo e Bom, outros adjetivos caberiam aqui e você pode aumentar esta lista em seu coração.
Ninguém o viu em sua totalidade! Moisés foi o único  que chegou perto disso!

b.    A competência de Deus
Ele trabalha para o seu povo. Aqui está descrita a maior diferença do Deus todo poderoso para os outros deuses, o nosso Deus carrega o seu povo, já os outros deuses são carregados por seus fiéis.
Isaías 46. 1-4: Bel(Baal divindade babilônica equivalente a Júpiter romanos ou Zeus dos gregos) e Nebo (Nabu, deus da ciência, Mercúrio dos romanos e Hermes dos gregos), tanto um quanto o outro eram carregados em procissões o texto relata que estes deuses agora estavam destruídos e eram carregados como destroços por animais.
Os ritos da idolatria eram observâncias penosas para os fiéis que não levavam a proveito nenhum. Já a prática da fé cristã:

“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” 1 Timóteo 4:8

“Mas é grande ganho a piedade com contentamento.” 1 Timóteo 6:6

No versículo 4, vemos uma sublime promessa de amor constante e fiel de Deus, que sustenta e guia os seus amados!

Ele é quem trabalha! Deus trabalha para os que n’Ele esperam, nos que se entregam totalmente a Ele, trabalha para os que estão cansados e sobrecarregados, trabalha para os humildes de coração, para os que colocam sua esperança n’Ele, para os que esperam n’Ele e não se estribam em seu conhecimento…

Queridos, tudo o que Deus fizer será o melhor, será um sucesso, não haverá fracasso nem frustração, porque todo o que Deus fizer por nós é bom, agradável e perfeito!

c.    A condição do seu trabalho
Deus só poderá trabalhar por nós se O deixarmos. Esperar em Deus é não tomar decisões precipitadas… É não desistir!
“…que trabalha para aquele que Nele espera”. Você tem esperado em Deus?
Esperar segundo o dicionário da língua portuguesa é:

“Ter esperança, contar com, confiar em, não agir, não tomar decisões, não desistir de algo, não ir embora etc., até a efetuação de um evento que se tem por certo, ou muito provável, ou muito desejável“.

Mas o que significa esperar no Senhor? É o ato de confiar n’Ele em vez de apressadamente procurar ajuda em outras fontes, sejam elas pessoas, instituições e em seu próprio conhecimento. É a pratica da busca em oração da resposta adequada para nossa vida e situação. Ele vai ao encontro dos alegres, dos que praticam a justiça, sem ficarmos nos justificando de nada, pois isso não passa de trapo de imundícia.
No versículo 7 tem uma palavra, “detenha”. Somente deterão, atrairão para si a atenção de Deus os que nele esperam e se apoiam no dia de sua fraqueza no Senhor!

Conclusão
1º passo – esperar no Senhor;

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;  e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”  Filipenses 4. 6 e 7

2º passo – anima-te;

Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Neemias 8:10

3º passo – e Ele fortalecerá vosso coração.
Se você realmente entendeu o que significa esperar em Deus pode estar certo que todas as bênçãos que Deus lhe têm prometido virão sobre ti e te alcançarão! Ele não está sobrecarregado com as suas necessidades. Ele prospera em carregar o fardo. Ele ama trabalhar “para aquele que nele espera” (Isaías 64.4). Ele se agrada “dos… que esperam na sua misericórdia” (Salmo 147.11). Seus olhos “passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Crônicas 16.9).

Aniversariantes:
01/07 - Reginaldo
02/07 - Alice e Dejanira
04/07 - Márcia e Otávio
05/07 - Neuci
07/07 - Floriza
08/07 - Ingrid
17/07 - Rosângela S.
18/07 - Jô
19/07 - Cândida e Thomas S.
22/07 - Ilda e Lucas
24/07 - Soraya
27/07 - Elvira
28/07 - Daniel
30/07 - Rodrigo
03/08 - Gisele
04/08 - Pedro R.
05/08 - Gabriele
09/08 - Beatriz F. e Vilma
10/08 - Pr. Reinaldo
12/08 - William K.
13/08 - Aart e Victor
14/08 - Paulo Ajuz
15/08 - Paulo Souza
16/08 - Eduardo K.
18/08 - Victor
20/08 - Imanuelle
21/08 - Rafaely
23/08 - Gabriel
27/08 - Joelson
28/08 - Fredy
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 151
Usuários Online: 3
Seu IP: 54.224.11.137