Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

Espera em Deus

Pr. Jacson Irio Andrioli

Texto  Bíblico:  Salmo 42

O Salmo 42 forma uma unidade poética com o Salmo 43 onde são descritos sentimentos e emoções em conflito, e onde Davi coloca situações do passado, presente e futuro.  Que palavras… Parece que falam daquilo que sentimos aqui dentro do peito!

1.    O Desejo de Davi (V. 1 a 3)
Nestes dois versículos iniciais deste poema, Davi expressa seu desejo profundo em ter contato, comunhão proximidade com Deus. Com tal intensidade deveria ser esta a marca de todos os cristãos, desejar a Deus e ter comunhão com Ele. Me corrijam se estou errado! Às vezes não temos a mínima vontade em ouvir a voz de Deus! Não é que nos sentimos longe, é que estar longe nos faz bem! Podemos fazer o que quisermos pensar, falar, ver, sem ter que prestar contas… Isso é bom! Da uma sensação de liberdade! Será????

Davi usa uma linguagem figurada quando fala da corça. Já ouvi várias vezes que a corça tem muita sede e que só toma água bem limpa, por isso anseia tanto pela água. Em cima dessa explicação, existem várias comparações com a vida dos cristãos, que têm sede da Palavra de Deus. Mas algo que me chamou a atenção foi uma explicação que li. Dizem que com o passar dos dias, a corça começa a exalar um cheiro muito forte que atrai os predadores, e então ela precisa da água, para se lavar e não se tornar uma presa fácil. Nós também somos assim,  se não somos lavados, exalamos o cheiro de pecado, que atrai o inimigo. Por isso, nada além do sangue de Jesus para nos purificar.

“Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:7)

Você já teve sede do Senhor como fala o Salmista?? Um anseio, um desejo de estar perto do Senhor, algo tão forte que não consegue evitar? Todo o ser de Davi clamava por águas vivas que só Deus poderia lhe dar, assim como Jesus fala em João 4. 13 e 14. Será que temos este tipo de sede? Irmãos, confesso que durante todo o meu tempo de pastor nunca ouvi um irmão chegar e falar: “Pastor hoje eu estou com sede de Deus!”

Temos sede de tantas coisas que as vezes ficamos sem sede para Deus! Sede de saúde, sede de um carro novo, sede de uma viagem, sede de…  Mas,  fale a verdade, tem dias que estamos cheios de Deus, e não quero dizer cheios no sentido de estar completos, mas cheios porque não temos a mínima vontade de orar, de ler sua palavra de ouvir um louvor… Deus sabe como nós somos e ainda assim nos ama, Ele sabe que se não formos chamados e estimulados pelo Espírito Santo não teremos comunhão viva com o Senhor! Se Ele não nos levar a esta comunhão nossa carne quer o pecado, quer o prazer, quer ficar de boa, quer o comodismo!

Eu fui na reunião de oração esta semana já está bom! Tem gente que pensa assim, eu fui na Escola Bíblica, pra que ir na igreja no domingo a noite de novo? Pastor, já foi o tempo de ir todos os domingos no culto, eu frequento uma vez no mês e nos outros domingos tenho outras coisa pra fazer!!

Minha alma tem sede de Deus! Nós oramos pra ter sede de Deus! Parte 2 do versículo 2 “quando irei e me verei perante a face de Deus?” Davi tinha saudades de ir para o tempo junto com os demais irmãos celebrar o Senhor! A face de Deus, vemos nos momentos de celebração, quando adoramos a Jesus, Louvamos o Pai e recebemos respostas do Espírito Santo.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (II Coríntios 3.18)

2.    O desespero de Davi (V. 3, 9 e 10)
Davi não tinha apetite, tamanha era sua tristeza e choro por estar longe de Deus, de celebrar o Senhor com os irmãos! Os inimigos de Davi percebiam sua fragilidade e o provocavam e o desafiavam para ver se Deus daria prova de que o socorreria!

Nos versículos 9 e 10 vemos Davi perguntando algumas coisas para Deus: “Porque se esqueceu de mim, porque ei de andar lamentando?”

“Onde está o teu Deus?”   Já foi provocado por alguém com esta pergunta? Tem momentos que olhamos para os não crente e falamos: “A casa deles está mais abençoada que a minha!!” Onde está?  Cadê o teu Deus? Não adianta querer tentar mostrar onde está o nosso Deus, vamos perder a briga, mas eu e você precisamos entender onde Ele está em nossas vidas e quem Ele é para nós! Ele é o Deus da minha salvação, o pai que me ama e enviou a Jesus para perdoar os meus pecados, e que para que eu não fique sozinho e seja tentado enviou o seu Espírito que nos assiste até a volta de Jesus! Aleluia!!! Pronto, sei quem é Deus e onde Ele está em minha vida!
Agora a resposta: Onde está o meu Deus não imposta, porque eu sei que Ele está em cima, em baixo, diante, atrás e dentro de meu ser! E isto é o que me leva a ter sede de Deus!!!
Querido irmão(ã), Deus não se esqueceu de você!

3.    A determinação de Davi  (V. 4 a 8 e 11)

Podemos entender que Davi dizia que sentia saudades de estar nesta comunhão com Deus e com o povo, ele olhava pra dentro de si e via que sua alma estava abatida, e se perguntava, porque está abatida ó minha alma? Imagino que Davi se lembrava do momento em que a arca da aliança estava sendo levada para Jerusalém e uma grande festa fora realizada, conforme II Samuel 6. 12 a 19.

  • Já parou para pensar que as vezes nos pegamos pensando com saudades de coisas lá do passado…
  • Que saudades daquele tempo…
  • Que saudades daqueles cultos, reuniões nas casas…
  • Saudades da escola…
  • Sabe aquela conversa que você tem com sigo mesmo… Deitado no seu travesseiro…
  • Sempre eu que faço as coisas…
  • Hoje aquele cara me destratou…
  • Porque esta abatida ó minha alma!
  • Não conseguimos dormir…

Mas o próprio Davi lhe da um conselho: V. 5 “Espera em Deus…”

No verso 6 Davi lembra dos feitos do Senhor, nos parece que agora ele está falando com Deus e não mais consigo mesmo. Em nossas orações faz bem lembrar o que Deus já nos fez!! Nos versos  7 e 8, vemos que  um buraco chama outro buraco, Davi tinha uma coleção de tragédias em sua vida… Apesar de todas as tragédias, Davi sabia que tudo o que ele havia passado e estava passando era para mostrar a grandeza, amor e misericórdia de Deus!

Conclusão:
No verso 11,  Davi conclui que não tinha fundamento suas queixas, pois Deus estava cuidando de todos os detalhes. Com esta atitude, Davi retoma a esperança e aguarda no livramento do Senhor!!

Provavelmente em nossa vida desenvolvemos muitos desejos e talvez estes não sejam de estar na presença do Senhor. Para termos saciada a nossa sede precisaremos fazer com que Deus seja o único objeto de nosso desejo. Davi em sua ânsia por Deus, deixa bem claro que não há outra maneira, para saciarmos a nossa sede e nossas mais profundas necessidades que buscarmos em Deus!

Não teremos outro resultado com os prazeres da carne, nem com a riqueza deste mundo que se compare ao poder do amor de Deus dizendo que somos D’Ele, amados Seus, povo exclusivo D’Ele. Só Deus pode satisfazer uma alma angustiada, trazendo esperança e paz!

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.” (Salmo 42. 5)

Lembre-se! Apesar das tribulações, tivemos vitórias, nas áreas financeiras, saúde, nos relacionamentos e por ai vai… Talvez vamos precisar ser e fazer como Davi..

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Salmo 42.11)

Aniversários do Mês:
DEZEMBRO

01 - Brunilda
03 - Rubens
03 - Karol R.
06 - D. Ida S.
09 - Daiani
09 - Moisés
17 - Jane
18 - D. Marli
24 - Alexandre
25 - Kiko
25 - D. Tere
29 - Anna Herta
Datas comemorativas:
10/12 - Dia da Bíblia
19/12 - Emancipação do PR
25/12 - Natal
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 24
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.221.93.187