Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

Tem água no seu barco?

Pr. Jacson Irio Andrioli
Existem momentos em nossas vidas que parece que algumas coisas não se resolvem…  Ai você bate, bate, bate naquela tecla, mas não adianta… Então você tem uma atitude espiritual e começa a orar, e ainda assim parece que as coisas não acontecem… Alguns desanimam, outros se desesperam… alguns até se iram com Deus… Na verdade não entendemos o que Deus está fazendo conosco, e por isso temos estas reações…
Hoje eu quero ler um texto no qual vemos uma situação semelhante a essas que falei. Jesus havia curado e ensinado nos últimos dias… os discípulos estavam com tudo aquilo na mente ainda fervilhando… Mas Jesus tinha mais desafios para eles… vamos ver?
22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram.
23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.
24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer! ” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo.
25 “Onde está a sua fé? “, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem? ” 
(Lucas 8.22-25)
 
Me parece que as lições de fé que Deus nos ensina nunca são apenas teóricas… Somos ensinados em casa, ao ler a Palavra, ou aqui na EBD, na igreja… Mas,  se decidimos realmente agir, o Senhor permite que a nossa fé seja provada para que possamos  VIVER a fé.
Neste episódio na vida dos discípulos vamos encontrar os grandes desafios da fé que, a seu tempo, cada um de nós teremos de enfrentar . De uma maneira ou outra  a nossa fé será testada por um destes desafios.
1. O desafio das circunstâncias – As Tempestades da vida
O primeiro grande desafio da fé é o desafio das circunstâncias. Quando a realidade que está à nossa volta desafia a segurança da nossa fé.
Havia ali um lago… e um barco… Era um lago conhecido… já  haviam navegado nele antes! E o barco? Era o usado para pescar e transportar pessoas! Além disso, Jesus estava nele… Mas o desafio da fé se encontrava na tempestade que lhes arrancava a segurança
O desafio das circunstâncias se revela quando todos os outros instrumentos da nossa segurança se mostram incapazes e insuficientes.

– Isto acontece quando:
* Nossa estratégia não funciona
* Nossa habilidade acabou

Exemplos: Quando a enfermidade nos ataca! Quando temos de enfrentar as perdas ou a morte de alguém querido!
A impressão que temos é que o Senhor está longe demais. A pergunta que fica no coração é: “Onde está o Senhor”? Você já viveu dias assim? São dias escuros, dias de lágrimas, dias em que o medo tenta tomar conta do nosso coração.
Sabe o que a tempestade nos lembra? Que não temos controle sobre nada em nossas vidas… E sabe o que o texto vai nos ensinar? Que estes são os dias que o Senhor preparou para você conhecer a grandeza do seu poder!!
Foi assim na vida de algumas pessoas:
– A Viúva de Serepta (I Reis 17), onde vemos uma mulher e seus filho com os ingredientes de sua última refeição, o profeta do Senhor, Elias, pedindo para ela fazer um bolo pra ele, e ela diz no versículo 12, que ela e seu filho comeriam o resto que tinham e morreriam…
– De Pedro  (At 12. 6 ss),  o Anjo do Senhor a abrir as portas da prisão.
Os dias de tempestade são os dias que o Senhor preparou para você conhecer a grandeza do seu poder!! Nesses momentos que somos desafiados pelas circunstâncias, somos convidados por Jesus a vivermos as mais marcantes experiências com o poder do nosso Senhor.  É nesta hora que descobrimos o poder daquele em quem temos depositado a nossa fé
O barco estava cheio de água,  os discípulos não sabiam mais o que fazer… Irmão, talvez o seu barco esteja cheio de água, talvez sejam problemas financeiros, relacionamentos difíceis, falta de perdão, filho com problemas no desenvolvimento, uma enfermidade você não sabe mais o que fazer…  Não desista, creia.  Se o Senhor vai com você no seu barquinho ele chegará ao outro lado do mar.
Lembre-se desta promessa :    Romanos 8. 35 ao 39
2. O desafio dos Sentimentos – O Senhor não se IMPORTA!
O segundo desafio retratado neste texto é a bagunça provocada em nosso coração pelos sentimentos negativos. Agora pense na situação: no meio de uma tempestade daquelas, Jesus dormindo?? Aquilo era certamente irritante. O silêncio dele na hora mais difícil fazia com que eles imaginassem que o Senhor não se importava com eles. Tenho certeza que em algum momento de sua vida, achou que o Senhor não se importava com sua situação?
E à medida que as coisas ficavam mais difíceis, um medo incontrolável dominava os seus corações. Quando os discípulos não aguentam mais, eles acordam Jesus e perguntam indignados: “O Senhor não se importa que morramos??” O que será que eles queriam dizer com aquilo?? Senhor, porque despreza o nosso sofrimento? E a conclusão é: “Ele não se importa, nem se estivermos morrendo!”
O turbilhão dos sentimentos em nosso coração sempre será um desafio para a nossa fé. Este foi o grande desafio na vida de Elias:  Mesmo experimentando o poder de Deus em meio às circunstâncias adversas derrotou 400 profetas de baal. Foi o desafio dos sentimentos que abalou a sua fé. O Senhor me deixou sozinho nesta terra? O trabalho que faço para o Senhor não adianta nada? Só tem eu aqui que temo ao Senhor? O desafio dos sentimentos é uma confrontação ao amor e ao caráter do nosso Senhor.
Como posso confiar se as intenções do meu Senhor me parecem duvidosas?  Será que a vontade d’Ele é a melhor??   Será que ele me ama mesmo?  Se me ama por que esta permitindo tudo isto? Onde está a fidelidade d’Ele?! Ele manda a gente atravessar o lago e agora acontece isso???  Nosso barco está cheio de água!  Não conseguimos mais tirar… entra mais do que podemos tirar!
E é justamente nestas horas que podemos entender a grandeza do amor e da fidelidade do nosso Senhor. Pois apesar de todos os nossos sentimentos, desconfiança, medo, e uma fé tão pequena,  ele se levanta para tocar as nossas vidas. Foi isto o que Daniel sentiu quando o Rei mandou  lança-lo na cova dos leões… Mas quando o dia raiou, foi tirado com vida e ileso de dentro da cova cheia de leões.  Talvez esta seja a sua situação. Em outra situação complicada Deus chama Daniel de homem muito amado!
Hoje é dia de se prostrar ao chão e sentir o Senhor lhe tocando e falando: Você é muito amado, muito amada! Hoje o Senhor quer deixar as marcas do amor no seu coração e lhe dar a certeza do seu caráter:  Ele é fiel!  Não importa o que o seu coração esteja a gritar.  Jesus te ama e é fiel
3. A oposição de Satanás – Ondas e ventos que precisam ser repreendidos.
O terceiro desafio para nossa fé, retratado neste texto, é a oposição de Satanás em nossas vidas.  Jesus ao se levantar repreende o vento e as ondas do mar… Alguns estudiosos veem aqui uma ação do inimigo concretizada na violência da tempestade. Satanás poderia estar tentando matar a Jesus, ou simplesmente impedi-lo de chegar ao outro lado onde o endemoninhado de Gadara seria liberto.  Mas o importante é que toda a vez que enfrentamos a oposição de Satanás nossa fé é desafiada.
Muitas das tempestades que enfrentamos em nossas vidas são lutas espirituais. São confrontações com forças do mal, que querem fazer-nos desanimar e desistir de cumprir a vontade do nosso Senhor. E o Senhor nos permite  vivê-las para que possamos  entender não somente o amor, a fidelidade e o poder de Jesus. Mas, sobre tudo, a sua autoridade.
Eles já haviam presenciado tantos atos de poder, curas e milagres. Agora estavam admirados com a autoridade de Jesus. Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? Ele é o Senhor!   Todo o domínio esta nas suas mãos! Por isso, quando a nossa fé é confrontada por Satanás, ele nos permite conhecer a autoridade de Jesus.  Ele é o libertador dos oprimidos! Dessa maneira, Jesus nos permite compreender a nossa posição através da fé em seu nome: Estamos assentados com ele nos lugares celestiais.
Preste atenção em outra promessa: Marcos 16.16 ao 18
Conclusão
Estes desafios acontecem conosco quase que todos os dias! Circunstâncias, sentimentos misturados, oposição de Satanás. Mas cada um deles é um convite para que eu e você conheçamos o poder, o amor, o caráter e a autoridade de Jesus.
Hoje o Senhor quer nos mostrar a grandeza da sua graça. Vá até ele! Mesmo que você se sinta uma pessoa de tão pequena fé!  E lance-se nos braços do seu Senhor . Busque viver a experiência da sua fé, não apenas a teoria da sua crença. Deixe Jesus colocar as marcas do seu poder em sua vida.  Pare de olhar para a água que está entrando! Foque seus olhos no destino que Jesus te deu! Se Ele falou que vai chegar do outro lado, confie n’Ele! Ou eu acredito na Bíblia e enxergo lá longe ou eu fico com meus problemas!!!
Quando tudo esta indo bem, relaxamos… não ficamos em posição de luta! Quando estamos em tempestade, nossa guarda não baixa! É isso que Deus quer de nós – a batalha espiritual não nos dá tempo de trégua! Nosso foco é: andar por fé, não se deixar levar pelas emoções e sentimentos e saber que maior é o que está em nos do que o que está no mundo!
Deus quer estabelecer isso em nossas vidas e toda vez que nos esquecemos, Ele faz os ajustes com a água no barco. Tem água no seu barco? Pare de ficar tentando tirá-la… isso só vai te cansar e fazer você esquecer de olhar para Jesus, que está no mesmo barco que você!

Aniversários do Mês:
NOVEMBRO

02 - Isabella
03 - Simone
11 - Luiz Eduardo
15 - Arthur
15 - Plínio
16 - Bernardo
20 - Sulla
24 - Jonathan
27 - Daniele
27 - Silvia
Datas comemorativas:
02 - Finados
15 - Proclamação da República
30 - Dia do Evangélico
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 65
Usuários Online: 0
Seu IP: 54.145.117.60