Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

Família de Deus!

Pr. Jacson Irio Andrioli

Esta frase faz algum significado para você? Ou melhor, você faz parte desta família?

Certa vez a mãe e os irmãos de Jesus queriam falar com ele, mas foram impedidos por causa de uma grande multidão que estava ao seu redor, recebendo seus ensinamentos. Por causa da dificuldade pediam para que alguém o chamasse!

Vamos ler os versículos de Marcos:

“Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.” Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram: —Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor. Jesus perguntou: —Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos? Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse: —Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe. (Marcos 3:31-35)

Para tirar algumas dúvidas de seu coração a respeito de Maria, mãe de Jesus, sugiro que leiamos juntos alguns versículos:

Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso? (Mateus 13:55-56)

Será que nas minhas viagens eu não tenho o direito de levar comigo uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor Jesus e também Pedro? (I Coríntios 9:5)

Sendo assim podemos entender então, que na casa de José e Maria, viviam pelo menos 9 pessoas: Maria, a mãe, José o pai adotivo, Jesus, Tiago, José, Simão e Judas e pelo menos duas irmãs.

Todos nós temos uma família, todos viemos ao mundo por meio de um pai e de uma mãe, ou seja de uma família, embora, existam pessoas que perderam todos os seus parentes. Com o Senhor Jesus não foi diferente, embora o seu nascimento tenha se dado em circunstâncias especiais, Jesus também tinha uma família. Os textos que lemos essa noite nos falam disso.

1.    Qual seria a razão da família de Jesus ir procurá-lo?

Em  Marcos 3:21 vemos os parentes de Jesus tentando prendê-lo por acharem que estava fora de si. Talvez, essa tenha sido a razão de a mãe e os irmãos de Jesus terem ido até a casa onde ele estava ensinando para tentar de alguma forma dissuadi-lo, fazer desistir de sua missão. Digo isso por que em João 7. 5 diz que “nem mesmo os seus irmãos criam nele”. Mas, a respeito de Maria, não podemos dizer o mesmo, pois, sua fé no Messias é expressa em Lc 1. 46-55. Provavelmente, a presença de Maria acompanhando os irmãos de Jesus seja a de não permitir que alguma coisa acontecesse entre eles.

2. A Família de Jesus é bem maior.

De maneira nenhuma Jesus quis desvalorizar seus familiares com sua resposta; ele amava seus pais e seus irmãos. A prova disso vemos em Atos 1.14. Jesus conhecia muito bem os mandamentos e certamente não deixaria de respeitar o quinto mandamento que dizia “Honra teu pai e a tua mãe”.  Tudo o que Jesus realizou foi substitutivo. Ele cuidou perfeitamente da sua família em nosso lugar. Ele foi batizado em nosso lugar, ele morreu em nosso lugar.

A família mais ampla de Jesus, os seus discípulos,  era tida como a sua verdadeira família. “Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

Durante o ministério de Jesus, muitas vezes ele ensinou sobre como deveria ser o nosso relacionamento com os nossos familiares. Principalmente, se esse relacionamento chegasse ao ponto de atrapalhar o nosso relacionamento com Deus. Por exemplo:

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”. Mt 10. 37

A ideia do versículo não é é de competição entre o amor de Deus e o amor à família. O contexto em que Jesus estava falando isso era um contexto onde queria ressaltar as perseguições que alguns sofriam por parte de seus familiares, que os excluíam das famílias por que amavam ao Senhor e seguiam seus ensinamentos, em outras palavras eram deserdados por sua fé. (Mt 10. 17-37).

3.    Então qual era o objetivo de Jesus dizer tais palavras?

“Eis a minha mãe e meus irmãos.” V. 34b

O objetivo de Jesus foi inclusivo, onde eu e você passamos a fazer parte da família do Senhor por meio do novo nascimento.  Somos incluídos nas mesmas heranças que Jesus conquistou na cruz do calvário, porém, perceba alguns detalhes:

  •  São da família os que tem experiências comuns, Gálatas 2.20;
  •  São da família os que tem o mesmo interesse, Mateus 12.30;
  •  São da família os que dedicam obediência total, Marcos 3.35;
  • São da família aqueles que tem o alvo em comum, Mateus 28. 18 a 20.

Conclusão:

Assim como Jesus, nós temos uma família. Como estamos cuidando da nossa família? Como estamos testemunhando diante dos nossos familiares? Estamos cuidando integralmente da nossa família? (Seja ela biológica ou espiritualmente).

Jesus honrou Sua família natural e espiritual. Honremos a nossa.
Na família o amor é o ingrediente que dá solidez e sabor aos relacionamentos a serem expressos pelo respeito mútuo, fidelidade, suprimento e disciplina.

Nós somos irmãos e irmãs de Jesus (Hb 2. 11). Se é assim, também somos irmãos uns dos outros, e conforme vimos hoje, essa irmandade deve ser levada tão a sério quanto a irmandade de sangue. Que Cristo restaure a nossa comunhão, pois somos a família de Deus. (Ef 2. 19).

Aniversários do Mês:
DEZEMBRO

01 - Brunilda
03 - Rubens
03 - Karol R.
06 - D. Ida S.
09 - Daiani
09 - Moisés
17 - Jane
18 - D. Marli
24 - Alexandre
25 - Kiko
25 - D. Tere
29 - Anna Herta
Datas comemorativas:
10/12 - Dia da Bíblia
19/12 - Emancipação do PR
25/12 - Natal
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 22
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.221.93.187