Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

A Igreja e a Graça de Deus

Pr. Jacson Irio Andrioli

Nesta noite vou compartilhar alguns ensinamentos sobre a Igreja e a Graça de Deus bem como a relação entre as duas.  Existe muito equívoco sobre a definição destas duas palavras.  Primeiro, a palavra igreja é utilizada para nominar o edifício que fica localizado em frente de uma praça no centro da cidade. Em outros casos é usada para definir uma denominação. Porém, nas escrituras a palavra igreja é aplicada em outro sentido.  Igreja não é um edifício construído com tijolos, revestida com cimento e pedras!

 “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5)

Então, quem é a igreja? São os cristãos fieis seguidores de Cristo, que o confessam como seu Senhor e o anunciam em todas as nações.

No grego a palavra “Ecclesia”, que é definida como “uma assembleia”, ou “os que foram chamados”. O significado primário de “igreja” não é de um prédio, mas de pessoas. Desta forma Deus não deixou uma instituição, mas um grupo de pessoas (um corpo) com uma paixão, fazer Jesus ser conhecido.  A igreja é um organismo vivo que sente medo, que ora, que fala, que espera pela volta do Mestre e Salvador Jesus Cristo.    Pessoas que são chamadas a ficarem de fora ou separadas do pecado, pelo fato de serem santificadas pelo amor do Pai em ação na pessoa do Filho Jesus Cristo.

 Veja:

“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado”. (Colossenses 1.13)

“Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2. 9)

“Eu, Paulo, que fui chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus, escrevo, junto com o irmão Sóstenes, esta carta à igreja de Deus que está na cidade de Corinto. Escrevo a todos os que, pela sua união com Cristo Jesus, foram chamados para pertencerem ao povo de Deus. Esta carta é também para aqueles que em todos os lugares adoram o nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”(I Coríntios 1. 2)

 A igreja é o Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz:

“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

O Corpo de Cristo é composto por todos os crentes desde o tempo dos apóstolos até ao Arrebatamento. O Corpo de Cristo consiste em dois aspectos:

A igreja Universal: Esta igreja é composta de todos os cristãos da face da terra que confessam a Jesus como seus Senhor e Salvador.

“Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito. Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas.” (I Coríntios 12. 13 e 14)

A igreja Local: é a quela composta por diversas comunidades, ou especificamente por uma como a nossa, onde as pessoas se encontram todos os finais de semana para louvar a Deus, ter comunhão uns com os outros e receber alimento espiritual por meio da pregação e estudo da palavra.

“Eu, Paulo, escrevo esta carta—eu que fui chamado para ser apóstolo, não por pessoas ou por meio de uma pessoa, mas por Jesus Cristo e por Deus, o Pai, que ressuscitou Jesus da morte. Todos os irmãos que estão aqui comigo mandam saudações às igrejas da Galácia.” (Gálatas 1. 1 e 2)

 Igreja somos nós, porém nos encontramos como corpo de Cristo para juntos:

  • Aprendermos sobre o amor;
  • Para praticarmos o perdão;
  • Para nos consolarmos mutuamente;
  • Para fortalecermos nossa fé;
  • Sermos encorajados;
  • Carregarmos as cargas uns dos outros;
  • Devolvermos a Deus o que é Dele;
  • Pregarmos a Cristo ressurreto;
  • Orarmos uns pelos outros, partir o pão, apoiarmos os ministérios, enviarmos missionários, crermos no poder da cura, no exercício dos dons espirituais, porém tudo com ordem e decência, bem como em tudo glorificar o nome do Pai, do filho e do Espirito Santo.

Agora vamos entender um pouco sobre a Graça.  A soberana graça de Deus é o único meio pelo qual podemos ser salvos.

Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.”  “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.”  (Efésios 2. 8 a 10)

 Não há outro meio de alcançarmos ou receber a salvação, a não ser pela fé em Cristo Jesus filho de Deus. O homem tem tentado achar meios de alcançar a salvação por meio das obras e este foi e é o meio que muitos ainda hoje trilham.   Os reformadores ergueram a bandeira do Sola Gratia, em oposição à pretensão do merecimento humano.

a. A Graça de Deus é um favor ou um presente dado a uma pessoa indigna. Deus não nos amou, escolheu, chamou e justificou por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos.  A causa da salvação não está no homem, mas em Deus; é  Deus santo e justo vindo em favor do homem pecador afim de proporcionar a transformação por meio do amor e perdão. Deus nos escolheu para sermos amados, para servos salvos, para sermos reconciliados, para nos tornarmos obedientes. Não tínhamos e nem éramos nada disso, mas seu amor nos torna exatamente assim. Por meio de nossa confissão em Cristo Jesus.

b. A Graça de Deus é dada para aqueles que reconhecem seus erros e não para aqueles que se acham certos. A graça de Deus não é dada ao homem como um prêmio, é oferta imerecida; não é um troféu de honra ao mérito que o homem ostenta para a sua própria glória, mas um favor que recebe para que Deus seja glorificado.

c. A Graça de Deus não é o resultado das obras, mas as obras são o resultado da graça. Graça e obras estão em lados opostos. A salvação é totalmente pela graça, mediante a fé, independente das obras. A graça desemboca nas obras e as obras proclamam e atestam a graça. As obras são o fruto e a graça a raiz.

d. A Graça de Deus é recebida pela fé e não por meio das obras. A salvação que a graça traz em suas asas é recebida pela fé e não por meio das obras. O apóstolo Paulo deu ênfase nisto nos versículos que lemos agora pouco.

Agora a correlação entre a igreja e a graça…
A Igreja não consegue ser Igreja sem a Graça e a Graça só é manifestada na vida da Igreja, seja ele o indivíduo ou a instituição quando a Graça se sobrepõe a tudo e ao mundo.  Na igreja a graça é manifestada.

A graça é manifestada na vida do cristão para exercer seus ministérios, para ser testemunha fidedigna, ou seja a graça torna o cristão digno de confiança, pois está ligado ao Pai em sua comunhão e aprendizado das coisas da fé e da vida em comunidade exercendo as boas obras para que o nome do Senhor seja glorificado e sua vida seja lapidada também para a glória do Pai. A graça se manifesta nos dons de serviço e ministério com fim proveitoso da vida da igreja e comunidade. Diante disso a função da igreja é aproximar os seres humanos de Deus por meio de um relacionamento sério com Cristo.

“Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.” (Mateus 16.18)

Irmãos,  temos uma visão romântica do Senhor. Deus Pai não está lá no céu cuidando dos planetas para que eles fiquem certinhos em suas órbitas, pois isso Ele já fez.  Ele não está ensinando os anjos a cantar. Deus está interessado em plantar e implantar a sua igreja,  A ESPERANÇA DO MUNDO, na Mongólia, na Alemanha, em Portugal, na Costa Rica, no meio dos povos indígenas do Brasil…

Queridos,  o maior privilégio de um filho de Deus é quando ele toca em nosso ombro e fala: “Tenho algo importante para você fazer! Me ajude a plantar a minha igreja como a Esperança para o Mundo!”

Aí você olha para Deus e diz: “Eeeeu?”

Sim você!  Irmão,  não se ache incapaz! Jesus começou a revolucionar o mundo com um punhado de homens simples como eu e você, com poucos recursos em todos os sentidos, materiais e intelectuais.  Mas eles se deixaram levar pela paixão por Jesus e suas palavras.  Eles buscaram mais de Deus.   Eles se tornaram relevantes em sua fé.  Eles ouviam e obedeciam.  Queridos,  estas são coisas que eu e você podemos fazer hoje em nossa vizinhança…

Bill Hybels é um pastor que tem um ministério de liderança muito grande ao redor do mundo e ele foi encorajado por um de seus professores de seminário no início de seu ministério a responder três perguntas:
– Deus ainda é infinitamente poderoso?
– O Espírito Santo continua com tudo?
– Jesus ainda redime e restaura pessoas?

Qual é tua resposta para estas três perguntas?   Sim;    Sim;     e Sim!
Meus irmãos,  eu vejo uma grande oportunidade!!!  Avançar ou se encolher!
Caso sua decisão seja de avançar, a graça de Deus estará em você para exercer qualquer que seja a estratégia.  Seja abrindo uma célula na sua casa, seja aceitando um discipulado para se preparar para cuidar de outras pessoas. Esta visão lhe dará a paixão!!!

Sabe pessoas vivem e morrem por uma visão. Pessoas, propósitos e recursos são alcançados por meio de uma visão. Mas qual é a visão???  Plantar uma igreja que seja a esperança para o mundo!!!! Você é este agente que pode por meio da graça de Deus levar a esperança aos cansados e sobrecarregados, aos perdidos em seus medos e pecados.

Aniversários do Mês:
OUTUBRO

01 - Kelly
04 - Maurício
05 - Mateus Fipke
08 - Noemi
09 - Mirian
09 - Sandra
11 - Ana Paula
13 - Plínio Filho
16 - Malcon
21 - Meri
22 - Marcilene
22 - Carlos K.
23 - Rosana
24 - Lorena
27 - Vanessa
29 - Ana Paula K.
31 - Taty
Eventos do mês:
08/10 - Almoço Comunitário- 12:30 horas, R$ 22,00 por pessoa.
12/10 - Festa das Crianças - Das 14:00 às 17:00 horas.
21/10 - Café Colonial - 14:30 horas - R$ 25,00 por pessoa.
Datas comemorativas:
12 - Dia das Crianças
15 - Dia dos Professores
31 - Reforma Protestante
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 129
Usuários Online: 2
Seu IP: 54.157.81.13