Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

E recebereis poder!

Pastor Jacson Irio Andrioli

Nesta noite vamos mergulhar em um texto muito rico: Atos dos Apóstolos. O autor deste livro é Lucas  e em seu relato inicial ela fala das ordens de Jesus aos discípulos após ter sido ressuscitado. Todo o livro de Atos trata da história do estabelecimento da Igreja entre os judeus e gentios. O centro deste trabalho era o Império Romano de Jerusalém até Roma. O resultado disso é o alastramento da igreja de Cristo por toda a parte, tendo seu início com o Pentecostes e o poder de testemunhar sobre Cristo ao mundo. Vamos ler então alguns versículos de Atos:

” Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar,  até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.  Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.   Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.  Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.  Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? ”  Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.   Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.   E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,  que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. (Atos 1. 1 -11)

Nossa ênfase será o versículo 8. Jesus havia determinado aos discípulos que não saíssem de Jerusalém até que recebessem a promessa de Deus Pai (At 1.4), entenda o batismo com o Espírito Santo (At 1.5). Esse batismo seria também um revestimento de poder (Lc 24.49 “… permanecei, pois, na cidade até que o alto sejais revestidos de poder.”).

Os discípulos, ainda influenciados por uma visão medíocre e política do reino de Deus, perguntaram a Jesus se seria nessa época que o reino seria restaurado a Israel. Jesus não dá muito interesse à pergunta e logo retoma o tema da promessa do Espírito, dizendo: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Essa promessa que se cumpriu no dia de Pentecostes é a mesma profetizada por Joel (Jl 2.28) e Isaías (Is 44.3-5).

1.    Sem o Espirito Santo não há poder milagroso

Neste momento eram somente 11 discípulos e um grupo em torno de 120 pessoas que estavam com eles. Mais uma vez Jesus os deixa, porém agora com um diferencial, como havia prometido agora eles estavam revestidos do poder do Espírito Santo.

  • Lucas 3. 16:  João falava que viria aquele que batizaria com o Espírito Santo e com o fogo.
  • João 14. 16 e 17:  nestes versículos vemos Jesus prometendo a vinda do consolador para estar conosco.
  • Mateus 28. 20:  vemos Jesus reafirmar sua promessa que estaria conosco até o fim, não pessoalmente, mas por meio de seu Espírito Santo.

No domingo passado lhes falei sobre a fé, e muito do que acontece conosco é por fé no poder do Espírito Santo agindo em nós e através de nós. Os discípulos não entendiam completamente esta realidade de serem impulsionados pelo poder do Espirito Santo. Com este relato de Atos se deu inicio ao grande mover de Deus sobre a terra, por meio do testemunho destes simples, falhos e limitados homens que andaram com Jesus por poucos 3 anos.

2.    Sem poder não há testemunho eficaz

Primeiro vamos entender o que significa ser testemunha: Testemunha significa a pessoa que testemunhou, que assistiu a um acontecimento, um fato: “os repórteres foram t. do pugilato no plenário”; pessoa que assiste a um ato, a fim de atestar a sua veracidade ou validade legal.   Exemplo: “t. de casamento”

  • Sem o poder da salvação não falaremos a verdade que o mundo precisa;
  • Sem o poder do perdão não alcançaremos os corações feridos;
  • Sem o poder do amor não podemos amar o próximo;
  • Sem o poder do Espirito Santo não conseguiremos falar da salvação, do perdão e do amor com a mesma paixão que os discípulos falaram!

Ei mas espere aí, eu não vi o que eles viram! Você até pode me dizer assim… Mas…
“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20.19 )
Agora o seu testemunho é movido por fé em Jesus, no amor de Deus Pai e no poder do Espirito Santo que atua em você!

3.    Sem testemunho não há avanço

O poder que os discípulos haviam recebido estava lhes impulsionando para uma obra missionária em quatro níveis: Jerusalém, Judéia, Samaria e os confins da terra.  Perceba que a capacitação veio antes da ação, eles foram ensinados por Jesus, viram como Ele agia em relação às pessoas e demonstrava seu amor.

“Testemunhar sem o poder do Espírito Santo é como tentar cortar lenha com o cabo do machado. Em vão é o esforço humano sem o revestimento do Espírito. A igreja não foi autorizada a começar o seu esforço missionário senão depois do revestimento de poder vindo do alto.” (Hernandes dias Lopes).

Isto é: muitos tentam fazer a obra de Deus, e não a vontade de Deus. O revestimento do Espirito Santo lhe capacitará a fazer a vontade de Deus na obra que Ele te capacitou a executar.  Neste caso não adianta querermos fazer algo que “achamos” que é da vontade de Deus!

Testemunhe do amor de Deus, respeite as diferenças das pessoas dando um testemunho cheio do Espirito Santo, aplique as verdades bíblicas e tudo aquilo que você precisar falar o Espirito Santo lhe guiará.

“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir”. (João 16.13)

4.    Sem o avanço Jesus não voltará para estabelecer o seu Reino
Eu e você fazemos parte deste grande exército de testemunhas, que cheias do poder do Espirito Santo vamos anunciar o evangelho até que Jesus venha! Não vamos fazer por obrigação, nem por força, mas pelo Espirito que no convence desta verdade; Não vamos fazer por medo, porque o amore lança fora todo o medo; Vamos fazer porque queremos que toda a terra saiba quem Cristo é e que seu amor é por todos os que nele creem.

Faça sua parte, anuncie, testemunhe de Cristo até que ele venha!

Conclusão:
Eu e você temos o Espirito da Verdade dentro de nós desde o dia em que convidamos Jesus pra morar em nossos corações! Mas muitas vezes não damos ouvidos a voz d’Ele nos guiando e nos capacitando a testemunharmos.

Muitos de nós não conseguem discernir a voz do Espirito Santo, seja por falta de fé, ou por falta de intimidade com Deus como vimos no domingo passado.

Quero te incentivar a deixar o Espirito do Senhor te encher a ponto de te usar com mais vida, com mais poder, com mais amor, com mais fé. A ponto das pessoas ficarem curiosas a seu respeito…

Mas, para isso depende de uma coisa apenas! Você querer ser usado! Pois o Espirito Santo está aí dentro de você e está pronto para te usar, mas só fará a partir do momento que você liberá-lo para isso e quando você quiser ser usado!!!

Aniversariantes:
MAIO:
02/05 - Rose
07/05 - Bertha
15/05 - Calebe
16/05 - Beatriz J.
17/05 - Ernesto
23/05 - Igor
25/05 - D. Margarida
26/05 - Eduarda
27/05 - Vanilda
28/05 - Karen
28/05 - Lucas
28/05 - Leandro

DATAS COMEMORATIVAS:
01/05 - Dia do Trabalhador
12/05 - Dia das Mães
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 35
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.146.98.143