Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Aumenta-nos a fé

Pr. Jacson Irio Andrioli

Quantos aqui já fizeram a seguinte pergunta: Senhor aumenta a minha fé? Esta pergunta também esteve na boca dos discípulos de Jesus!
Quero te convidar para lermos juntos os versículos de Lucas 17. 3 – 6:

Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.  Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.  Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé! ” Ele respondeu: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá.”

De que maneira Deus poderá aumentar a minha e a sua fé? Não existem pílulas nas prateleiras dos supermercados, nem formulas mágicas…   Para alguns a fé não aumentará diante da realização de prodígios, nem andando em uma chuva de bênçãos. Será enfrentando provações, desafios grandes, perdas e sofrimento. Pra dizer a verdade muitas vezes esperamos que nossa fé vai aumentar com um milagre, mas é bem em meio aos momentos de dúvida e em meio a vontade de desistir que Deus aumentará nossa fé.

Perceba que os homens que estavam ao redor de Jesus precisavam de um pouco mais de compreensão a respeito da fé!  Talvez a pergunta poderia ser mudada: Senhor que tipo de fé o senhor espera de nós? Assim como os discípulos muitas vezes ficamos confusos em relação a fé e o seu significado.

Há pouco tempo Jesus havia os confrontado a respeito da fidelidade, veja Lucas 16. 10 e 11…  Jesus queria que eles entendessem que a fidelidade é aplicada nas questões de fé, se eles fossem fieis nas pequenas coisas, buscando ao senhor em primeiro lugar seria fieis nos grandes desafios da vida.  Jesus não queria que eles tivessem fé pra fazer milagres de todos os tipos, mas que eles tivessem uma fé fiel ao Senhor Provedor!

1.    Fé para perdoar e ser perdoado (v. 3 e 4)
O contexto em que Jesus é questionado pelos discípulos era em relação ao perdão!
Quantas vezes se deve perdoar…
Perdoar um irmão…

Parece que os discípulos nem estavam prestando atenção naquilo que Jesus estava lhes ensinando, mas quero lançar um pouco de luz sobre este assunto! Para chegarmos a perdoar alguém que tenha nos ofendido precisaremos de uma atitude de fé! Pois muitas vezes nossos sentimentos estão feridos e não temos a mínima vontade de perdoar, mas a fé nos diz perdoa, o Espírito Santo nos diz perdoa! Então por fé perdoamos, e somos bem aventurados com esta atitude!

2.    Grão de mostarda
Segundo os escritos sagrados e a botânica este é o menor entre os grãos, é menor que a cabeça de um alfinete, e Jesus nos diz que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda faremos isso e aquilo.
Com estas palavras Jesus está nos orientando a buscar com fidelidade as coisas do alto, a termos uma fé crescente. Na verdade não é que nossa fé precisa crescer, mas que ela seja vivificada pelo Espírito Santo de Deus. Quero te mostrar outro exemplo dos discípulos, veja Mateus 17. 14 a 21:

Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.   Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado.  Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo? ”  Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.  Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”.

O que faltou para os discípulos? E muitas vezes o que nos falta? Jesus não estava querendo que seus discípulos fossem super discípulos ou que nós sejamos supre crentes! Ele espera que cultivemos uma fé firme na palavra e nos princípios que Ele deixou estabelecido! Ele espera que nossa fé cresça na fidelidade das pequenas coisas, nos pequenos obstáculos, para que no momento em que chegarem os grandes tenhamos maturidade e sabedoria para agirmos com fé!
Jesus esperava de seus discípulos maturidade e não que fossem curandeiros ou fazedores de milagres, pelo contrário Jesus queria que seus nomes estivessem na lista que vemos em Hebreus 11.

Concluindo:
Não é a fé que vai fazer com que o monte ou a figueira se movam, mas sim o poder de Deus.  Que isto lhe sirva de consolo e estímulo, mesmo que a montanha não se mova, mantenha a fé, pois nas pequenas coisas Deus também é glorificado.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17,18)

Diante das tentações que vem nos tirar a paz, a fé diz: “A graça do Senhor te basta”;
Quando preocupados e angustiados, a fé nos diz: “tudo posso naquele que me fortalece”;
“Ainda que meus pais me deixem e amigos me traiam” como diz a música, “Em teus braços eu encontro Salvação!”
Esta é a fé que aumentou, está é a fé que os fieis seguidores de Cristo deixarão como herança!

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 85
Usuários Online: 2
Seu IP: 3.84.186.122