Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Lembre-se!

Pr. Jacson Irio Andrioli

Nesta noite quero falar-lhe ao coração por meio de um texto de Hebreus,  capítulo 13. Nestes versículos encontramos muitas lições para a vida nos dias atuais, fala de relacionamentos interpessoais, de vida familiar e de como ser um modelo para as pessoas.

Infelizmente, a avareza tem muitas faces e nos nossos dias ela tem se mostrado muito por meio de escândalos na política e em tantas outras esferas que ficamos assustados, preocupados e muitas vezes até com raiva. A avareza,  que é um amor excessivo ao dinheiro e às riquezas, tem levado muitos a amar não somente o dinheiro que possuem, mas também aquele que esperamos possuir.

Meu objetivo é que a partir da reflexão deste assunto possamos aprender a nos contentar com o que temos agora. E para as necessidades e os perigos de amanhã, apoiemo-nos “confiadamente” na fidelidade do Senhor!

Vamos ler os versículos 1 ao 17 de Hebreus 13:

Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.  O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.  Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? ”  Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.  Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.  Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.  Nós temos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo. 11 O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento.  Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou.  Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir. Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.  Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.  Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.  (Hebreus 13.1-17)

1.    Algumas palavras sobre o Amor
O autor desta carta nos incentiva a permanecermos uma constância (mesma quantidade, que não muda) no amor ao próximo.
Para estimular sua reflexão vou te fazer algumas perguntas: “Você tem amado com constância seu próximo?”

Amar os de casa é fácil, nossos amigos também é moleza, mas e as pessoas que não fazem parte de nosso convívio? Posso dizer que não é fácil, não dá vontade de amar, mas é uma ordem que Jesus nos deixou. Veja as palavras de Jesus no evangelho de João, onde nos incentiva a prática do amor mutuo.

Veja outras sugestões do texto:
a)    Hospedar pessoas estranhas v. 2: (A hospitalidade dos cristãos do primeiro século era algo invejável, pois eles recebiam as pessoas em casa, pois eram da família de Deus.) Sei que você vai me falar que existem “N” preocupações em receber alguém estranho em sua casa, mas ainda te falo que é uma grande bênção fazer isso! Um detalhe interessante: Se a fé se esfriar naturalmente o amor diminuirá!

b)    Encarcerados v. 3: O autor nos coloca ao lado daqueles que sofrem, como que sentindo as mesmas dores deles. Veja por exemplo, os refugiados da Síria e  o povo que perdeu tudo no desastre na cidade de Mariana (MG). Nos comovemos quando ouvimos as notícias, mas logo voltamos a nossa realidade e parece que nada aconteceu. Sei disso porque também faço, vivo e sinto assim, mas sei que algo dentro de meu coração não quer que eu seja desta forma, isto é o Espirito Santo me incomodando, pois quantos irmãos nossos neste momento estão passando por dificuldades??? Aí o amor precisa aparecer! Quando um sofre todos sofrem! O exemplo foi nos deixado em Atos 2. 42ss.

c)    Nosso cônjuge v. 4: Ahhh! agora é fácil amar nosso cônjuge! Será? Deixa-o te contrariar pra ver se você vai continuar o amando da mesma forma e intensidade de antes. Só vou falar uma coisa pra você se ligar. O que Deus uniu jamais separe o homem. Esta é a pessoa que Deus te deu para amar até o fim de sua vida! Algumas palavras: yolerância, perdão e respeito!

Estas foram maneiras positivas de quem devemos amar, mas agora vou te apresentar algumas maneiras negativas:

d)    Não amar o dinheiro v. 5: Este é o principio de todos os males veja: I Timóteo 6. 10;
e)    Mas porque não podemos amá-lo? Porque é algo que corrompe o coração,  a fé e atormenta as pessoas.
a.    Ele prometeu nunca nos abandonar v. 5b
b.    Temos um auxilio que vem de Deus; v. 6

Colossenses 3.5
O cristão Fiel a Deus não se deixa levar pela avareza e nem pela ganância, pois estas o afastarão de Deus e de seus propósitos. Deixe de acumular tesouros na terra e passe a acumulá-los no céu!

2.    Uma palavra sobre a liderança

a.    Olhem para eles como modelos; v. 7
Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Estejam sempre prontos para aprender com os que têm corrido bem, e busquem fazer o mesmo;

b.    Submetam-se à autoridade deles v. 17
A submissão aos seus líderes não pode se confundida com a “PRIVAÇÃO” da minha liberdade de pensar e agir, mas deve ser entendida como oportunidade de servir a Deus através da obediência aos líderes espirituais que Deus levanta no meio do Seu povo para edificá-lo em amor.

Os guias ou pastores, tem a função de balizar o caminho de vocês com a palavra, com seus exemplos e vida. Por outro lado eles tem a responsabilidade diante de Deus de cuidar, zelar, proteger, vigiar e pastorear cada um de vocês a estarem longe das forças do mal.  Todo o pastor e líder prestará contas diante de Deus de seus liderados! V. 8

3.    Uma palavra sobre o legalismo: (Hebreus 13. 9 -11)
A qual altar e sacrifício o cristão fiel deve estar ligado?

a.    Não no altar do tabernáculo v. 11
Este era o altar do sacrifício que Deus havia estabelecido ao povo de Israel antes de Jesus. (Você pode ler mais a este respeito nos livros de Levítico e Êxodo)
b.    Sim no Altar do Calvário v. 9 e 10
O altar do Calvário foi onde Jesus deu sua vida em favor da nossa, onde pagou o preço de nossos pecados e nos resgatou para si! Este é o sacrifício eterno, que é simbolizado pela Santa Ceia. O Corpo de Cristo e seu Sangue que nos é dado como ligação entre nós pecadores e Deus que é Santo.

Conclusão:
Jesus é o Pastor do aprisco de Deus, ele deu sua vida por suas ovelhas e espera que elas o sigam, bem como espera de nós um sacrifício de louvor. V. 15.
Dediquem-se a conhecer mais sobre a Palavra de Deus, estudando, meditando e tirando suas dúvidas com seus pastores e líderes, para que tenham uma vida espiritual saudável e agradável a Deus.
Seguindo estes conselhos: I Pedro 2.9 e Tiago 1.27.
Lembrando sempre de agradecer:

Pai celeste, agradecemos pelo alimento e lembra-te dos famintos. Agrademos também pela saúde e lembra-te dos enfermos. Agradecemos pelos amigos e lembra-te do que não tem amigos. Agrademos pela liberdade e lembra-te dos escravizados. Que estas lembranças nos motivem a servir. Que os dons que recebemos sejam usados para os outros. Amém (Oração retirada do Devocional Pão Diário Mulheres , de 24 de novembro).

Sejamos gratos a Deus pelas bênçãos, mas nos lembremos daqueles que tem menos!
Deus te abençoe e pratique o amor ao próximo!

Aniversariantes:
SETEMBRO:
13/09 - Simone Jessica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Bonieck
DATAS COMEMORATIVAS:
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 121
Usuários Online: 1
Seu IP: 18.206.194.83