Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Aliança do Senhor

Pr. Jacson Irio Andrioli

Quem foi Josué? Josué foi o auxiliar de Moisés que depois se tornou seu sucessor. Era um homem de guerra, por isso Deus lhe chamou para lutar e defender o povo de Deus. Josué, juntamente com Calebe, conquistaram a terra de Canaã, cumprindo-se a promessa que Deus havia feito a Abraão, Isaque, Jacó e Moisés.

Josué e Calebe eram testemunhas vivas do cumprimento das promessas do Senhor, pois foram os únicos que saíram do Egito a entrar na terra prometida, sua fé e dependência de Deus era muito grande, bem como sua vontade de vencer. Os outros Israelitas haviam quebrado sua aliança com Deus por causa do pecado da incredulidade. Josué e Calebe constituíram uma nova geração, duas famílias que precisavam fazer uma Aliança com Deus.

“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.  Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Então o povo respondeu: “Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses! Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. Além disso, o Senhor expulsou de diante de nós todas as nações, inclusive os amorreus, que viviam nesta terra. Nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus” Josué disse ao povo: “Vocês não têm condições de servir ao Senhor. Ele é Deus santo! É Deus zeloso! Ele não perdoará a rebelião e o pecado de vocês. Se abandonarem o Senhor e servirem a deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Mesmo depois de ter sido bondoso com vocês, ele os exterminará”.  O povo, porém, respondeu a Josué: “De maneira nenhuma! Nós serviremos ao Senhor”. Disse então Josué: “Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor”. “Somos”, responderam eles. Disse Josué: “Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel”. E o povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos”.  Naquele dia Josué firmou um acordo com o povo em Siquém, e lhe deu decretos e leis. (Josué 24.14-25)

O Senhor havia operado maravilhas no meio deles abrindo o mar, parando o Jordão para atravessarem, parou o sol e a lua, e muitos outros milagres (v.17). Venceram todos os inimigos externos, mas não venceram o pecado dentro deles (v.18). Mesmo vendo os milagres, o povo continuava pecando contra o Senhor, por isso Josué chamou aquela nova geração para fazer uma Aliança com Deus.

Para Josué e Calebe, aquela era uma renovação de sua Aliança com Deus, mas para o resto do povo era a primeira vez que faziam esta Aliança. Da parte de Deus a mesma Aliança continuava fiel, mas da parte do povo era preciso renovar.

Vamos aprender com Josué…

1- Aliança de Temor a Deus: Josué 24.14
A primeira coisa que Josué falou ao povo foi sobre o temor.
O que é temer a Deus?
Não é ter medo de Deus, mas respeito ao Senhor, à sua palavra,  ao seu poder. Dentro do temor Josué falou sobre integridade e fidelidade, algo que pouco se vê nos dias atuais.
a)“servi-o com integridade”, ou seja “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força ” (Deuteronômio 6.5).
Servir a Deus por inteiro é não servir a dois senhores (Mateus 6.24).
Essa Aliança deve ser voluntária, de  coração, com consciência, por isso Josué perguntou ao povo três  vezes e eles responderam que queriam servir a Deus três  vezes (v.16, 21 e 24).

b)“e com fidelidade”ser fiel a Deus em tudo e em todo lugar.
Ser fiel é cumprir seus compromissos como falaram espontaneamente que queriam servir a Deus (v.16). No v. 19 Josué adverte que não poderiam fazer esse compromisso, pois se faltassem, Deus os castigaria.
Fidelidade é ter a Deus como o número um em nossas vidas e escolhas. Tem uma música que cantamos: “Eu escolho ser amigo de Deus”
É depender dele em todas as situações, em todos os momentos…
Muitas vezes não entendemos isso, mas faz parte do temor que devemos a Deus.
Muitos pensam como disse Paulo: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Romanos 6.1,2) achando que Deus por ser amoroso e perdoador sempre vai perdoar depois. Isso é engano.

c)deitai fora os deuses”, ou seja, temer a Deus implica em abandonar toda idolatria. Deus quer exclusividade (Isaías 42.8). Isso significa que deixamos tudo que não é do Senhor, tudo o que toma o lugar de Deus em nossas vidas e colocamos o Senhor em primeiro e único lugar. Muitas vezes precisamos deixar crendices, vaidades, costumes, vícios que ficamos agarrados a eles. Isso é uma libertação de tudo o que não é de Deus.

Isso é temer a Deus, servindo ao Senhor com integridade, com fidelidade e renunciar tudo o que não é Dele. Faça uma Aliança de Temor a Deus, um pacto de antes de tudo pensar o que seria a vontade do Senhor.
Deus quer fazer uma Aliança de Temor com você!

2- Aliança de Santidade: Josué 3.5
Josué conhecia ao Senhor e sabia que é “Deus santo, Deus zeloso” (v.19).
Este versículo não está dizendo que é impossível servir ao Senhor. Josué estava advertindo o povo ao não entrar em uma aliança com um Deus tão zeloso e Santo como o Senhor, sem a devida atenção e seriedade.
Não podemos negociar bênçãos com Deus fazendo trocas.
Josué era um homem cheio de discernimento das coisas de Deus.
Certa vez após vencer uma batalha em Ai, Deus havia mandado que ninguém pegasse nada daquele povo, e alguém pegou. Deus mostrou a Josué e lhe revelou Acã que confessou ter pegado uma capa babilônica (Josué 7). Tudo isso era com objetivo de manter o povo santificado para não serem derrotados pelos inimigos.
A Santidade é a condição para que Deus opere milagres. O pecado enfraquece e traz derrotas às nossas vidas. Faça uma Aliança de santificar sua vida ao Senhor para que então Deus possa fazer milagres em sua vida.
Deus quer fazer uma Aliança de Santidade com você!

3- Aliança com a Palavra de Deus: Josué 1.7,8
A primeira recomendação que Deus deu a Josué quando ele começou seu ministério foi que não se apartasse da Palavra, nem se desviasse dela de modo algum, pois a Palavra seria seu manual de orientações.
O segredo do sucesso de Josué era que sempre seguia as instruções do Senhor ouvindo a voz de Deus. A Arca da Aliança, que tinha dentro as tábuas da Lei, sempre ia à frente das batalhas e caminhadas, por isso o rio se abriu e as muralhas de Jericó caíram.
Quando a Palavra de Deus vai à nossa frente temos a luz em nosso caminho (Salmos 119.105) não podemos colocar esta luz embaixo e sim acima e à frente de nossas vidas (Mateus 5.15).
A Bíblia é o nosso GPS, que mostra o caminho que devemos seguir. Em todos os momentos de nossa vida podemos consultar a Palavra de Deus que é:“útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16).
Faça com o Senhor uma Aliança de ler sua Palavra, de colocar a Bíblia como seu livro de cabeceira, leve-a na viagem e por onde for. Não faça nada sem antes buscar a Palavra de Deus. Mas não leia a Bíblia como um manual da sorte, estude-a e examine como Jesus ordenou (João 5.39).
A fé vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus e como ter fé sem participar de uma Escola Bíblica, ouvir pregações e ler a Bíblia? (Romanos 10.17).
Muitos cristãos são infantis por que falta conhecimento da Palavra de Deus como o Senhor disse a Oséias:
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6).
A Palavra de Deus é a Verdade que liberta (João 8.32).
Deus quer fazer uma Aliança da Palavra com você!
Renove sua Aliança com Deus!

CONCLUSÃO:
Não podemos deixar nosso compromisso com Deus ser como os propósitos que fazemos e não cumprimos. Precisamos sempre renovar nosso contrato com o Senhor.
A parte a responsabilidade do Senhor na aliança é imutável e permanente, eterna, mas nós precisamos de tempo em tempo nos avaliar e ver se pecamos contra o Senhor quebrando nossa Aliança com Ele. Então devemos pedir perdão ao Senhor e recomeçar, pois: “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz, se cair não ficará prostrado por que o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37.23,24).
Se você ainda não fez uma Aliança com Deus aproveite esta oportunidade.
Se você já fez uma Aliança com Deus, renove-a a cada dia por que o nosso Deus é eterno e não falhará em suas promessas.
Faça uma Aliança de Temor a Deus, de viver em Santidade e com Palavra do Senhor.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 75
Usuários Online: 3
Seu IP: 3.84.186.122