Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

As Qualidades Indispensáveis de um Cristão Verdadeiro – Parte II

Pr. Jacson Irio Andrioli

Na semana passada iniciamos a estudar os versículos da Carta de Paulo aos Tessalonicenses. Eles estavam precisando de algumas instruções e correções de erros que estavam sendo percebidos. Mas vimos a importância da fé que cresce! Experimentar mais de Deus. (Você vai me perguntar como? E te respondo: Orando, buscando, lendo, confiando, se entregando, confessando, testemunhando).

AMOR MÚTUO QUE AUMENTA

“Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é justo, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros.”(II Tessalonissenses 1. 3)

A segunda qualidade que percebemos é que a capacidade de amar daqueles irmãos aumentava cada vez mais, e isso os destacava. A fé que continua a crescer, nos leva a expressá-la em amor para com as pessoas, viver o amor ao próximo que Jesus nos ensinou. Não somos uma comunidade de pessoas perfeitas, somos pecadores lavados e remidos pelo sangue do cordeiro e que a cada dia estamos sendo transformados.

Por isso, o amor é outra qualidade indispensável de um verdadeiro cristão, que em alguns casos precisa crescer. Pois para amar à medida em que conhecemos os defeitos um dos outros só se será possível acrescentando ao amor de ontem mais amor para hoje.

O que Paulo viu, foi um povo que apesar das perseguições, apesar da solidão que Jason, um dos líderes, recém convertidos daquela igreja teve de enfrentar, eles não estavam marcados pelas suas feridas e isolados na sua fé, mas a mutualidade do amor crescia apesar de todas estas coisas. Estes irmãos estavam e continuam nos ensinando a superar as dificuldades com fé e amor!

Mas, veja: como é fácil perder-se a mutualidade do amor e até mesmo a alegria da fé por coisas tão pequenas.
a. Alguém que não me cumprimentou     -> Vá e cumprimente você!
b. Alguém que não me visitou     -> Faça um bolo e tome café com esta pessoa.

Mutualidade significa reciprocidade, troca, eu dou ao outro , compartilho com o outro o que recebi. A mutualidade do amor é uma marca de crescimento e maturidade espiritual.

A mutualidade do socorro:
Alguns líderes chineses foram presos, e foram questionados. Como suas famílias são sustentadas agora que vocês estão presos? Eles responderam: Da mesma maneira que eram sustentadas antes de sermos presos. Uma Igreja de amor!

Como seria conosco, se alguém de nós fosse preso por defender o evangelho? Seriamos esta igreja do amor? Ou seriamos a igreja do cada um por si? Oferecer cestas básicas a famílias carentes, ajudar outros em suas necessidades, etc.

A mutualidade na dor:
Enfermos que precisam de cuidado diário. Eu e você podemos ser as mãos de Jesus! Na medida em que vivemos esta mutualidade crescemos, em graça e poder.  Mas, ao mesmo tempo nos tornamos testemunhas de Deus nesta terra!

Olhe só: ministério de visitação, células, adoção de jovens que seus pais ainda não estão na igreja e precisam ter um referencial de família, intercessores dos nossos missionários, hospitalidade. Qual poderia ser uma maneira que você poderia se envolver mais? Dedique-se, voluntarie-se, envolva-se e acontecerá um crescimento em seu depósito de amor!

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.  Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.  Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.  Façam todo o possível para viver em paz com todos.” (Romanos 12. 10-18)

PERSEVERANÇA EM MEIO AS TRIBULAÇÕES

“Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demonstrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando.” (II Tessalonissenses 1:4)

A terceira qualidade é a perseverança em meio às tribulações e perseguições.  Paulo elogiava a Igreja de Tessalônica, que não podia ser abalada em sua fé, mesmo em meio à discriminação que sofriam.

Algo que me entristece é perceber que um dos defeitos da fé dos dias de hoje é a falta de compromisso com Deus, com a sua palavra e com o seu povo. Perseverança é mercadoria em falta na sociedade em que vivemos. Não perseveramos nem nos compromissos mais especiais da vida.

a.    Não se persevera em cuidar e tratar das pessoas que amamos:
– Pais que abandonam seus filhos, ou desistem de serem os protetores deles;
– Veja os casos das pensões alimentícias.

b. Desistimos da pessoa com quem nos casamos:
– Não cremos que Deus possa restaurar ou transformar nossos relacionamento;

c. Desistimos, abandonamos, nos ressentimos e não lutamos por pessoas que nos são especiais. O Amor pede compromisso! Mas, na maioria das vezes não queremos nos comprometer,  somente desfrutar. Mas a fé genuína pede compromisso incondicional.

  • Maior que a sua tradição
  • Maior que a sua família
  • Maior que os seus apegos

A perseverança para enfrentar as pressões que nos cercam e viver uma fé que não somente nos transforma, mas transforma as pessoas à nossa volta.

CONCLUSÃO:
Jesus espera que :
a. Sua fé cresça. Deixe-o renovar o seu primeiro amor.
b. Seu amor aumente. Permita que ele lhe ensine a descobrir o sabor de um amor que tem sua origem no Espírito Santo e se espalha para as pessoas ao seu redor.
c. Sua perseverança em comprometer-se com ele seja crescente e autêntica.

Sem estas qualidades o cristianismo que viveremos será uma tradição religiosas vazia de significado. Mas, com este tempero nossa fé não somente nos abençoa e transforma como também abala as estruturas deste mundo e o coração das pessoas que necessitam da graça de Deus.

Parafraseando Romanos 12: Sirva o Senhor com fervor, alegre-se com a esperança, esforce-se por fazer o bem e viva a paz com todos.

Com esta máxima em sua vida, atitudes e palavras, certamente a sua fé continuará a crescer, frutos de um amor verdadeiro e incondicional surgirão e em tudo será perseverante, pois o amor de Deus estará em você e o levará a permanecer! Tenha fé!!!

Aniversariantes:
MAIO:
02/05 - Rose
07/05 - Bertha
15/05 - Calebe
16/05 - Beatriz J.
17/05 - Ernesto
23/05 - Igor
25/05 - D. Margarida
26/05 - Eduarda
27/05 - Vanilda
28/05 - Karen
28/05 - Lucas
28/05 - Leandro

DATAS COMEMORATIVAS:
01/05 - Dia do Trabalhador
12/05 - Dia das Mães
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 41
Usuários Online: 2
Seu IP: 54.146.98.143