Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

A importância da Igreja

Pastor Jacson Irio Andrioli

O que você responderia se alguém lhe perguntasse, qual a importância da igreja? Você diria que é o lugar onde nos reunimos com amigos e irmãos para louvar a Deus, onde recebemos a palavra de Jesus, onde buscamos respostas, onde acalmamos nossa alma aflita, onde somos curados, perdoados, incluídos na família de Deus, onde temos comunhão uns com os outros e com o Espírito. Sim estas são todas boas respostas, mas vai além…

A igreja é projeto de Deus!

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela  para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. ” (Efésios 5. 25 a 27)

Como sendo algo pensado,  idealizado por Deus Ele tem todo o direito e autoridade. Sendo Ele também o mais interessado na igreja Ele deu o que tinha de melhor, seu Filho Jesus Cristo, a igreja existe por Deus, e para Jesus.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11.36)

O apóstolo Paulo está fazendo a comparação no texto de Efésios 5, de Jesus e seu relacionamento com a Igreja e um marido em seu relacionamento com sua mulher. Jesus em obediência ao Pai entregou-se por sua Noiva, essa é a maior prova de amor que alguém poderia ter dado!

Mas, em contrapartida, Jesus que se entregou por sua noiva espera algo em troca, para se reencontrar com ela veja:

a)    Santificação
Em relação ao Cristão, santificação ou santidade significa estar separado do pecado e separado para Deus. Existem três aspectos distintamente diferentes desta santificação: passado, presente e futuro. Todo cristão está autorizado a falar, “fui santificado; estou sendo santificado; ainda serei santificado.”
Jesus espera nos encontrar neste processo de santificação, onde eu e você nos esforçamos para nos separar do pecado e nos dedicarmos a Deus, à sua Palavra e a fazermos a sua vontade.

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando!” (Lucas 12. 37a)

b)    Purificação
Jesus morreu na cruz para nos purificar com seu sangue, de toda a sujeira do pecado e isso é possível todas as vezes que nos arrependemos e recebemos o perdão de nossos pecados.

“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” (Hebreus 10.22)

Somos lavados por meio de sua palavra;

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17.17.

Quanto mais da palavra ouvimos, lemos ou falamos, mais de Deus teremos e menos influência do mundo e de nossa natureza pecaminosa teremos.

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (II Coríntios 7.1)

Ilustração: quando temos um copo cheio de água suja e não podemos derramar fora esta água como faremos para limpar? Colocando mais água limpa até que toda a sujeira saia.

c)    Para apresentar-se como noiva
Todos nós sempre vemos as noivas entrarem na igreja com roupas brancas, tudo bem arrumado. Assim também Jesus ao voltar quer nos ver como uma noiva.

“e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” (Efésios 5.27)

Sem manchas deixadas pelo pecado, sem rugas causadas pelo sofrimento. Jesus quer, espera, encontrar uma igreja Santa como o Senhor é, sem dever nada pra ninguém, sem culpa de nada. Assim como os leitores das cartas de Paulo, eu e você temos muito a aprender sobre uma vida pura. Precisamos desenvolver mais fome e sede de justiça. O Senhor usa as palavras de Paulo para nos lembrar que espera de nós um afastamento de todo tipo de sujeira: imoralidade, falsidade, fofoca, descaso, indiferença, mentira, infidelidade entre outras.

Para pensar: Se a “pureza” de coração parece pouco atraente, talvez estejamos nos satisfazendo com as migalhas de nossos desejos terrenos.

Na carta de Paulo aos Colossenses 3,  encontramos respostas eternas a respeito da importância da igreja em nossas vidas, bem como em buscar as coisas do alto.

Certa vez um helicóptero caiu em uma região de montanhas altas e cobertas de neve. Os pilotos desta aeronave sobreviveram, mas com muitos ferimentos, sua vida estava por um fio.
O desespero começou a tomar conta da vida dos dois homens, pois o dia estava se findando e a escuridão estava encobrindo tudo, mas de repente ouviram o som de um motor e luzes trazendo nova esperança, e logo foram encontrados pela equipe de resgate.
Logo que estavam dentro do helicóptero de resgate um dos pilotos perguntou: “Como conseguiram nos encontrar?” E a resposta que obteve foi: “Pelo aparelho de localização de sua aeronave!”

Nós, como discípulos de Jesus, também podemos experimentar a alegria de sermos resgatados. Veja os discípulos de Jesus na noite em que foram atingidos por forte tempestade no mar da Galiléia (Marcos 6: 45-47). Assim como eles, enfrentamos lutas, remamos contra a correnteza, e as ondas da escuridão tentam nos afogar. Mas Jesus vem ao nosso encontro, e acalma o mar, o vento e aquieta o nosso coração. E isso acontece bem no momento em que estamos quase sem esperança! Jesus o noivo, sempre vem nos resgatar, pois somos sua noiva!

O profeta Habacuque viveu  em tempos de injustiça e muita violência, então ele orou a Deus e teve a seguinte resposta:

“Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá”. (Habacuque 2. 4)

Queridos, vale a pena viver pela fé. A única maneira de agradar a Deus e estar pronto para nos encontrar com Jesus, o noivo da igreja, que pode chegar a qualquer hora, é viver pela fé, deixando que Ele nos santifique, nos purifique por meio de sua palavra e por meio de seu Espírito para que nos encontre sem ruga, sem mancha ou coisa parecida! Que nos encontre guardando o coração e a fé!

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 32
Usuários Online: 2
Seu IP: 34.207.146.166