Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Orar sem desanimar…

Pr. Jacson Irio Andrioli

Quero iniciar este compartilhar de hoje sobre “oração sem desanimar” sob o ponto de vista de um homem simples como eu e você.  Abra sua bíblia  em Tiago 5. 17 e 18.

” Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.  Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.”

Nestes versículos encontramos Elias, “homem semelhante a nós”. Você acha que Elias foi ou é semelhante a você? E se eu inverter a colocação: “Semelhantes como Elias”, a percepção muda? Porque? Os dois versículos que acabamos de ler estão em um contexto do último capitulo da carta de Tiago que fala sobre oração, vamos olhar dos versículos 13 em diante e espero trazer um pouco de auxilio a você sobre oração.

“Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores.  Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.  E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.  Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.  Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.  Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.” (Tiago 5:13-18)

“Está alguém entre vós sofrendo faça oração.” Sofremos por perdas, por dúvidas, por amor, por enfermidades, sofremos por insegurança, sofremos por sermos precipitados, sofremos por sermos  ignorantes, sofremos por saber demais, sofremos… Vamos orar agora!

Neste texto tem uma explicação sobre oração dos presbíteros. Veja  o versículo 14: “Se está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros.” Aqui está uma informação importante, quem deve chamar os presbíteros para orar? Aquele que está doente! Infelizmente nem sempre são chamados. O óleo é para os enfermos, não para orar por carro, casa ou outra situação! O óleo não é algo mágico, mas sim um símbolo da fé! Mas o que tem oração a ver com Elias? Elias orou para não chover e depois orou para chover (Veja em  I Reis 18 1; 41 a 46). Vamos fazer uma análise destes dois textos em relação a oração sem desanimar.

1.    Sentimento de necessidade (v. 13)
Está alguém entre vós sofrendo, doente…
Oração é aplicada sempre que existir uma necessidade, mas qual necessidade?
Qualquer necessidade enfermidade, sofrimento, alegria, perda, vitória.
Elias viu que não havia chuva, então prostrou-se em terra e orou. Ele viu a necessidade de seu povo e orou, pois a miséria e a falta de comida eram grande.

2.    Tenha uma atitude de fé (v. 15)
Só se aprende a orar orando. Irmãos,  podemos sim depender da oração dos outros sim, mas ore você, pois Elias era igual a eu e a você. Deus nos dá esta possibilidade de chegarmos junto ao trono da graça. Tiago poderia ter escrito sobre Elias,  o homem que multiplicou o azeite e a farinha da Viúva de Sarepta, orou pelo filho desta mesma viúva e ressuscitou, poderia ter dito de Elias  que orou e os profetas de Baal foram consumidos, mas ele simplesmente falou que era homem igual a nós,  mas que orava com instância. Apesar dele ter manifestado sentimentos depressivos, sentir medo, Elias teve dias que parecia que Deus não queria falar com ele, dias de descrença e incredulidade, era semelhante a nós.
Instância significa: Ato de solicitar com insistência, característica de algo que está prestes a acontecer.

“…mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos.” (I Reis 18. 42b)

Ele foi orar pedindo por chuva, pois Deus havia lhe dito que daria chuva! Atitude de fé, o Senhor me falou que vai chover então vou orar pedindo.  Irmãos,  não existe elite espiritual, nem uns com mais poder que outros, existem pessoas que buscam mais e conhecem mais a Deus, e intervém na história de suas vidas.

3.    Ore com fervor
Muitas vezes oramos coisas que nem percebemos: Senhor abençoa minha mãe, meu pai, meu Deus que fome….

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;” (Romanos 12:11)

Ora,  meu irmão,  com vontade, ora com força,  ore…

4.    Ore com perseverança com persistência
Irmãos,  olhem para Abraão e Sara.  Deus havia prometido a Abraão  que seria pai de uma grande nação, mas se passavam os dias os anos e nada acontecia. Você sabe do final da história: Isaque nasceu.
Temos uma promessa de Deus, precisamos orar por esta promessa!
Elias subiu no Monte Carmelo para orar e pediu para seu moço olhar para o lado do mar para ver se a chuva estava chegando, mas nada acontecia…
Quantas vezes o moço foi olhar para o lado do mar?    Veja em  I Reis 18. 44.  Sete vezes! Mas muitas vezes oramos uma, duas, no máximo três vezes e desistimos imaginando que Deus não vai nos responder.
Depois de sete vezes o moço de Elias viu uma nuvem tão pequena como a palma de uma mão. Mas isso foi suficiente para Elias! Deus estava respondendo sua oração.
Não desista de orar! Jesus vai voltar, mas ele só vai voltar se a igreja orar!

“Maranata, Vem Senhor Jesus” (Apocalipses 22.20)

5.    Ore com expectativa
Vai lá e veja se tem alguma nuvem… uma, duas, três nada!
Ore com boa vontade! Mas pastor,  esta é a quarta vez que estou orando e nada aconteceu!(Má vontade!)
Davi é um exemplo de quem orava com expectativas. Veja o Salmo 86. 15 a 17.
Um sinal, a pequena nuvem. Precisamos andar ligados em Deus e naquilo que Ele está fazendo. Deus pode estar te dando um sinal e você não está vendo porque não está ligado. Ore com expectativa, Deus vai mudar teu casamento, vai mudar teus filhos, vai mudar você, mas tenha expectativa.
Ah, mas eu oro tanto, e nada acontece! Lembra do Hardy amigo do Leão Lippy do desenho animado? Oh, dia oh azar!
Irmão,  tenha expectativa de que Deus vai fazer algo por você! Tenha ânimo! Deus pode abrir uma porta! Ele vai florescer o nosso caminho!
Irmãos,  a chuva chegou depois da oração de Elias.

Conclusão:
Irmãos é hora de orar por nossas promessas! Por nossas famílias, vamos orar para que Deus derrame sua justiça em nosso país, é tanta corrupção, ore para que Deus abençoe o Brasil.
Deus responde a oração,  eu sei disso e você também sabe!!!!
O último versículo nos fala que a terra frutificou. Israel era um povo agrícola, e o povo lançou sementes na terra e viram a multiplicação.
Irmão,  lance as sementes do evangelho;
Lance as sementes da fé;
Lance as sementes e ore e Deus vai fazer germinar.
Estamos sendo abençoados por Deus,  então semeie, oferte, abençoe alguém!
Você tem uma necessidade: ore; mas ore com atitude de fé, com fervor, com perseverança e com expectativas, ao menor sinal que virmos é a promessa de Deus se cumprindo sobre nossas vidas, famílias e igreja. Ore e vá atrás daqueles que estão desviados.
Jesus responde à oração porque Ele quer nos abençoar com sua boa, agradável e perfeita vontade…

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 5
Usuários Online: 1
Seu IP: 107.20.10.203