Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Estar Conectado na Fonte do Amor

Pr. Jacson Irio Andrioli

Texto base: João 15:1-17

Esta é uma das alegorias mais interessantes que Jesus nos deixou, pois nos inclui em sua vida e obra, tudo baseado na obediência do mandamento do amor e na prática da palavra. Nesta parábola,  a videira se equivale ao corpo de Cristo que Paulo fala.

Jesus usa a vida de João para deixar-nos um legado,  uma herança. Por outro lado vemos Jesus declarando quem é o dono da videira, e que o seu trabalho é para que ela cresça de dê frutos, mesmo que isso implique em cortar alguns galhos. A conexão na fonte do amor é o segredo para darmos frutos e recebermos o cuidado do Pai.

1 Jesus disse: —Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2 Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. 3 Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4 Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. 5 —Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 “Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.” 7 Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. 8 E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. 9 “Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.” 10 Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar. 11 —Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. 13 Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. 14 Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. 15 “Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.” 16 “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.” 17 O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.  (João 15. 1 – 17)

1.    O amor de Deus está derramado em nós (Romanos 5.5)
Se permanecermos na videira, o amor, a seiva flui em nós. Sendo assim,  nós, cheios deste amor passamos a desejar permanecer na videira. E este permanecer na videira gera em nós a disciplina na Palavra, dependência total de Cristo como fonte de amor e vida, comunhão e oração.
E por último,  temos a possibilidade de produzirmos muitos frutos para a Glória de Deus Pai.
O amor e a obediência são os frutos que distinguem os discípulos dos demais, o amor do filho para com os Seus discípulos se baseia no amor do Pai para com o Filho.

2.    Crescer neste amor (Filipenses 1.9 e I Tessalonicenses 3.12)
Quando estamos conectados com a fonte certa, no caso,  a videira verdadeira que é Jesus, a possibilidade de crescimento é garantida por Deus. Desta forma nosso amor pode crescer em alguns aspectos, como: santidade, humildades e amor para com aqueles que estão ao nosso redor. Veja: João 15. 10 e 11
Em contraste com o versículo de Tessalonicenses percebemos que é Deus que vai fazer com que o amor cresça, bem como é Ele quem vai nos levar à maturidade,  ao crescimento na sabedoria e ciência, bem como a alcançarmos um amor capaz de amar os que nos perseguem, pois assim estaremos permanecendo na videira, na palavra e no amor gerando o “gozo” a alegria espiritual, o prazer e satisfação do Senhor em nós por fazermos sua obra aqui na terra.

3.    O amor deve ser sincero e prático (I Pedro 1. 22 e 23)
Mais uma vez vemos a indicação de um amor intenso, ardente, sem fingimento!
Jesus nos mostra com seu exemplo que seu amor é o que liga as pessoas com Deus. Se permanecermos no amor e na palavra, nossa forma de amar será transformada afim de que nosso amor tanto para os da igreja quanto para os de fora seja algo livre, leve e com a intenção de ligÁ-los a Deus!
Pois,  estando em Cristo,  nos tornamos novas criaturas, v. 23 fala de regeneração, que é a operação de Deus refazendo em nós tanto o querer quanto o realizar.

4.    Aperfeiçoados no amor (I João 4.18)

Quanto mais conectados com a fonte do amor,  a Videira Verdadeira,  mas aperfeiçoados seremos.
O amor é o antídoto para o temor, para o desprezo, para a ignorância!
O amor a Deus tira de nós até o medo da morte, pois sabemos que mesmo morrendo ressuscitaremos!
Os aperfeiçoados passam para um novo nível de intimidade com o Senhor Jesus. Veja: V. 15
Amigo  é outro nível em relação ao servo. O servo/escravo deve obrigação! O amigo serve com um amor voluntário, abnegado.

Conclusão:
Na Santa Ceia vivemos um pequeno momento de servos aos pés do Senhor. Na Santa Ceia nos colocamos em um só nível diante de Deus, todos pecadores que carecem de sua graça. Precisamos ser limpos pelo agricultor afim de produzirmos frutos. Na Santa Ceia nos deparamos com a realidade de nossa alma que precisa ser transformada pelo amor de Jesus,  o nosso amigo. Na Santa Ceia declaramos dependência do Senhor até que Ele venha, bem como submissão aos seus mandamentos de amar e obedecer a Sua Palavra.

Aniversariantes:
AGOSTO:
03/08 - Gisele
04/08 - Pedro R.
05/08 - Gabriele
09/08 - Beatriz F.
10/08 - Pr. Reinaldo
12/08 - William K.
13/08 - Aart
13/08 - Victor
14/08 - Paulo Ajuz
20/08 - Imanuelle
23/08 - Gabriel
27/08 - Joelson
28/08 - Frederic

DATAS COMEMORATIVAS:
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 59
Usuários Online: 1
Seu IP: 18.232.53.231