Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Prosseguindo para o Alvo

Pr. Jacson Irio Andrioli

Gosto muito de uma modalidade olímpica: arco e flecha. Quando criança eu fazia meus arcos e procurava fazer as flechas mais retas, tudo inspirado em alguns filmes que assistia. Quero te sugerir a leitura de três versículos pra iniciarmos o culto de hoje.

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3.12 – 14)

Mas eu fico imaginando tudo o que passa na cabeça de um arqueiro em uma disputa olímpica por uma medalha de ouro.

  • Todo o tempo investido em treinamento;
  • Seus olhos fixos no centro do alvo;
  • A força certa ao envergar o arco;
  • Posicionamento correto em relação ao vento afim de que a flecha alcance o alvo bem no centro.

Mas, se neste momento algo o distrair? Certamente a flecha seguirá outra direção e não alcançará o alvo. Parece que isso é igual a nossa vida de fé! Por qualquer distração que acontecer, erramos o alvo na caminhada cristã, pode ser um pecado, pode ser a fraqueza na fé, pode ser uma dificuldade de sentir a presença de Deus, pode ser um vento de doutrina inesperado, ou qualquer outra coisa que te tira a atenção do Senhor!

Na carta de Hebreus encontramos um conselho. Veja:

“fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.” Hebreus 12:2)

Paulo usa três palavras chave para nos ensinar algo sobre prosseguir e atingirmos o alvo que o Senhor estabeleceu para cada um de nós!

1.     Esquecer

“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam…” (Filipenses 3:13b)

  • Tudo o que não lhe ajudou em seu crescimento e no seu conhecimento de Cristo, você deve esquecer.

Paulo tinha um passado muito sombrio, suas atitudes, jeito de agir, e tantas coisas que lhe desabonariam as palavras depois do encontro com Jesus na estrada de Damasco, mas não, ele não olhava para trás.

Tenho certeza que todos nós aqui já fizemos algo em nosso passado que nos arrependemos. Sendo assim somos tentados a ficar olhando para o passado, para nossos erros. Queridos quero lhes falar de algo libertador. Se você já confessou os teus pecados, o Senhor nos diz:

“seus pecados não me lembrarei mais.” (Hebreus 8:12b)

” Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” ( 2 Coríntios 5:17)

Existem pessoas que nunca avançam para o alvo que o Senhor estabeleceu porque seus olhos, coração e sentimentos estão lá no passado, seja por uma frustração, por um pecado, por perdas ou por falta de perdão. Até sabem de sua situação e lamentam, mas não se esquecem das coisas que pra traz ficaram… “Mas eu não consigo esquecer o que ele/ela fez pra mim!!!”  A meu ver isso não é problema de não esquecer é falta de perdão!!!

  • Se você não esquecer o que lhe afligiu no passado, nunca estará livre de tristezas no presente, o que pode comprometer o seu futuro.

2.    Avançar

“…avançando para as que estão diante de mim.” Filipenses 3:13c

  • Avançar: significa seguir na caminhada sem esmorecer, sem murmurar;
  • Seguir em frente, não olhando para as circunstâncias da vida, sem olhar para traz.

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31)

Há uma necessidade para avançar:  coragem. Precisamos deste estimulo para avançarmos. Tem pessoas que nos falam assim: “Eu tenho vontade e ideias para abrir um negócio próprio, mas não sei se vai dar certo!” O que está faltando pra essa pessoa? Coragem!!! Deus nos dá ideias, boa vontade, mas espera de nós a coragem e a confiança pra darmos o próximo passo.

“Eu ainda não acertei aquela situação com o fulano, porque me faltou coragem.” Pois então perdemos de experimentar a bênção de Deus muitas vezes por falta de coragem e medo. A maioria das pessoas que foram e são bem sucedidas em suas vidas sejam nas áreas afetivas, relacionais, ou profissionais ousaram, dependeram de Deus e deram um passo em direção ao desconhecido, manifestaram coragem.

Veja Davi,  ele poderia ter sido um grande fracasso, mas teve coragem diante de Deus de assumir seus erros reconhecer suas falhas e recebeu o perdão do Senhor.

Leia:

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.   Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca.
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. a
Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.
Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.  ( Salmo 32 1-8)

3.Prosseguir

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14)

  • É ter a convicção que o melhor de Deus em sua vida e família ainda está por chegar.

O atleta deposita sua esperança no treinamento e na sua habilidade e lança a flecha, sem medo, com força, foco e fé de que tudo o que está fazendo lhe dará a vitória.

Irmãos,  acabamos de ler no Salmo de Davi que Deus vai nos guiar pelo caminho, vai nos aconselhar, então quero te dizer, prossiga. Para alcançarmos os alvos precisamos estabelecer metas, pequenos degraus a subir.

Por exemplo: Eu decido que vou orar por meus colegas de trabalho, peça a direção de Deus por alguém em especial. Invista tempo na vida desta pessoa falando do amor de Deus, da palavra e faça um convite para um programa especial da igreja! Mas tenha coragem e perseverança se por ventura ele falar não.

Paulo dizia de si mesmo, não consegui tudo ainda, e nem sou perfeito, nós também não somos, sendo assim prossigamos em conhecer a Deus.

  • Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções.

“Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.” (1 Coríntios 9:26)
“O alvo do inteligente é a sabedoria; mas os olhos do insensato estão nas extremidades da terra.” (Provérbios 17:24)

Continue a correr…
Ah,  mas eu já não tenho mais idade pra isso… Você lembra de Josué e Calebe? Eles já eram avançados em idade, mas isso não lhes impediu de conquistar o que Deus havia lhes prometido. O alvo deles era alcançar a terra que Deus lhes havia prometido!
Continue a correr!!!

Conclusão:

Nos dias que estamos vivendo precisamos de alvos claros na direção de Cristo. Ele (Jesus) lhe manterá firme até o fim, de modo que você será irrepreensível no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. I Coríntios 1:8
Cuide do futuro: “prossigo para o alvo, pelo prêmio do estado perfeito”. Onde você passará a eternidade? Tudo aqui é muito transitório e passageiro.
Paulo fala de um prêmio, este prêmio é a eternidade na presença de Deus!
Viva a intensidade da vida que Deus lhe deu, mas que esta intensidade de vida seja uma preparação para a vida eterna.
A conclusão de tudo isto: tenha alvos de vida terrena, mas sem perder de vista o eternal. E lembre-se: passado não move presente. Há mil possibilidades diante de você agora. Cuide do seu futuro.
Deus abençoe abundantemente a sua vida e a sua família…

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 36
Usuários Online: 0
Seu IP: 34.207.146.166