Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

Vencendo os ataques do inimigo

Pr. Jacson Irio Andrioli

Nesta noite quero lhes falar de um alerta que recebemos de um autor na Bíblia que pouco lemos… Pedro escreve sua primeira carta aos irmãos espalhados através da Ásia Menor. Provavelmente a todo o corpo de cristãos dessa região leu estas cartas, tanto judeus como gentios. Pedro os anima demonstrando-lhes que tudo o que era necessário para ter força, caráter e coragem fora suprido pela graça de Deus. Pedro envia esta mensagem espiritual de ânimo, instrução e admoestação, especialmente às igrejas fundadas por Paulo.

O objetivo desta carta era exortar aos irmãos quanto a vitória sobre o sofrimento (como foi exemplificada na vida de Cristo). Vamos ler alguns versículos desta carta tão importante para nós hoje, afim de alcançarmos vitória sobre o sofrimento e as investidas do diabo.

Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém. (I Pedro 5. 8 a 11)

Pedro nos adverte sobre nosso adversário, o diabo. Enquanto Deus cuida de cada um de nós, seus filhos, por outro lado precisamos estar alertas para resistirem ao diabo. Pedro aponta para o diabo como um predador voraz que consumirá sem piedade aqueles que não ficarem vigilantes.

1.    Sede sóbrios e vigilantes

O significado destas duas palavras que Pedro usa no versículo 8 aponta para nossa postura como alguém que não vacila, está sempre atento, alerta, com os olhos abertos observando tudo o que está acontecendo ao seu redor.
Preciso lhes falar de algo, existem forças das trevas ao nosso derredor, tentando-nos derrubar, e não podemos desprezá-las.
Jesus já venceu cada uma destas forças, mas elas tentam de todas as maneiras nos tirar do foco. Isto acontecerá até que Jesus venha para destruí-las completamente como vemos em Apocalipse 12. Ser sóbrio e vigilante é uma conduta que foi recomendada em vários textos do Novo Testamento:
– Marcos 13. 33-35,  onde precisamos estar atentos quanto a volta de Cristo, bem como para não sermos enganados
– “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;” I Tes. 5.6.    Meus irmãos somos guardados por um Deus que não dorme, mas eu e você precisamos fazer a nossa parte para evitarmos o mal.

2.    Um retrato de Satanás

O nosso inimigo ou adversário como o versículo 8 nos fala tem a função de acusador, difamador, aquele que traz confusão.
Ele nos tenta em algumas áreas veja:

a)    Satanás tenta os crentes à praticar a mentira: Atos 5.3
b)    Satanás acusa e difama: Apocalipse 12.10
c)    Satanás incita ao pecado sexual: I Coríntios 7.5
d)    Satanás coloca obstáculos nas nossos caminhos: I Tessalonicenses 2.18
e)    Satanás causa perseguição Apocalipse 2.10
f)    E por último,  induz falsos cristãos a se infiltrarem entre os verdadeiros cristãos a fim de promover confusão e divisão na igreja: Mateus 13. 38 e 39

Entre estes estão os motivos porque muitos irmãos saem das igrejas, pois acabam aceitando sugestões do inimigo em relação a outros.

3.    O conselho de Pedro para os irmãos desde a Ásia menor até os nossos dias

Tiago já nos aconselhou a isso: “resisti ao diabo e ele fugira de vós” (Tg. 4.7) Como pode-se resistir a um inimigo? É claro que serão necessárias armas de defesa. Paulo já nos falou também a respeito delas em II Coríntios 10.4.

Para combater forças espirituais são necessárias armas espirituais: oração, jejum e consagração. Eu sou de Jesus e nenhum mal vai bater em minha casa. Há uma necessidade de se assumir isso com convicção, fé e vivência. De nada adianta dizer que é de Jesus e não agir como tal! De nada adianta terceirizar suas batalhas para outros intercederem!Não adianta ficar chorando e lamentando sem atitudes de fé e autoridade espiritual.

Quando somos amedrontados pelo leão, cuidado para não cair na estratégia dele, fique firme, vigie, se posicione, não aceite a derrota, você e eu não somos os únicos que sofremos, neste momento existem muitos filhos e filhas de Deus ao redor do planeta sofrendo com enfermidades, filhos rebeldes, esposos e esposas não cristãos, ou até chorando por alguém que tenha morrido por sua fé em Deus.

Somos mais um no universo de filhos de Deus que não estão desamparados, mas que precisam saber em quem depositar sua fé e vidas! A oração de Pedro é de nos levar ao entendimento que Deus vai nos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. Mas como seremos tudo isso???

Somente por meio da Palavra praticada dia a dia, da fé vivida em todos os momentos sejam eles bons ou ruins. Jesus nos alertou dizendo: “No mundo passais por aflições, mas tende bom animo eu venci o mundo” (João 16.33)  Ele está ativo, e muito perto de cada um de nós, precisamos deixar o Espirito Santo nos encher com esta convicção de que não estamos sozinhos e nem desamparados…

Vamos aos verbos que Pedro usa para nos convencer disso:

  • Aperfeiçoar: significa levar avante um processo que já foi iniciado, nos deixará mais maduros e experimentados na fé e na confiança; Efésios4. 12 e 13

  • Firmar: é tornar firme inabalável aquilo que outrora estava frouxo, mole e vulnerável; Atos 14. 22

  • Fortificar: significa dar forças, forças para amar, para perdoar, para superar, para resistir as pressões, para perseverar, forças para se manter sóbrios e vigilantes; I Pedro 1. 13;
  • Fundamentar: é firmar a pessoa sobre um fundamento em cima do qual está construindo sua vida, este fundamento é Cristo Jesus o Senhor; Efésios 2. 20 e 21.

Conclusão:

Precisamos conhecer nosso inimigo se quisermos vencer e entender que o inimigo é astuto e sagaz e vai aplicar sua estratégia em tentações ou armadilhas. O diabo tem planos para atacar aqueles que desejam vencer através da fé em Deus. Ele tem uma estratégia para cada situação.
Veja o que a palavra nos diz em  Tiago 1.12 – 14:

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.  Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

Tome cuidado com estas afirmações:

  • São apenas ouvintes e não praticantes da Palavra;
  • Pensam que não têm pecado;
  • Pensam que são alguma coisa quando não são nada;
  • Pensam que a sabedoria do mundo os faz sábios;
  • Têm a língua solta apesar de ser religioso;
  • Pensam que podem semear uma coisa e colher outra;
  • Pensam que qualquer um herdará o Reino dos Deus;
  • Pensam que o contato com o pecado não o afetarão.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. ” (1 Coríntios 15:33)

Deus pode livrar aqueles que são fiéis e que desejam viver dentro de seu propósito, além disso ele dará forças para vencer a tentação. A verdade e a sinceridade devotadas a Deus se constituirão no melhor antídoto contra Satanás.

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 100 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversários do Mês:
DEZEMBRO

01 - Brunilda
03 - Rubens
03 - Karol R.
06 - D. Ida S.
09 - Daiani
09 - Moisés
17 - Jane
18 - D. Marli
24 - Alexandre
25 - Kiko
25 - D. Tere
29 - Anna Herta
Datas comemorativas:
10/12 - Dia da Bíblia
19/12 - Emancipação do PR
25/12 - Natal
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 23
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.221.93.187