Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Uma igreja exemplar ( I Ts 1:1-10)

Pr. Jacson Irio Andrioli

Muitos estão à procura de igrejas perfeitas e sempre acabam vendo que essa é uma realidade bem distante. Mas quero te falar de uma igreja que conseguiu chegar bem perto disso, pois as atitudes de seus membros foram o que tornaram esta igreja digna de ser chamada de exemplo. A igreja de Tessalônica foi esta igreja, e hoje quero compartilhar algumas nuances desta igreja modelo.

1.    Situando-se no tempo e no espaço:
A igreja dos tessalonicenses situava-se na cidade atualmente conhecida como Salônica, no nordeste da Grécia. O sítio original era chamado Terme, presumivelmente por causa das fontes térmicas da vizinhança. Veio a ser um lugar de certa importância quando foi reedificada como uma “cidade nova” por Cassandro, que servira Alexandre Magno como general, e deu à cidade o nome de sua esposa “Tessalônica”. A cidade rapidamente chegou a ser uma das principais  da Macedônia. Em 167 a.C os romanos tomaram posse do país, e a cidade ficou sendo a capital de uma das quatro áreas em que ele foi dividido. A cidade não era apenas um centro administrativo (a capital da Macedônia), era, também, um importante centro de comunicações e de comércio, estando situada numa estrada principal romana, a Via Egnatia, que chegava até o litoral ocidental da península balcânica, com a qual formava uma conexão com a travessia marítima para a Itália e, portanto, para Roma. (Série Cultura Bíblica I e II Tessalonicenses Ed. Vida Nova)

Paulo, quando escreveu esta carta aos irmãos da igreja de Tessalônica estava em Corinto, junto com seus auxiliares Silvano e Timóteo, isso era por volta do ano 50 a 52 d.C. em sua segunda viagem missionária. Algumas especulações apontam para esta carta dizendo que foi a primeira de todas as suas cartas.

Os propósitos desta carta foram:

  1. Expressar gratidão a respeito do crescimento e do testemunho dos novos cristãos;
  2. Responder algumas acusações da parte de seus opositores judeus;
  3. Encorajar os cristãos a continuarem firmes em seu trabalho, perseverando até a volta de Cristo;
  4. Corrigir certos mal entendidos quanto a acontecimentos escatológicos (volta de Jesus).

Vamos ao texto:

“Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam dadas. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição;porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós. E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura. ” (I Tessalonissences 1:1-10)

2.    O tempo da carta:

Tessalônica foi uma das primeiras comunidades cristãs fundadas por Paulo. Era um tempo onde se falava muito sobre a volta de Jesus, muitos esperavam a volta de Jesus para aqueles dias, todos queriam encontrar-se com o Mestre. O desejo de Paulo era para que ninguém se perdesse, assim como deve ser o seu desejo como filho de Deus, que ninguém se perca. Com isso em mente, Paulo intercedia por seus irmãos.

Martinho Lutero dava um conselho: “Oratio e Meditatio” que significa: Oração e meditação! Os grandes homens e as grandes mulheres são moldados pela oração. Aqui cabe uma pergunta: Como tem sido o seu tempo de oração??? Lembrando que a oração é a maneira que temos de nos preparar para as adversidades do dia a dia.

3.    Gratidão (V 3 e 4)
Que honra deveria ser para Paulo ouvir a respeito de uma de suas comunidades tais palavras… Para todo líder ou pastor é sempre uma honra ouvir algo de seus líderes, é um ânimo para prosseguir. Paulo, em suas palavras,  glorifica a Deus e lembra das coisas boas que aqueles irmãos faziam.
Vamos a outra pergunta: O que você tem feito na obra do Senhor? Tem evangelizado? Tem visitado os irmãos, os enfermos? Participado de algum ministério da igreja?

  • Os irmãos de Tessalônica realizaram as Obras da Fé;
  • Os irmãos de Tessalônica trabalharam no e pelo amor de Cristo;
  • Os irmãos de Tessalônica manifestaram firmeza na esperança .

4.    Vida exemplar (V. 5 e 6)
Nestes versículos,  Paulo nos ensina três coisas muito importantes, veja:

  1. O evangelho de Jesus deve ser pregado com poder;
  2. O evangelho de Jesus deve ser pregado com certeza;
  3. Quem recebe o evangelho deve fazer-se imitador de Cristo e dos apóstolos.

Em outras palavras: o evangelho não é a apresentação de uma ideia, mas a operação de um poder. Quando o evangelho é pregado o poder de Deus está em operação para salvar os homens, tirando-os dos poderes da destruição, do pecado e da morte. O poder de Deus em ação transfere vida para aquele que estava morto em seus pecados. Assim, todas as vezes que falamos do evangelho de Jesus nossa atitude deve ser de falar com poder, convicção e usando o nosso exemplo de vida para ilustrar a transformação.

Os irmãos de Tessalônica imitaram o Senhor, perseveraram nas tribulações sendo suportados e cheios da alegria porque dependiam do Espírito Santo e deram seu testemunho exemplar de homens e mulheres fieis ao evangelho que os salvou!

5.    Três características da igreja de Cristo – Fé, Esperança e Amor (V. 7)

“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” (I Coríntios 13.13)

Nossas vidas estão alicerçadas em alguns princípios, o certo e o errado, a verdade, honestidade, mas Paulo nos convida a vivermos nossas vidas com fé irrestrita no Salvador Jesus Cristo; a vivermos a esperança de que mesmo diante dos desafios e adversidades do dia a dia somos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Também Paulo nos convida a vivermos com o compromisso do amor a Deus e ao nosso próximo.
Os irmãos de Tessalonicenses perseveravam nas tribulações porque mantinham em seus corações a Fé e a Esperança em Jesus e recebiam o Amor do Pai.

6.    Tessalônica uma igreja Exemplar (V.  8 )
Que exemplo fantástico. Os feitos e atitudes dos membros daquela comunidade do primeiro século iam se espalhando por todos os lugares…  Será que nossas atitudes tem sido um bom exemplo para os outros? Para nossos filhos, para nossos colegas e amigos?

O exemplo desta igreja tinha o poder do evangelho, levava consigo o testemunho de vidas transformadas pelo amor, pela fé e pela esperança. Dizem que na época era só contar o testemunho daquela igreja que pessoas se convertiam a Jesus. Este testemunho e exemplo da igreja de Tessalônica eram como um estrondo de um trovão que abalava as estruturas das pessoas. E ainda continua a abalar, pois até a nossa estrutura é abalada diante das atitudes de fé destes irmãos.

Conclusão:
Com este relato,  creio que Deus tem muito a nos falar por meio de seu Espírito Santo.
Para pensar: O que as pessoas dizem a respeito de minha e de tua fé?
Que o Senhor do evangelho derrame sobre nós o poder do amor, da fé e da esperança, para que sejamos testemunhas de Cristo, como nossos irmãos Tessalonicenses foram.
Minha oração é que o Senhor te ajude a perseverar na fé e no testemunhar do evangelho de Jesus até Sua volta.

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 100 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 7
Usuários Online: 0
Seu IP: 107.20.10.203