Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

O homem de Deus e seu comprometimento

Pr. Jacson Irio Andrioli

Estar comprometido significa: aquele que se compromete, que se empenha em algo, que dá a sua palavra. Veja o exemplo:  “Assumi um compromisso empenhando a minha palavra, logo tenho a responsabilidade de levar adiante o que me proponho a fazer.”

O que e quem é um homem de Deus? Como podemos conhecê-lo? Quais são suas marcas? O que rege a sua vida? Você pode me ajudar? Teoricamente o homem de Deus é aquele homem ou pessoa dedicada ao Senhor, que o busca constantemente, respeitando a vontade de Deus antes da sua, que anda retamente, sem tender para o mal. A Bíblia é sua lei, pois nela medita dia e noite, suas marcas são o amor, a obediência e o perdão.

Mas nos parece difícil sermos uma pessoa assim. Eu já acredito que não é difícil, mas é uma questão de escolha, eu escolho amar a Deus e fazer sua vontade, mas para me tornar um homem de Deus, ou uma mulher de Deus, preciso definir algumas prioridades, e buscá-las por toda a minha vida.

O apóstolo Paulo é o autor das Cartas enviadas a Timóteo, e em suas palavras de conselho e consolo ao seu “filho” na fé o aconselha e o encoraja a tomar alguns compromissos como prioridade em sua vida. Minha oração e objetivo com esta mensagem é te encorajar a assumir prioridades diante do Senhor com o compromisso de viver sua fé de modo digno de filho de Deus.

Vamos ao texto:

“Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. Diante de Deus, que a tudo dá vida, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos fez a boa confissão, eu lhe recomendo:  Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém. ” (I Timóteo 6. 11- 16)

O homem de Deus é conhecido por aquilo de que foge, segue, combate e guarda. São palavras com aparente antagonismo, mas quero ajudá-los a entender melhor. Vamos examinar esses pontos.

1. O homem de Deus é conhecido por aquilo de que foge (1Tm 6.11)

  • Paulo diz: “Tu, porém, ó homem de Deus , foge dessas coisas…”.

De quais coisas um homem de Deus deve fugir? Deve fugir da inveja, da difamação, das suspeitas malignas, das contendas e brigas sem fim e, sobretudo, da ganância, ou seja, do amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (1Tm 6.3-10).
Aqueles que se rendem à maldade e à avareza atormentam-se a si mesmos e caem no laço do maligno.  Um homem de Deus comprometido não é apegado às coisas materiais. Ele não ama o dinheiro, mas o Senhor. Ele busca colocar a Deus em primeiro lugar, mantém o contentamento em seu coração pois sabe que tudo que Deus lhe dá é bom, é grande fonte de lucro. Conhecemos o exemplo de um casal (Ananias e Safira), que tentou usar de astúcia e ganância diante dos apóstolos e morreu.
Queridos irmãos, o dinheiro jamais poderá ser a sua prioridade, pois os que o buscam com ambição se tornarão escravos dele, portanto fuja dele e de seus companheiros,  a inveja, a cobiça e o ódio.

2. O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (1Tm 6.11)

  • O apóstolo Paulo continua: “… segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”.

Um homem de Deus foge do pecado e segue a virtude.
Ele abomina o mal e tem como prioridade o bem.
Ele foge da injustiça, mas busca o que é justo mais do que o ouro e a prata.
Ele foge da vida promíscua e impura e segue a piedade. Seu prazer não está no dinheiro, mas em Deus.
Ele foge da incredulidade e segue a fé.
Ele se deleita na Palavra e crê de todo o seu coração nas promessas do Eterno.
Ele foge das discussões sem fim, das brigas repletas de mágoa e segue o amor.
Ele foge do estilo de vida inconstante daqueles que correm atrás do vento e segue a constância.
Ele foge do destempero emocional e segue a mansidão.
(Veja Hebreus 12. 14 a 17)

3. O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele combate (1Tm 6.12)

  • O apóstolo ainda escreve: “Combate o bom combate da fé, toma posse da vida eterna…”.

Nos tempos de Timóteo, como em nossos dias, haviam muitos falsos mestres espalhando suas heresias.
Timóteo devia entender que a vida cristã é uma luta sem trégua e sem pausa contra o erro e na promoção da verdade. Timóteo,  como um soldado de Cristo, deveria combater o combate certo, com a motivação certa com as prioridades certas.
Existem muitas pessoas que entram em lutas erradas, com as armas erradas e com a motivação errada. Timóteo não deveria brigar por causa de dinheiro, mas combater em defesa da fé verdadeira.
Timóteo deveria, nessa batalha em favor da fé, tomar posse da vida eterna. Ele deveria estar convicto e seguro daquilo que Cristo tinha feito por ele e nele, e então, sair bravamente em defesa da verdade.
Te faço uma pergunta somente: qual tem sido a sua batalha, em favor do que e de quem você tem combatido???
Paulo chega a uma conclusão no final de sua vida:

“Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” (II Timóteo 4. 6 a 8).

4. O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele guarda (1Tm 6.14)

  • Finalmente, Paulo diz: “que guardes o mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Muitos obreiros colegas de Paulo e Timóteo haviam se desviado do caminho, como Demas. Outros,  haviam se intoxicado de soberba como Diótrefes. Ainda outros, haviam sido seduzidos pelas heresias dos falsos mestres.
Mas, um homem ou uma mulher de Deus deve guardar o mandamento, a Palavra de Deus, vivendo de maneira irrepreensível até a volta do Senhor Jesus.

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.(João 14. 21)

Um homem de Deus não negocia a verdade nem transige com seus absolutos. Um homem de Deus não se rende à tentação do lucro em nome da fé nem abastece seu coração com as ilusões de doutrinas estranhas às Escrituras. Um homem de Deus ama a Palavra, guarda a Palavra, vive a Palavra e prega a Palavra. Um homem de Deus focado nas suas prioridades que são fazer a vontade de Deus, guardando os mandamentos e praticando o amor será encontrado puro por Deus e por seus amigos e familiares.

Conclusão:
Minha oração é que tenhamos mais Timóteos dentre o povo de Deus (quem sabe eu e você sejamos estes Timóteos), com o propósito e compromisso de fugir do mal e do pecado, seguir a verdade e a justiça, combater a falsidade com a fé e guardar os mandamentos do Pai.

Que consigamos ver nesta geração o surgimento de muitos homens e mulheres de Deus, gente disposta a colocar suas prioridades nas coisas do Alto.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3. 1-a 3)

Viva uma vida que valha a pena diante de Deus. Pureza… Santidade… Propósito… Prioridades, que te aproximem mais de Deus.

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
MAIO:
02/05 - Rose
07/05 - Bertha
15/05 - Calebe
16/05 - Beatriz J.
17/05 - Ernesto
23/05 - Igor
25/05 - D. Margarida
26/05 - Eduarda
27/05 - Vanilda
28/05 - Karen
28/05 - Lucas
28/05 - Leandro

DATAS COMEMORATIVAS:
01/05 - Dia do Trabalhador
12/05 - Dia das Mães
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 35
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.146.98.143