Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Criando um ambiente correto

Pr. Jacson Irio Andrioli

(Mensagem do Culto de 07/09/2014)

Estamos seguindo novamente as sugestões do livro: “21 dias para Transformar sua Vida” (Michael Aboud).

Neste livro, encontramos grandes lições de maneira simples para transformarmos nossas vidas e fazer a vontade de Deus. Para que tal coisa aconteça depende muito mais de nossas decisões e escolhas  do que da vontade de Deus, pois Deus deseja nos abençoar e fazer de nós mais que vencedores.

Leitura:   A Pesca Milagrosa

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.  Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. (Lucas 5. 1-7 )

Este é um texto conhecidíssimo de todos, mas de tanto conhecê-lo não percebemos os detalhes e ensinamentos contidos nele.

O professor que ministra a aula é nada menos que o mestre Jesus Cristo. Ele, como sempre, em poucas palavras e muita ação, dá uma lição da necessidade de persistir, de tentar de novo e não desistir jamais. Aqueles homens, liderados por Pedro, eram homens talentosos, profissionais da pesca, experientes, tinham todas as manhas para  pegar peixes (temos que ser bons naquilo que traz sustento ao nosso lar). Esses pescadores trabalharam a noite toda, estavam com suas forças esgotadas e a frustração por não ter pescado nenhum peixe. É como se eu e você trabalharmos o dia todo e não recebermos nada.  Das seis da noite às seis da manhã. E nada. Nenhum peixe sequer. Dá até pra imaginar o olhar de descontentamento.

Jesus sabia disso,  e decidiu ajudar: “faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar” (v.4b) prova a intenção de Jesus. Mas, espere um pouco Jesus: Lançar as redes de novo!? Será que Jesus não teria nada melhor para dizer àqueles que já “estavam lavando as redes” (v.2d)?

Toda situação pode ser revertida quando Jesus está conosco. Com Jesus nós choramos menos, as portas vão se abrindo à nossa frente, na medida em que caminhamos, ele vai indicando o caminho, nos dá estratégias e nos capacita.

Os pescadores estavam com uma depressão mental, provocada pela frustração/derrota da noite de pescaria. Muitas vezes eu e você estamos com esta mesma mentalidade, frustrados e decepcionados com algo que não aconteceu, ou melhor que não aconteceu do jeito que nós queríamos que acontecesse.

Jesus interveio, para ajudá-los a mudar o ambiente e se livrar das redes vazias.
Assim como eu e você Jesus também foi rejeitado;
Assim como eu e você Jesus foi tentado;
Assim como eu e você Jesus perdeu alguém querido;
Assim como eu e você Jesus foi julgado por sua fé;
Assim como eu e você Jesus foi ignorado por alguns.

Mas,  eu e você precisamos aprender a viver no ambiente da fé para vermos as coisas acontecerem. Pedro precisou olhar de outra maneira o que Jesus estava lhe pedindo para fazer. Era de manhã e ninguém pesca de manhã, mas ele disse algo: “Sobre a tua palavra lançarei as redes.” (V.5).

Em outras palavras, se der alguma coisa errada a culpa não é minha,  é tua, por outro lado,  Pedro se mostrou um homem obediente.

Como você gosta de tomar água em um dia bem quente? Ela só poderá matar a sede se estiver no ambiente certo! Se estiver a baixo de zero ou a 100º perde o propósito de matar a sede.

Querido,  os milagres de Deus só acontecerão se eu e você estivermos no ambiente certo, na sintonia certa. Ouvindo e obedecendo a vontade de Deus.

Jesus observa nosso trabalho, ele observou a pesca e a frustração daqueles homens. Jesus está atento, o olhar Dele é tão preciso, tão poderoso, que Ele percebe até os fios de cabelos de nossas cabeças quando caem. Deus vê os problemas da gente e vê solução também.

Um ambiente correto para vermos os milagres de Deus acontecerem em nossas vidas é: Fé para crer com convicção, pois a dúvida mata a fé e anula o milagre. Jesus lhes ensinou que em um ambiente correto eles fariam parte do milagre.

O Milagre de Deus só acontece quando você participa. No versículo seguinte, está registrado: “E fazendo assim” (v.6a). “Assim”, como? Obedecendo. Pedro, embora não entendendo completamente o trabalhar de Deus (cf. Jo 13.7), simplesmente obedeceu (1Sm 15.22). E essa deve ser a nossa atitude. Dessa forma, vemos a continuação da história: (v. 6 e 7). Muitas vezes, a obra de Deus emperra porque deixamos as coisas do mundo tomar a frente, nosso descanso, nossas vontades e por deixar as coisas do alto para trás. Aí depois se der tempo, se der coragem e por ai vai. Precisamos inverter isso, nos preocupar mais com as coisas do nosso Deus.

Nessa passagem Jesus disse: Vai até o alto mar. Ele poderia trazer os peixes perto da praia, mas não. Ele mandou que fossem ao alto mar.  No meio do mar não haveria distrações nem multidões. Jesus quer profundidade no relacionamento conosco. Precisamos nos afastar da beira da praia, sair do conforto para nos aprofundarmos no mar da fé. Aqueles que andam pela fé não estão nem um pouco preocupados.

Jesus estava ensinando seus futuros discípulos que eles precisavam mudar suas mentes, seus pensamentos e criar um ambiente novo diante das adversidades. Deixe as distrações e perda de tempo. Vamos nos posicionar e orar pela nossa família, pelos nossos amados, pelos nossos amigos e inimigos, pelos perdidos, usar nossos dons e talentos para a Glória de Deus. À medida que caminhamos com Deus Ele vai confiando em nós e nos dando ferramentas novas.

Jesus disse: lançai as vossas redes. Essa palavra era um contrassenso naquela hora do dia, pescar de dia. Talvez aqueles pescadores pensassem: Jesus é carpinteiro e não entende nada de pescaria. Isso ocorreu no começo do Ministério de Jesus, Ele era pouco conhecido ainda, talvez fosse a primeira vez que Pedro estivesse frente a frente com Ele.

A vida é cheia de desafios. O sentimento de realização ou não-realização resulta do sucesso ou fracasso na empreitada da vida. E, nessa corrida, muitos ficam pelo caminho. Eles desistem, simplesmente porque não sentem ânimo, nem têm forças para recomeçar.

Mas, a todo momento, Deus está dando uma oportunidade de fazer tudo de novo. Mesmo que o desejo seja o de lavar as redes, atracar o barco e ir correndo para casa dormir, o melhor é ouvir o que a Palavra de Deus tem a dizer:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10)

Diante de frustrações, lutas, tragédias, jamais abandone o barco. Use suas redes e não coloque seus talentos no armário. Assim o milagre virá e alcançará muitas vidas além de você.

Depois desta experiência com Jesus, os discípulos foram chamados como vencedores, e passaram a pregar o evangelho em toda e qualquer situação.

Enquanto você estiver vivendo nesse ambiente de crise, fracasso e derrota, assim será o resultado de sua vida. Mude o ambiente em sua mente e o ambiente em sua volta também mudará.

Deus, me ensine a criar um novo ambiente em minha vida, um ambiente de fé, de vitória e otimismo. Perdoe-me por toda murmuração e por toda incredulidade. Em nome de Jesus,  Amém.

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 32
Usuários Online: 2
Seu IP: 34.207.146.166