Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Livre acesso a Deus

Culto de Santa Ceia (03/08/2014)

Parte  I: Deus limpa a casa!

Queremos iniciar este culto de Santa Seia de uma maneira diferente. Vocês já viram que hoje tudo está bem diferente,  a começar pela configuração das cadeiras e outros detalhes que logo você vai entender…

A maioria já ouviu sobre Jonas, ele foi um profeta de Deus usado para uma missão específica, mas não gostou de sua missão e deixou-se levar por sentimentos e Deus interveio em sua vida! Assim esperamos que o Senhor também intervenha em nossas vidas, aliás, Ele quer intervir, eu e você precisamos permitir que Ele faça algo por nós!

Por gentileza  abra sua Bíblia no livro de Jonas,  Cap. 1 e vamos ler alguns versículos: 4 e 17.

Jonas em sua atitude sabia que a grande tempestade que estava acontecendo ao seu redor era causada por sua desobediência.  O que acontece em uma tempestade? E qual o resultado dela após ter passado? Se olharmos de maneira negativa, vamos perceber só destruição! Mas procure olhar de uma outra maneira, a tempestade tem o poder da limpeza! As árvores sacudidas pela força do vento e da chuva deixam cair seus galhos mortos, e outros fracos, as folhas são levadas pra todos os lados. Coisas que antes não víamos agora estão no meio de nosso jardim.

Jonas sabia que ele era a causa de todo o agito! Deus sabe muito bem quando se faz necessário uma limpeza!!! As vezes Deus age igual a uma tempestade em nossas vidas, Ele permite circunstâncias que fazem cair os galhos mortos que nos recusamos a soltar.  Galhos mortos pode ser algo que já foi bom em sua vida, em seu ministério, em seu casamento, em seu relacionamento interpessoal, mas não está dando mais frutos, também existem coisas que não são boas, como por exemplo, algumas manias, maus hábitos que adquirimos com atitudes obstinadas que impedem o crescimento.

O profeta Jonas descobriu o que pode acontecer com quem é obstinado em não fazer a vontade de Deus.  Jonas lá do ventre do grande peixe faz uma oração: Veja Jonas 2.1ss. Depois de Jonas ter percebido seu erro e assumido sua dependência de Deus,  O Senhor falou ao peixe que o deixasse sair, então Jonas foi vomitado em uma praia.

Talvez eu e você não estejamos ainda no ventre de nenhum animal, mas não espera mais… Não coloque sua vida em risco, aceite a vontade de Deus e limpe a casa. Deus deu uma segunda chance para Jonas, esta é a tua oportunidade! A casa somos eu e você, então precisamos limpar agora que tudo foi tirado do lugar.

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” (Isaías 53:6)

O pecado que nos assediaa constantemente, muitas vezes vai matando galhos que eram bons e frutíferos, agora tudo é sujeira!

Jesus,  no momento em que foi crucificado,  foi colocado entre dois ladrões (Lucas 23), um logo percebeu que Jesus era inocente o outro preferiu pedir para Jesus mostrar que de fato era o filho de Deus e os tirasse dali. Vamos ler: Lucas 23. 39-43.

Um decidiu limpar sua casa pra receber o Senhor Jesus como um convidado de Honra, já o outro deixou tudo como estava, cada um recebeu seu fim de acordo com seus atos, porém um Deles se encontrou com Jesus.
A diferença foi a percepção:

  • Somos culpados, Jesus é inocente;
  • Somos sujos, Ele é puro;
  • Estamos errados, Ele é certo.

O Senhor Jesus não foi pregado na cruz por seus pecados. Ele foi colocado lá por nossos pecados. Jesus neste instante realiza o maior milagre de todos. Jesus realiza o milagre do Perdão.  O Mesmo Senhor e Salvador Jesus Cristo está aqui nesta noite e quer fazer o mesmo milagre, perdoar cada um de nós de nossos pecados.

Neste momento ainda existem galhos mortos pendurados em galhos vivos, e precisamos deixar o
Senhor sacudir para que tudo possa ser limpo, para o Rei dos Reis fazer novo todo nosso viver.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Parte II: LIVRE ACESSO A DEUS!

O poder de limpeza de Cristo é capaz de remover a mancha mais resistente de pecado!  Ex:  eu fiz uma faxina na nossa casa, sabe aquela de puxar o fogão pra tirar os restos de macarrão de trás do fogão, aí você encontra aquela vina, aquele milho de três  “antes de ontem…”  Já tentou fazer faxina a noite, sem energia elétrica? No escuro? Como a nossa casa física precisa ser  limpa  constantemente,  assim  é  o  nosso  coração,  cheio  de manchas  do  pecado.  Por  vezes  elas  são
imperceptíveis,  “nem  eu  saiba  que  tinha  essa manchinha”, mas  o  pecado  está  lá.

A  medida  que  somos  expostos  a  Palavra  de  Deus,   ela  ilumina  as  manchas  e  sujeiras  do  nosso coração. Vemos a Bíblia dizer que a “Palavra é  lâmpada para os meus pés, e  luz para o meu caminho (Sl 119.105).” Se há qualquer amargura, indignação, ira, gritaria, calúnia, orgulho, egoísmo, inveja, ciúmes… Todos  esses  sentimentos  que  não  provém  de  Deus  são  sujeiras,  PECADOS  que  insistem  em  ficar  ali naquele  cantinho  do  coração  quase  inacessível, mas  continuam  lá,  destruindo  relacionamentos  entre irmãos  em  Cristo,  Filhos de Deus,  familiares…  Pecados  que precisam  ser  removidos do meu  e do  seu coração HOJE!

Não adianta tentar dar um jeitinho brasileiro e varrer a sujeira do coração para debaixo do tapete. NÓS SABEMOS COMO LIMPAR ESSE CORAÇÃO, o que  falta é dar o primeiro passo em direção à Cristo!? Ele nos deu um LIVRE ACESSO a Deus por meio do seu sacrifício na Cruz do Calvário!

Éramos por natureza merecedores da  ira de Deus, vivíamos  longe dele, condenados a uma vida eterna longe do nosso Criador! MAS ELE NOS PERDOOU, LIMPOU O CAMINHO QUE DAVA ACESSO A SUA PRESENÇA,  e  hoje  nós  podemos  nos  achegar  até  Ele!  Porém,  em  nosso  caminho  hoje  ainda  existem sujeiras  que  nos  impedem  de  brilhar  a  luz  de  Cristo  e  o  seu  perdão!  Esses entulhos  que  sujam o  nosso coração por vezes são situações mal  resolvidas, mágoas que  ficam guardadas,  orgulho do nosso  coração que fala mais alto, A FALTA DE PERDÃO!

Olhem para o que Paulo diz na sua carta aos Efésios 2.18 diz: “Porque por Ele ambos temos ACESSO ao Pai em UM MESMO ESPÍRITO.” Se você  já  foi ao shopping você sabe do que eu estou  falando, nos deparamos  frequentemente com  placas  do  tipo,  “acesso  restrito  aos  funcionários,  não  entre,  somente  veículos  autorizados”. Mas com  Deus  não  é  assim,  através  do  nosso  relacionamento  e  interesse  genuíno  em  sermos  homens  e mulheres  de Deus,  Ele permite que  tenhamos  acesso  irrestrito  a  Ele,  porque  Seu  Filho  Jesus  Cristo  já abriu caminho para todos os que já o receberam.

  • Mateus 11.28: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
  • João 6.37: e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
  • João 7.37: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Jesus pagou um alto preço, pra que tivéssemos esse livre acesso a Deus ele foi… traído,  negado,  abandonado  por  todos  os  seus  discípulos,  sofreu  profundas  aflições,  foi  preso, julgado  injustamente,  e  mesmo  sendo  inocente  não  falou  uma  só  palavra,  foi  açoitado  de  inúmeras
maneiras CRUCIFICADO E MORTO! QUANDO EU MERECIA ESTAR EM SEU LUGAR!!!

MAS FEZ  ISSO POR AMOR A VOCÊ, PORQUE A SUA VIDA É PRECIOSA PARA ELE! ELE PAGOU UM ALTO PREÇO PARA QUE FÔSSEMOS PERDOADOS!

Paulo  fala  em  Efésios  2  que  nós  estávamos mortos  em  nossas  transgressões  e  pecados,  éramos merecedores da  ira de Deus. Todavia, Deus, que é  rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo. Não por méritos pessoais, mas pela graça de Deus! Porém… QUE DIFERENÇA ISSO FAZ NA MINHA VIDA HOJE SE… Eu  continuar em DESUNIÃO COM MEU  IRMÃO em Cristo,  com meu  irmão de  sangue; Se eu  EU INSISTIR EM FOFOCAR… Se eu não me  importar  se  tenho  sido ou não um HOMEM, MULHER,  JOVEM, ADOLESCENTE DE DEUS… Se a Palavra pregada aqui hoje não refletir em nada no meu dia a dia… Se eu NÃO ME PREOCUPO EM VIVER O PERDÃO DE DEUS!!!

Deus  é  fiel  e  justo  para  perdoar  os  nossos  pecados!  E  quando  vamos  a  Deus  não encontramos nenhuma placa com o anúncio “MANTENHA A DISTÂNCIA”. Olhando pra  isso,  NÃO TEMOS A OPÇÃO DE NÃO PERDOAR.  Quando vemos o exemplo de quem sofreu a morte de cruz,  a pior das mortes, quando eu era o merecedor, NÃO TEMOS A OPÇÃO DE NÃO PERDOAR.

Depois de tudo o que Jesus passou, ele olha para aqueles homens que o açoitaram e diz: Pai, PERDOA-LHES,  PORQUE  NÃO  SABEM  O  QUE  FAZEM…  NÃO  TEMOS  A  OPÇÃO  DE  NÃO PERDOAR.

Quando  vemos  a  resposta  de  Jesus  diante  da  pergunta  de  Pedro?  “Senhor  quantas  vezes devemos  perdoar,  até  sete?  Não  digo  que  até  sete,  mas  até  setenta  vezes  sete.”  (Mt 18.21,22) NÃO TEMOS A OPÇÃO DE NÃO PERDOAR. ..

CONCLUSÃO:

Amargura,  indignação,  ira, gritaria, calúnia, fofoca, orgulho, egoísmo,  falta de compromisso com Deus,  imoralidade  sexual,  ciúmes,  inveja…  São pecados que apagam  a  luz  da Palavra  e do  perdão  de Deus dentro de nós.
SOMOS UM CORPO, UM CORPO… Cujo Cristo é o cabeça!
Ele já nos deu um livre acesso a Deus, o único que pode limpar a sujeira do nosso coração…
O Perdão de Cristo nos alcançou, e trouxe Luz as nossas vidas.
Precisamos expandir o perdão de Deus a vida do nosso próximo! Viver em um só Espírito, uma só Fé, um só Amor, e assim brilharemos a LUZ DO PERDÃO DE DEUS NO NOSSO MEIO, e  lá fora, a  igreja do Senhor viverá o perdão de Deus, para que o mundo veja e creia, que assim  como  o  Pai  e  o  Filho  são  um  nós  também  somos  UM  SÓ  CORPO,  VIVENDO  O PERDÃO DE DEUS TODOS OS DIAS!!!

“Porque  por meio  do  sangue  de  Cristo,  ambos  temos  acesso  ao  Pai  em  um mesmo  Espírito.”  (Ef 2.18).

Parte III : O simbolismo da Santa Ceia

Ler: II Coríntios 11. 23ss
Estes versículos nada mais são que uma demonstração de amor do Pai para todo aquele que crê. O Senhor usa algumas palavras interessantes nas instruções da Ceia. Veja:

  1. Pão, um alimento comum em todas as culturas do mundo;
  2. Partiu, símbolo de comunhão de repartir, de compartilhar o que se tem com alguém que não tenha;
  3. Graças, um coração grato a Deus não será rejeitado;
  4. Memória de mim, ensinar a todos as gerações, afim de que todos entendam e saibam quem é Jesus o Salvador;
  5. Cálice/suco de uva, simboliza o sangue, a vida de alguém, Jesus deu-nos o seu precioso sangue que nos purifica de todo o pecado.
  6. Anunciais a morte do Senhor até que Ele venha, continuar anunciando as boas novas de Salvação;
  7. Até que Ele venha, Jesus nos prometeu a vida eterna e que viria nos buscar, esta é a esperança determos uma morada junto ao Pai lá no Céu, certeza de pertencermos à família do Senhor.

Para entender e guardar no coração:
A abrangência do amor de Deus em relação ao ser humano é:  Ele deu a Jesus como oferta por nossas vidas!!! Jesus morreu por amor a você!!!

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 34
Usuários Online: 2
Seu IP: 34.207.146.166