Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Homens de Deus: Elias

Texto base: I Reis 17

Pr. Jacson Irio Andrioli

Quero compartilhar com os irmãos algumas reflexões sobre a vida de alguns homens de Deus, baseado em um livro que estou lendo: “Homens de Deus – Jorge Atiencia”.

Meu propósito com este material é ajudar eu e você a percebermos que os homens que Deus usou não foram diferentes de nós, mas foram homens dispostos a obedecer Suas instruções. Tiveram suas vidas impactadas com a Graça de Deus e viram o sobrenatural diante de seus olhos.

Nossa caminhada em busca destes homens inicia-se com um homem chamado Elias. Quero te convidar a embarcar comigo nesta viagem rumo ao conhecimento de quem é este homem que andou entre o sucesso e a depressão.

Elias, seu nome significa: Jeová é Deus. Foi escolhido por Deus para o ministério profético em um tempo totalmente incomum, onde existiam crises, seca, fome, descrença dos homens em relação a Deus. As crises eram políticas, morais e espirituais, era um tempo difícil de viver a fé. Mas Deus sempre sabe com quem contar e Elias, com sua coragem e determinação,  se tornou o porta-voz do Senhor Deus Jeová.

1.    Quem era Elias?

Morador de Gileade,  que se vestia com pelos e usava um cinto de couro. Sobre sua família não sabemos nada, foi contemporâneo a Acabe, Jezabel, Acazias e Eliseu. Preveniu o Rei Acabe sobre uma grande seca que durariam três anos. Escondeu-se junto a um riacho, e foi alimentado por corvos e depois por uma viúva. Enfrentou os profetas de Baal e os matou.  Leia: I Reis 17

2.    Contexto Religioso e político da época em Israel

Nos dias do profeta Elias os reis eram maus e faziam exatamente o que Deus reprovava. A Bíblia diz que Onri “… fez o que era mau aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele” (I Rs 16.25,26).
Onri foi o pai de Acabe que assumiu o trono, Acabe era esposo de Jezabel, mulher de índole má, havia exterminado os profetas do senhor antes de Elias e planejou matá-lo.
“E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele…” (I Rs 16.30,31).
Acabe seguiu os passos de seu pai com maestria, e se tornou pior que seu pai.
Em relação a religião,  a idolatria imperava e o Rei Acabe era adepto e adorador de Baal. Seu casamento com Jezabel fora reprovado por Deus, bem como suas orientações ao povo, tornando a todo Israel uma nação pagã.
Por influências de Jezabel, Acabe introduziu o culto à Baal em vez de Jeová. Veja I Reis 16. 31 – 33.
Para repreender ao Rei e sua esposa, Deus envia Elias anunciando a seca que duraria três anos, com o propósito de fazê-los voltar para Deus. Era um tempo de inversões de valores, os seres humanos tinham menos valor que os animais para o Rei Acabe. Leia I Reis 18. 5 e 6.
Tudo andava fora do normal, o abuso de poder e o descaso com o povo era grande, sem contar com o desrespeito a Deus, mas Elias era um homem corajoso e determinado e confrontou ao Rei Acabe e sua Esposa Jezabel.

Quero chegar a um destino mais interessante em nossa viagem, te convido a embarcar comigo nas:

3.    Virtudes de caráter do profeta Elias

São várias as virtudes de nosso destemido personagem:

a.    Confiança em Deus
Ele profetizou contra a autoridade, o rei Acabe e sua malvada esposa.
Não se intimidou em cumprir as orientações de Deus. Profetizou a falta de chuva (I Rs 17.1);
Combateu o pecado de Acabe, chamando-o de perturbador de Israel (I Rs 18.18);
Convocou os profetas de Baal a um desafio (I Rs 18.22-40) e;
Predisse a morte do rei Acabe e de sua esposa Jezabel (I Rs 2.17-24).
Somente tendo confiança inabalável em Deus, Elias poderia profetizar naqueles dias.

b.    Dependência em Deus
Ao contrário do que se diz, dependência não é uma tarefa fácil e requer fé. A caminhada deste profeta foi feita com fé e dependência, em um momento estava saciando sua sede em um ribeiro e comendo pão e carne que corvos o traziam; em outro momento sendo sustentado por uma viúva que não tinha nada;  outro momento sendo alimentado por um anjo. Com certeza a dependência de Elias não estava depositada em corvos, pessoas e muito menos nos anjos, mas sim no Deus Jeová que provê o sustento para todos os que nele dependem.

c.    Elias aprendeu a ter intimidade com Deus
Elias em seu ministério sempre esteve atento à voz de Deus, e vivenciou diversos milagres: a multiplicação do azeite e da farinha na casa da viúva, a ressurreição do filho da mesma viúva, o fogo no altar, a divisão do rio Jordão (II Reis 2.8). Somente alguém íntimo de Deus poderia ter feito algo assim. A maior prova desta intimidade é que Deus o tomou para si.
“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.” (2 Reis 2:11-12)

d.    Elias aprendeu a ser fortalecido por Deus
Logo após um de seus feitos mais impressionante, a morte dos profetas de Baal, Elias foi ameaçado por Jezabel de morte, isso levou o profeta a uma depressão, se assim podemos dizer, ficou sem ânimo e desejou a morte.

“Que contraste! Assim é o homem, e assim são os seres humanos. Elias correra inundado pelo êxtase e agora corre acossado pelo medo. A vitória lhe dá asas, o perigo lhe dá “patas”. O profeta vive o triunfo com paixão – e o perigo também.” (Homens de Deus – Jorge Atiencia).
Parecia o fim da história deste profeta corajoso. Mas Deus não o deixou! Um anjo foi enviado até ele com o propósito de lhe dar comida e água. (I Reis 9. 4-7).
Perceba que Deus não intervém para evitar a crise. Deus vai e busca Elias onde ele está, e como está, Deus lhe atende em suas necessidades mais básicas, alimento e descanso. (verso 8 )

Depois deste encontro com Deus suas forças foram renovadas para sua próxima tarefa a ser executada. Para Elias o monte Horebe passou a ter um grande significado, pois foi lá que teve seu encontro fortalecedor com Deus. Apesar de tudo o que fez Deus por ele, ainda reclamou por achar que estava só! (V. 14)

A próxima tarefa de Elias era: Ungir a dois reis e um profeta (Um seria um rei pagão, outro um rei judeu e um profeta camponês), bem como recebeu a resposta de Deus a respeito de estar sozinho. A resposta de Deus soou como um estimulo: “Elias, eu continuo contando contigo!!!”
Por outro lado Deus estava levando o profeta ao amadurecimento quando lhe relata um dado surpreendente.

“Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.” 1 Reis 19:18

CONCLUSÃO

Elias, um Homem de Deus, com um ministério marcado por profecias, milagres, desafios e muitas experiências com Deus.

Muito do que Elias viveu em sua vida, nós também vivemos…

Decepções com pessoas, com governantes e autoridades; nos sentimos sós; nos sentimos esquecidos até mesmo por Deus. Engano nosso.  Deus sempre espera o momento certo para nos fortalecer e revigorar o ânimo para continuarmos a caminhada. Basta buscarmos sua presença e ouvir e ver os sinais do alto.

Não entre na caverna! Pois tenho certeza que Deus quer ver você fora dela!

“Aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia… no momento da necessidade.” (Hebreus 4:16)

Tiago fala de Elias: “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.” (Tiago 5:17)

Deus espera de nós: O Suportar estradas longas, dias longos e pavios curtos?
Por que ele quer isso? Porque ele quer que você confie Nele…

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 5
Usuários Online: 1
Seu IP: 107.20.10.203