Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Exemplo de mãe!

Êxodo 2.1-10

Pr. Jacson Irio Andrioli

Todos sabemos que ser mãe não é somente trazer uma vida à luz, é preciso dedicação, empenho, abnegação e muitas outras qualidades para tornar seu filho ou filha em “alguém na vida”. Muitas vezes, a tarefa de mãe passa a ser um ministério.

Quando olhamos para a bíblia vemos tais exemplos e agora quero te convidar a olharmos para alguns versículos que nos trarão clareza quanto a este ministério, bem como vamos perceber algumas características incomuns nesta mãe.

Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo, e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses. Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo. A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria. A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo. Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”. Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? ”  “Quero”, respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino. Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso”. A mulher levou o menino e o amamentou.  Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”. (Êxodo 2.1-10)

Aqui vemos Joquebede, mãe de Moisés, que ao encargo da filha do faraó se tornou ama de seu próprio filho. O Faraó havia dado ordens às parteiras que quando nascessem meninos, que fossem mortos, e Moisés nasce exatamente neste período. Então sua mãe e toda a família se empenham em escondê-lo até o ponto em que não foi mais possível esconder.

Imagine o que passou no coração desta mãe, se coloque no lugar dela.  O que você faria? Qual seria sua solução para o caso? Os soldados tinham ordens para eliminar qualquer criança do sexo masculino!!!

Imagino que Joquebede não teve outra alternativa… Deus em sua soberana vontade tinha um plano para a vida de Moisés e para salvar o seu povo do Egito.  Hoje nós conseguimos ver isso, pelo fato de lermos a história em sua inteireza, mas a família e principalmente a mãe de Moisés estava vivendo esta história capítulo a capítulo.

Joquebede queria ver seu filho crescer, ser protegido, educado e tudo o que uma boa mãe espera de seu filho.Assim como que uma ironia, o libertador do povo de Deus foi criado pelo próprio inimigo.

Vamos refletir um pouco no grande exemplo de Joquebede e aprenderemos algumas virtudes que podem ser aplicadas a maternidade.

1.    Joquebede é exemplo de Coragem.
Ela sabia que não seria mais possível esconder seu bebê, então ela tomou uma decisão! Optou por algo bastante arriscado. Joquebede teve coragem em vários momentos:

  • Esconder o filho dos soldados;
  • Colocar o bebê dentro de um cesto feito de junco e lançou-o no rio, imagino que este rio escondia seus predadores, posso imaginar em grandes crocodilos do Nilo, ou outros perigos como correnteza, mas ela arriscou!
  • Colocar o menino no rio exatamente na hora em que a filha do faraó estava tomando banho, era um risco e se a mulher decidisse eliminar este bebezinho hebreu? Foi um risco, mas o estímulo da coragem prevaleceu;
  • Outro fator de coragem é o fato de enviar a irmã de Moisés para seguir e espiar o cesto e a reação da filha do faraó, pois ninguém além de suas escravas poderiam estar ali.

Te pergunto o que você faria? Teria coragem de fazer isso? Joquebede teve coragem também de se apresentar perante a filha do faraó para se dispor a cuidar do menino. E se a filha do faraó descobrisse o plano, além de Moises, todos seriam mortos…

Quantas mães tem coragem para fazer coisas inimagináveis para protegerem seus filhos, chegam ao ponto de darem suas vidas por seus filhos. Certamente esta coragem vem de uma única fonte, Deus! Joquebede olhava aquele rostinho e orava a Deus pedindo por um livramento, para que Deus cumprisse seu propsito em seu filho.

Mãe é exemplo de coragem!!!

2.    Joquebede é exemplo de Criatividade.
Veja que mulher criativa. Confeccionou um cesto de junco, aplicou uma camada de betume ou piche, imagino que este material não deveria ser fácil de ser localizado e precisava ser derretido para fazer uma vedação adequada e não entrar água no cesto evitando assim que o menino se afogasse.

Colocou o cesto num lugar estratégico, no meio de arbustos próximo de onde a filha do faraó tomava banho diariamente; usou de sua criatividade para enviar Miriã a vigiar os movimentos do cesto, então na hora certa o cesto foi colocado na água para a correnteza leva-lo até a princesa. Instruiu muito bem a menina caso a princesa se interessasse pelo bebê, ela deveria falar que conhecia alguém que poderia criar a criança do cesto.

As mães sempre são criativas em se tratando de sustento e cuidado com seus filhos. As mães sempre dão um jeito de resolver os problemas de seus filhos. O Espírito Santo sempre capacita mães para criarem soluções para a família. Podemos perceber que Joquebede era uma mulher de oração, por este motivo era inspirada por Deus.

Mãe é exemplo de Criatividade!!!

3.    Joquebede é exemplo de Determinação.
Desde o início, Joquebede agiu com determinação, pois sabia que seu filho era escolhido por Deus, sendo assim sua coragem e criatividade lhe deram a determinação de preservar a vida de seu filho.

Ela não hesitou em colocar o menino no cesto, porque entendeu que seu filho fazia parte de um plano de Deus.

Toda mãe tem este desejo de ver seu filho indo além… sendo e fazendo algo pelo povo, pelas pessoas, e Deus preparou Moisés para liderar o povo de Deus da saída do Egito até a entrada na terra prometida.

Esta é a diferença da mulher que aceita sua maternidade como um ministério, “Eu criarei meus filhos par a glória de Deus”!!!!

Mas tudo também está bem planejado por Deus, e vemos a filha de Faraó a princesa como alguém importante neste plano: Esta moça era a herdeira do trono, mas não tinha filhos, então percebeu que adotando um filho estaria preparando um herdeiro para o império Egípcio.

Veja outra virtude: compaixão. O fato de não ter filhos gerou compaixão em seu coração e adotou o menino Moisés. Por causa da compaixão da princesa, agora Joquebede tinha licença para criar seu filho e ainda seria remunerada para isso.

Toda mãe tem determinação e compaixão para vencer tudo afim de que seus filhos prevaleçam.
Esta garra, motivação faz parte do instinto materno de toda mulher.

Mãe é um exemplo de Determinação!!!

Conclusão:
Vamos aprender com este exemplo de mãe!
Quando uma mãe quer abençoar seu filho ela vai até o fim!!!
Esta mulher não conhecia a Bíblia como nós conhecemos, e nos deixou um grande exemplo de confiança em Deus, marcou sua geração com sua atitude de coragem, criatividade e determinação, pois somente assim seu filho permaneceu vivo para cumprir o propósito de Deus.

Que Joquebede seja um exemplo para você nesta noite e que suas virtudes seja motivação para você abençoar seus filhos. Afim de que o caráter, personalidade, temperamento e espiritualidade seja de acordo com a vontade de Deus.

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 9
Usuários Online: 0
Seu IP: 107.20.10.203