Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Caráter: ou você tem, ou tem!

Pr. Jacson Irio Andrioli

O ser humano se separou de Deus pelo pecado. Sendo assim temos uma tendência natural que nos move de um lado para outro (bem ou mau). São traços e tendências que nos levam a agir em determinadas circunstâncias. Como você se descreveria em relação a seu caráter? Ele é bom? Ou mau?

Seguindo um pouco a influência do Acampamento de Jovens “Pecado Zero” quero ler um versículo junto com você:

“Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor JEOVÁ; vinde e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniquidade não vos servirá de tropeço.” (Ezequiel 18. 30.)

São palavras duras de um pai aos seus filhos desobedientes. Quem sabe esta palavra fale aos nossos corações, pois vimos que hoje o pecado perdeu seu valor e as virtudes de caráter e respeito, bem como pudor estão perdidas em algum lugar no mundo a fora.

Sendo assim, a nossa responsabilidade como detentores da luz de Jesus é alumiar o mundo e apontar para a verdadeira luz que é Jesus e sua palavra.

“Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (Jo.12:24)

Observe os icebergs. Tem pouco mais de 10 % de seu tamanho e volume expostos o restante fica submerso, debaixo da água. Assim são os seres humanos. Apresentamos para o público um pouquinho de nós e o restante fica escondido, e essa parte escondida é o caráter, por isso digo: caráter ou você tem, ou tem!

Caráter nada mais é que a soma de nossos hábitos, virtudes, vícios e evidências de como reagimos em momentos difíceis, ou em situações de fracasso e sucesso. Lembre-se: as crises não formam o caráter do ser humano. As crises REVELAM o caráter de alguém!

1.    Quero te contar como nosso caráter é formado:
Desde muito cedo, ainda crianças inocentes, já temos o senso do certo e do errado, então com o decorrer da vida o caráter é formado, por meio das influências familiares, boas e ruins, por meio do ambiente social em que vivemos (escola, igreja, amizades, etc), também por meio de situações em que vivemos (conflitos, sucessos e fracassos, alegrias ou decepções, erros e acertos). Tudo isso gera o nosso caráter e nossas reações.
“O grão de trigo precisa morrer! Caso contrário não frutifica!!!”

2.    Quero te falar também de atitudes de um mau caráter:
Manter o hábito da mentira, agir enganosamente, ter atitudes de rebeldia, desobediência, faltar com o respeito, atitudes de agressividade e violência, cobiça e roubo, sentir inveja de algo ou alguém, manifestar a ira e a maldade. Veja o que Paulo fala na Carta aos Gálatas:

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

Estas são as obras da carne!!!

3.    E o bom Caráter?
É obediente, sempre age com cordialidade, em suas palavras e atitudes percebe-se a amabilidade, é cordial, negocia com honestidade, manifesta a mansidão nos momentos tensos, tem a presença da paz em sua vida, manifesta a alegria, e age com amor. Tem retidão em seu agir e realizar!
Veja o que Paulo fala a respeito de um bom caráter:

“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”(Gálatas 5:22-23.)

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;”  (Filipenses 2. 14 e 15)

4.     Qual é sua decisão: caráter tratado, ou caráter como o mundo quer?
Existem muitas coisas na vida que NÃO estão sob nosso controle, como por exemplo, a escolha dos pais, o local onde nascemos, a condição social do nosso nascimento e nossos talentos, mas, podemos escolher nosso caráter. Temos condições de fazer escolhas e decidir pelo certo ou errado.

“Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (I Cor. 9:27)

Quero te sugerir algo: aprenda com Jesus um caráter transformado! Quando decidimos ter a Jesus como nosso Senhor e Salvador o Espírito Santo de Deus passa a habitar no nosso espírito. O nosso corpo continua o mesmo, mas nosso coração e atitudes precisam ser tratados.

Deus nos convida a fazer todas as coisas, executar nossas atividades, TUDO, sem murmurar, sem reclamar… Porque? Deus nos convida a ser o exemplo, ser a luz no meio das trevas – “sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis ao meio duma geração corrompida e perversa” como lemos em Filipenses 2. 15.

Quando Jesus crucificou o velho homem, Ele também crucificou a corruptibilidade e perversidade de nosso antigo caráter. Ele nos convocou para buscar o caráter DELE e o Seu padrão de moralidade.

Apartemo-nos do mau e busquemos a santidade de Jesus e sua retidão de caráter. Através dela estamos fortalecidos, revigorados e protegidos do mau e do pecado!

“…mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo.” (I Pe. 1:15-16)

Conclusão:
Quando enfrentamos as falhas que existem em nosso caráter, temos a coragem de reconhecer nossos erros e procuramos nos consertar, então começa um tempo de restauração onde Deus trabalha em nosso favor.

Analise suas reações! Reveja suas atitudes. Veja se há coerência entre o que você fala e a maneira como age.

Falhas no caráter que não são tratadas pelo Senhor tornam-se cada vez mais profundas e destrutivas. Viva o lado santificado da vida e tenha atitudes de um verdadeiro Filho de Deus que reflete a luz e o caráter de Jesus!

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
OUTUBRO:
01/10 - Kelly
04/10 - Mauricio
05/10 - Matheus
08/10 - Noemi
09/10 - Mirian
11/10 - Ana Paula
16/10 - Malcon
21/10 - Meri
22/10 - Marcilene
22/10 - Carlos K.
23/10 - Rosana
25/10 - Keila
29/10 - Ana Paula K.
DATAS COMEMORATIVAS:
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 105
Usuários Online: 1
Seu IP: 3.228.24.192