Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Esperança

Rodrigo Tarabalka

“Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.”  Salmo 33:20-22

A Fé e a esperança caminham lado a lado… A fé é a certeza das coisas que esperam… Portanto, sem esperança não existe Fé.

Esperança em Deus

Alguns vão dizer que esperança é uma ilusão, alguns vão dizer que esperança é uma fantasia, que esperança é para os tolos, porque para alguns não existem evidências razoáveis, para alguns, não existem evidências que comprovem a realidade da esperança.

Porque no mundo onde existe tanto choro, no mundo onde existem tantas tragédias, tantas dores, não é razoável que ela exista, no lugar onde reina a ganância, no lugar onde reina a mentira, o ódio, a deslealdade, o egoísmo, não é racional, não é lógico, não é possível que num lugar como esse possa existir de fato, algo como a esperança.

Porque o que se pode esperar, alguém que tenha perdido a esposa e todos os filhos em um acidente trágico, porque o que se pode esperar alguém que tenha visto todos os seus sonhos desmoronarem de um momento para o outro, que se pode esperar de alguém que acabou de descobrir que está enfermo em um estado terminal, como é que alguém pode sonhar com amor, esperar por amor depois de descobrir que seu parceiro a traira com sua melhor amiga, como é que alguém pode sonhar em se ver livre das drogas, depois de anos de escravidão, como é que é possível que a esperança seja algo real quando tudo ao nosso redor parece dizer ao contrário.

É por isso, que a esperança é um milagre, porque mesmo diante de todas as impossibilidades ela existe, ela existe a esperança é um milagre, porque mesmo diante de todo o desespero do mundo, porque mesmo diante de toda a improbabilidade, ela se manifesta em nossas vidas o tempo todo, todos os dias o tempo todo, é a esperança que nos faz levantar de nossas camas todos os dias é a esperança que nos leva a concluir um curso, terminar o colegial a fazer uma faculdade, é a esperança a que nos leva a querer trabalhar, aquilo que nos leva a querer nutrir relacionamentos, é o que faz a gente querer se casar, ter filhos, é a esperança a que nos faz a querer viver, continuar vivendo.

Certo homem sobrevivente do holocausto que chegou a viver em diversos campos de concentração, esse homem que havia se submetido ao mais alto grau de torturas e algo assim, ele disse que o ser humano pode ficar 40 dias sem comer, três dias ou mais sem água, alguns minutos sem ar, mais nem um segundo sem esperança, nenhum segundo sem esperança.

Mas quando falamos de esperança nós estamos falando do que, do que é que nós estamos falando quando falamos de esperança, porque os dicionários vão dizer que o significado de esperança, é aquilo que se espera desejando é isso que os dicionários vão dizer aquilo que se espera desejando esse é o significado.

E esse significado ele se aplicaria a situações quando dizemos o seguinte, coisas desse tipo, eu espero que hoje faça sol ou espero que o transito esteja livre hoje, ou espero que eu tenha passado no vestibular, eu espero que a entrevista de trabalho flua, flua bem, esperar desejando.

Mas esse sentido do dicionário não é o mesmo sentido a nossa esperança, a esperança Cristã não, não é…, porque os sentidos do dicionário, sentido secular de esperança, não trazem consigo o conceito de segurança o significado de esperança do mundo não traz consigo o sentido de convicção que vem de algo certo, sem dúvidas, e quando a gente diz “eu espero que hoje faça sol” na verdade nós estamos dizendo que apesar de não sabermos, apesar de não termos certeza de que fará sol hoje, o nosso desejo é que se faça.

Quando alguém diz “eu espero que o câncer não seja maligno”, na verdade este alguém está dizendo que ele não tem nenhuma condição de saber se o câncer é maligno ou não, mais ele deseja todo inseguro, espero que não seja.

Mas não é esse o nosso significado de esperança, o sentido Bíblico de esperança, tem outro fundamento. Quando nós Cristãos esperamos, esperamos baseados em algo real, fundamentado em algo certo, quando nós Cristãos esperamos, esperamos baseados na certeza do amor de Deus, não na incerteza. Quando nós Cristãos esperamos baseados na certeza da graça de Deus, quando nós esperamos na certeza da misericórdia, na certeza da justiça, na certeza da fidelidade, na certeza do poder, esperamos na certeza das palavras das promessas do Senhor.
Por isso, não é tolo aquele que tem essa esperança, porque diferente do mundo, essa nossa esperança não se baseia em desejos incertos, mais se baseia no caráter seguro de Deus, se baseia em Deus.
E se nós nos lembrarmos de Abraão, Abraão quando ele mata Izaque, e eu digo isso porque ele já havia feito isso em seu coração, Abraão já tinha matado Izaque antes mesmo de subir ao monte ele já havia feito, quando Abraão matou Izaque ele estava seguro, estava certo, Abraão não hesitou e disse: “bem, eu não tenho condições nenhuma pra saber, eu não tenho em que basear a minha esperança, mais eu espero que algo de bom aconteça por meio disso…”

NÃO, não foi isso que Abraão disse ele estava seguro ele tinha esperança no caráter de Deus, ele tinha esperança no poder de Deus, Abraão não teria matado Izaque sem esperança, e por essa ração a Bíblia nos diz que devemos nos apegar com firmeza a esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel, e por essa razão que a Bíblia nos diz que devemos descansar em Deus, porque DELE vem a nossa esperança, DELE vem à esperança, e é por isso que também o Senhor, ELE vai nos dizer para nos alegrarmos na esperança.

Romanos 5:5 nos diz: Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu. Amém.
Alegrem-se na esperança diz o Senhor, alegrem-se, mais porque qual a razão pra nos alegrar-nos na esperança, porque, nos alegrar-nos na esperança, ora isso é porque nossa esperança no Senhor não é em vão, porque ela está fundamentada no caráter do Senhor, ela não é em vão, ela não é em vão  porque podemos, devemos, nos alegrar-nos, porque nossa esperança no Senhor não é em vão, é possível sonhar, é possível viver mesmo em meio às provas é possível viver e perceber todas as vozes do desespero sendo caladas, porque a nossa esperança no Senhor não é em vão, podemos esperar seguros, podemos esperar seguros de que o socorro está a caminho, porque a nossa esperança no senhor não é em vão, podemos esperar que o alívio esta vindo, podemos esperar seguros de que o sorriso, a alegria ainda é possível.

Não é tolo todo aquele que coloca toda a confiança no Senhor, Cristo Jesus a esperança da gloria. ELE é a nossa esperança, e porque Jesus é a nossa esperança, existe esperança e temos que nos lembrar, existe esperança para mim pra você.

Nós podemos esperar, nós podemos esperar no Senhor, nós podemos esperar por mudanças, nós podemos mudar. Existe esperança pra você, existe esperança para o seu futuro, existe esperança para os seus pais, para a sua casa, para o seu casamento, para os seus filhos, existe esperança para a sua enfermidade e existe esperança até mesmo para a morte.

E ainda mesmo que você não seja sarado, ainda mesmo que pessoas queridas partam, deixando saudades, mesmo assim, mesmo assim é possível esperar por dias melhores, mesmo assim é possível esperar por algo bom, porque Jesus, a nossa esperança, ELE haverá de enxugar toda a lágrima, porque Jesus, a nossa esperança, ELE haverá de consolar todos os que choram e haverá de trazer descanso pra toda a alma aflita que se recusou a dar ouvidos ao desespero.

Porque aqueles que esperam, são aqueles que dizem, eu sei muito bem em quem tenho crido e estou certo de que ELE é poderoso pra guardar o meu depósito, estou certo de que ELE é poderoso pra guardar o meu prêmio, o meu consolo, estou certo de que ELE é poderoso pra guardar a razão da minha esperança até o dia do final, estou certo.

É um milagre, milagre é ver em um mundo onde a desordem predomina que milagre é ver pessoas que não se deixam tomar pelo desespero, e abraçam a esperança pra viver e viver em abundância, viver de fato, é em meio ao desespero, que a esperança encontra o seu propósito, é em meio ao desespero que a esperança encontra a sua razão, porque foi por conta do desespero que a esperança se fez carne, foi para os enfermos que o médico dos médicos veio pra trazer cura, foi para os perdidos que ELE veio fazer um caminho, foi para os desesperados, foi para aqueles que precisam de esperança que ele veio para ser rocha firme e inabalável.

Todos nós precisamos de esperança. Quem aqui precisa de esperança, escute isso. A pergunta que não se deve fazer, nunca é, será que existe esperança para mim, não é essa a pergunta que deve ser feita, mais a pergunta que deve se fazer é essa: de onde vem o meu socorro! A quem eu possa esperar, e a nossa resposta, é essa, o meu socorro vem DELE,, o meu socorro vem do Senhor a minha esperança vem DELE. Você pode esperar, nós podemos esperar no Senhor, a dor não vai durar para sempre, o choro não vai durar para sempre o que vai durar para sempre é a cura, é o consolo, é o alivio, é o descanso, é a alegria, é a paz.

A esperança no mundo falha, mas a nossa esperança no Senhor não é em vão, a sua esperança no Senhor não é em vão, traga a memória, que aquele que é conosco, aquele que também é chamado Deus Emanuel, Deus conosco, Espírito Santo, que aquele que também é chamado de espírito consolador, que ELE venha sobre você confirmar que tudo vai ficar bem, tudo vai ficar bem.

Lembrem-se: não importa as situações, Jesus sempre estará conosco.

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 80 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversariantes:
MAIO:
02/05 - Rose
07/05 - Bertha
15/05 - Calebe
16/05 - Beatriz J.
17/05 - Ernesto
23/05 - Igor
25/05 - D. Margarida
26/05 - Eduarda
27/05 - Vanilda
28/05 - Karen
28/05 - Lucas
28/05 - Leandro

DATAS COMEMORATIVAS:
01/05 - Dia do Trabalhador
12/05 - Dia das Mães
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 41
Usuários Online: 0
Seu IP: 54.146.98.143