Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

Fé para alcançar o milagre de Deus! (Mc 5.25-34)

Pr. Marcos Antonio Ribeiro

Já ouviu alguma expressão como: “não se preocupa, é só ter fé que tudo vai dar certo!” Não está de todo errada, mas fé em quê? Em mim, na minha sorte, no acaso, no destino, ou em Deus!? Em que está firmada, depositada a nossa fé? Na mega-sena da virada; no horóscopo, no meu signo; na roupa branca que eu passei o ano novo, nas 7 ondas da praia, nas sementes de uva na carteira, na lentilha… Pessoas são guiadas pela fé! Ter ou não ter fé não é o “x” da questão e sim no que temos tido fé? Em que temos firmado, depositado a nossa fé?

Muitos têm desprendido muito do seu tempo e energia naquilo que não leva a nada, acreditam e esperam em pessoas e propagandas enganosas, quando na verdade deveriam reconhecer que este ou aquele é tão carente e necessitado como eu sou! Como todos nós somos! Carentes da graça e da misericórdia de Deus!

Há uma história em especial na Palavra que retrata alguns princípios elementares da fé! Essa história é contada no livro de Marcos (Mc 5.25-34), e fala a respeito da vida de uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos. O exemplo de fé dessa mulher nos constrange e ao mesmo tempo ensina princípios pelos quais podemos PELA FÉ ALCANÇAR O MILAGRE DE DEUS.

Olhemos juntos para o que essa mulher já havia passado…

  • Sofria de uma hemorragia há doze anos (v.25)
  • Padecera muito na mão de vários médicos (v.26)
  • Gastou tudo o que tinha… E ainda assim piorava cada vez mais (v.27)

Porém, depois do encontro com Cristo, ele olha nos olhos dela e diz: A TUA FÉ TE SALVOU, A TUA FÉ TE CUROU! Em outras palavras… A TUA FÉ EM MIM TORNOU POSSÍVEL A TUA RECUPERAÇÃO!

A Palavra de Deus fala: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hb 11.6)

Essa afirmação trás consequências maiores. A falta de fé em Deus acaba por ser PECADO!

A FÉ É O MEIO PELO QUAL NOS RELACIONARMOS COM DEUS! Pergunto pra você, “você já orou hoje? Já falou com Deus, colocou os seus anseios, agradecimentos diante dele? Teve aquele tempo devocional entre você e Ele onde você LEU, MEDITOU e OROU?” Estou falando de um relacionamento vertical e horizontal. A medida que temos um relacionamento vertical com Deus, temos comunhão uns com os outros, o relacionamento horizontal! Por exemplo, aquilo que a Palavra de Deus falou comigo hoje pode ser pra edificar a vida do meu irmão! A medida que tenho um relacionamento com Deus, Ele começa a fazer parte cada vez mais das minhas conversas, meu relacionamento horizontal!

Creio que você respondeu que já falou com Deus hoje né!? Você ouviu a voz Dele audível dizendo… “FULANO!” Talvez sim, talvez não, MAS VOCÊ SABIA QUE ELE ESTAVA LÁ! ISTO É FÉ!!!

Jesus compara a fé como um grão de mostarda! Uma semente extremamente pequena, mas quando plantada, torna-se a maior de todas as hortaliças! Isso significa que por menor que seja, precisa ser cultivada para que possa trazer o resultado que necessitamos.

Um dos maiores atos de fé da Bíblia foi ilustrado pela vida dessa mulher que convivia com um fluxo de sangue há doze anos! A atitude dela nos ensina como exercitar a nossa fé para alcançar o milagre de Deus. Existem TRÊS princípios pelos quais podemos colocar em prática a nossa fé:


1 – OUVIR:

Paulo fala em Romanos 10.17 que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” O texto diz que aquela mulher OUVIU falar de Jesus. Ela ficou sabendo quem era Jesus e as maravilhas que ele operava! Não pelo bate papo do Facebook, não por mensagem de SMS, não por notícias no jornal, mas pelo testemunho pessoal daqueles que estavam ao redor dela.  Depois de ter chegado a um estado de desesperança total, depois de ter gasto tudo o que ela tinha com médicos, que ao invés de leva-la a cura, cada vez mais a situação dela piorava… Ela ouve falar a respeito de Jesus.

Queridos, Paulo fala que a fé vem pelo ouvir a PALAVRA DE CRISTO. Aqui nesta porção Paulo não fala “pelo ouvir da Palavra” diretamente, porém, indiretamente o nosso “testemunho da Palavra de Cristo” é baseado na Bíblia.

Volto a falar sobre relacionamento vertical, com Deus! Sabe por que!? Se não temos contato com a Palavra de Deus, nossa fé consequentemente será pequena. Este é um bom exemplo. Pergunte a si mesmo: “CRISTO FAZ PARTE DAS SUAS CONVERSAS, DOS SEUS ASSUNTOS!?” Talvez esse é um bom questionamento para cada um de nós! Jesus fala em Mt 12.34 que “a boca fala do que o coração está cheio!”

O testemunho dos irmãos gera em nós a certeza de que Deus vai adiante preparando o caminho daqueles que buscam fazer sua vontade verdadeiramente. Por que eu estou falando isso? Porque o ouvir da Palavra de Cristo, do testemunho do que Ele era capaz de fazer chegou até os ouvidos daquela mulher, e isso gerou dentro dela uma certeza de que Deus também poderia curá-la, assim como Ele já havia feito com várias pessoas.

AQUELA MULHER OUVIU A PALAVRA DE CRISTO E ISSO GEROU UMA CERTEZA NA VIDA DELA…

2 – VISUALIZAR:

Aquela mulher vislumbrou a sua cura em Cristo! Mesmo que em sua soberania Deus não a curasse, ela sabia que somente Ele era capaz!!!

As doenças, os problema financeiros, os problemas conjugais, as crises, criam em nossa mente um cenário de derrota, de destruição e fracasso. “Olha como está a minha vida! Como eu deixei chegar num ponto desse! Eu não sou capaz de resolver isso!” E NÃO É MESMO!!! Mas é aí que a fé na palavra viva de Cristo entra em ação.

Aquela mulher sabia que Ele era capaz de operar aquele milagre. Nós sabemos que o nosso Deus opera milagres hoje também! Deus em sua Soberania pode curar a sua enfermidade, Deus pode cuidar dos seus problemas financeiros, Deus pode restaurar o seu casamento, Deus pode te dar vitória na sua crise! Mas você precisa VISUALIZAR isso, e você visualiza a medida que se dispõe prostrado diante Dele! (prostrar-se é um gesto que em palavras diz: O SENHOR ESTÁ NO CONTROLE, NÃO EU!).

Aquela mulher teve essa atitude. Ela foi ao encontro com o pensamento que relata o v.28 “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Ela tocou no seu manto e foi curada. Após este acontecimento Jesus veio ao seu encontro, então o texto fala no v.33 que ela “prostrou-se aos seus pés”.

Você precisa prostrar-se diante de Deus, se dispor à ele, para que em sua Soberania, o seu milagre possa alcança-lo. Não sei qual é a sua necessidade hoje, talvez você pense “não sei nem por onde começar!!!” BUSQUE ajuda, procure a sua igreja, o seu pastor, o seu líder, abra o seu coração diante de Deus! Ele pode e quer te ajudar, mas você precisa dispor-se diante dele sabendo que Ele tem o controle, firmando a sua fé Nele!

Aquela mulher ouviu a palavra de Cristo, essa palavra gerou nela a certeza de que Deus em sua soberania pode todas as coisas. Ela visualizou que Jesus era o único que poderia curá-la, e chegou-se até ele e experimentou do Seu milagre! Isso foi possível porque ela entendeu que podia…

3 – CONFIAR:

O texto não dá evidências de que em algum momento essa mulher duvidou de que Jesus era capaz de curá-la! Pelo contrário, ela visualizava mentalmente que se ela somente tocasse no manto de Jesus seria curada! Ela confiava desde o princípio!

Em Hebreus 11.1 temos uma definição do que é a fé:  “Ora, a fé é a CERTEZA daquilo que esperamos e a PROVA das coisas que não vemos.” Essa definição de fé nos leva a certeza de que a fé não é um simples ato de emoção ou sentimento, mas sim de razão! É um ato de confiança no Deus todo poderoso!

Queridos, quando colocamos pedidos de oração diante de Deus, ou quando um irmão pede as nossas orações por uma enfermidade ou qualquer outra situação, você crê verdadeiramente que o nosso Senhor pode curar? Falamos a pouco que os problemas financeiros, os problemas conjugais, as crises criam um cenário de derrota na nossa mente! Você crê verdadeiramente que Deus pode reverter todas essas situações? Isso é ter fé!

Concluindo, lembro-me da história de fé de um homem que viveu no século XIX. George Müller, nascido na Alemanha, e durante mais de sessenta anos de ministério, iniciou 117 escolas que educaram mais de 120.000 jovens e órfãos; distribuiu 275.000 Bíblias completas em diferentes idiomas além de grande quantidade de porções menores; sustentou 189 missionários em outros países; e sua equipe de assistentes chegou a contar com 112 pessoas.

Seu maior trabalho foi dos orfanatos em Bristol, na Inglaterra. Chegou a incluir cinco prédios construídos por ele mesmo, com nada menos que 2000 órfãos sendo alimentados, vestidos, educados e treinados para o trabalho. Ao todo, pelo menos dez mil órfãos passaram pelos orfanatos durante sua vida. Só a manutenção destes órfãos custava 26 mil libras por ano. Eles nunca ficaram sem uma refeição, mas muitas vezes a resposta chegava na última hora. Às vezes sentavam para comer com pratos vazios, mas a resposta de Deus nunca falhava.

No decorrer da sua vida, Müller recebeu o equivalente a sete milhões e meio de dólares, como resposta de Deus. Além de nunca divulgar suas necessidades, ele tinha um critério muito rigoroso para receber ofertas. Por mais que estivesse precisando (pois em milhares de ocasiões não havia recursos para a próxima refeição), se o doador tivesse outras dívidas, se tivesse evidência de que havia alguma atitude errada, ou alguma condição imprópria, a oferta não era aceita. E mesmo quando tinha certeza de que Deus estava dirigindo para ampliar o trabalho, começar uma outra casa, ou aceitar mais órfãos, ele nunca incorria em dívidas.
George Muller nunca precisou se desesperar. E ainda nos deixou uma lição em uma frase.  “O início da ansiedade é o fim da fé, e o início da verdadeira fé é o fim da ansiedade.”

George Muller não viveu nos tempos de Jesus, não viu Jesus passando na sua frente e nem tocou no Seu manto. Mas ele OUVIU, aos 20 anos de idade a Palavra de Cristo, ele VISUALIZOU aquilo que Deus poderia fazer através de sua vida e CONFIOU no Deus todo poderoso. Um exemplo de fé que mesmo servindo pratos vazios sabia que Deus iria prover o alimento necessário! Diante de exemplos tão grandes como esse a nossa oração talvez seja: “Me perdoa Deus? Porque inúmeras vezes os meus medos foram maiores que a minha fé.”

Você pode mudar essa história HOJE! Tenha fé para alcançar o milagre de Deus. FALE e também OUÇA a Palavra de Cristo, VISUALIZE e CONFIE que Deus está no controle!

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo para você conhecer mais sobre a Palavra de Deus.

Aniversários do Mês:
OUTUBRO

01 - Kelly
04 - Maurício
05 - Mateus Fipke
08 - Noemi
09 - Mirian
09 - Sandra
11 - Ana Paula
13 - Plínio Filho
16 - Malcon
21 - Meri
22 - Marcilene
22 - Carlos K.
23 - Rosana
24 - Lorena
27 - Vanessa
29 - Ana Paula K.
31 - Taty
Eventos do mês:
08/10 - Almoço Comunitário- 12:30 horas, R$ 22,00 por pessoa.
12/10 - Festa das Crianças - Das 14:00 às 17:00 horas.
21/10 - Café Colonial - 14:30 horas - R$ 25,00 por pessoa.
Datas comemorativas:
12 - Dia das Crianças
15 - Dia dos Professores
31 - Reforma Protestante
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 127
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.157.81.13