Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Conquistando Jericó

Pr. Jacson Irio Andrioli

Jericó é uma antiga cidade bíblica situada na Palestina, ficava às margens do rio Jordão. O nome Jericó significa perfumado. Acredita-se que Jericó seja uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, e uma importante fonte de informações sobre as antigas habitações humanas no Oriente. Jericó é mencionada mais de 70 vezes na Bíblia Hebraica. Antes da morte de Moisés, Deus mostrou-lhe a Terra Prometida no quinto livro da Torá, e Jericó era um ponto de referencia: Jericó é descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição  judaico-cristã ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés. Jericó também é mencionada várias vezes no Novo Testamento.

Quero te convidar a lermos os relatos Bíblicos a respeito desta Cidade e de tudo o que aconteceu com ela. ( Josué 6. 1 ss)


Jericó tinha uma localização privilegiada, tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Arqueólogos escavaram as ruínas de Jericó e encontraram sinais de um muro que deveria ter 2,5 m de espessura e 9 m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha e tanto! Sem contar com a posição que a cidade estava edificada, ficava em um local elevado e suas muralhas lhe proporcionavam grande proteção e uma visão ampla dos soldados que estavam a postos para proteger a cidade, e seus moradores.
Com esta história de fé podemos aprender três atitudes, que nos ajudarão a passar por cima de muros/dificuldades que nos sobrevirão.

1.    Atitude de ouvir e obedecer

O Senhor falou com Josué (6.2-4) dando a ele claras instruções sobre o que fazer. Josué testemunhou a morte de uma geração inteira que não ouviu os conselhos de Deus, tornaram-se desobedientes e se foram.
A geração que estava sob comando de Josué, tinha características e atitudes diferentes. Eles tinham seus corações preparados e dispostos a ouvir, talvez porque foram treinados no deserto.
Para que as muitas muralhas caiam em nossas vidas  temos que ter a mesma atitude de ouvir o que o Senhor fala e obedecer.A vontade de Deus é que eu e você vençamos os obstáculos da vida em toda e qualquer área, mas para isso a atitude de ouvir as instruções deve ser nossa prioridade e em segundo lugar, depois de ouvirmos, obedecer tais instruções.
A palavra de Deus é rica em orientações sobre a vida familiar, sobre finanças, sobre saúde, sobre relacionamentos e muito mais, é só querer procurar. (Hebreus 1.1 e 2) Deus fala por meio dos testemunhos de Cristo e por meio de pessoas.Aquele que não tem disposição para ouvir e praticar as palavras de Deus ficará de fora das promessas de Deus.
Lembra de uma frase que Jesus repetiu algumas vezes: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

2.    Atitude de paciência/espera

A orientação foi clara. Veja o versículo 10.
Imagine uma multidão de cerca de quarenta mil homens (Josué 4.13) esperando em silêncio por seis dias a manifestação de Deus. Ficaram firmes, pacientes, confiantes e inabaláveis, esperando o tempo certo de agir.
Precisamos aprender a esperar com confiança, sem ansiedade.(Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele… ou Não andei ansiosos de coisa alguma)
Deus está e tem o controle de todas as coisas.Muitos cristãos não sabem esperar o tempo de Deus. Deus é Senhor do tempo e soberano sobre todos os acontecimentos nos céus e na terra. Jesus disse com ênfase:  “não andeis ansiosos de coisa alguma.” (Mateus 6.31)
“Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia” (Salmo 84:12

3.    Atitude de avançar/seguir em frente

Os israelitas obedeceram. Começaram imediatamente (Josué 6:6-7) e continuaram durante seis dias (6:8-14). No sétimo dia, rodearam a cidade sete vezes e seguiram as instruções especiais (6:15-21). Entre outras coisas, Deus falou para evitar certas coisas condenadas (6:18-19). Os sacerdotes tocaram, e o povo gritou, subiu, tomou a cidade (6:20) e queimou as coisas nela (6:24).
Finalmente, no dia “D” chegou, o sétimo dia, as muralhas ruíram ao som das trombetas e do grito do povo e tomaram Jericó (6.20).
Pela graça, Deus lhes entregou as cidades e a terra. Pela fé, eles pelejaram, tomaram e possuíram a terra. Qualquer falha na conquista foi culpa do povo por não obedecer – conseqüência de uma falta de fé – e não culpa de Deus, pois a graça não falhou (21:45; Juízes 2:2-3).
De maneira muito consciente e madura, avançaram dentro dos limites estabelecidos e, como haviam prometido, pouparam Raabe e toda a sua família. Era somente a primeira cidade de muito mais que viria adiante.

“Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias” (Hebreus 11:30

Conclusão:

O processo para a vitória está disposto, Deus nos ensina com o exemplo desta grande vitória.
Ouça a voz de Deus e obedeça!
Espera e exercite a paciência para ver a direção certe de onde atacar. Assim também em nossas vidas existem os  momentos de avançar. Aqui não é hora de ouvir, de esperar, de questionar. Quando as barreiras caem, portas são abertas, pontes construídas, ou conexões estabelecidas, simplesmente avance. Afinal, Jesus estabeleceu que: “as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja.”

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens” para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 35
Usuários Online: 2
Seu IP: 34.207.146.166