Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

A unidade orgânica da Igreja (I Coríntios 12.12)

Pr. Jacson Irio Andrioli

Estamos vivendo uma nova fase em nossa igreja e creio que será para melhor. Amém? Mas, não só por estarmos no propósito de construirmos um novo templo, mas sim para conquistarmos mais pessoas para estarem do lado de Jesus e recebendo a Palavra do Senhor.
Para tanto, há uma necessidade: compreendermos o que é “corpo” e qual a minha e a sua importância e função neste corpo. Vamos ao texto de I Coríntios 12. 12 ao 31.
Este texto é muito bom para compreendermos nossa importância e função.Veja que Deus usa o apóstolo Paulo para falar sobre o corpo, e convenhamos, de uma maneira muito compreensível onde conseguimos entender que fazemos parte deste organismo vivo que se chama igreja/corpo. Onde todos são batizados pelo mesmo Espírito, sendo assim o Espírito está em nós.

1. Diversidade (v. 14 – 20)

Fazemos parte de um corpo e cada um de nós tem uma função específica, independente de estarmos ou não em evidencia, mas fazemos parte uns dos outros.
Cada um de nós foi criado por Deus de maneira única.Deus é tremendo! Nossas características, temperamentos e formas de pensar nos diferem também.
Mas Deus nos dotou com capacidades, habilidades, dons e talentos para servir ao corpo, não para nos engrandecer.
Veja bem:
Uma igreja/corpo é constituída de pessoas.

  • Pessoas são falhas;
  • Pessoas são tem problemas;
  • Pessoas tem pecados;
  • Pessoas reclamam, mas também amam;
  • Pessoas precisam de pessoas;
  • Pessoas vivem apaixonadas;
  • Pessoas superam;
  • Pessoas se esforçam;
  • Pessoas precisam de Deus e de sua palavra.

E você, é uma pessoa? Você é parte de um corpo?
Nesta diversidade, somente Deus pode fazer algo bom e bonito, pois todos os que se juntam neste corpo são imperfeitos. Isso soa estranho para você? Mas é bem nesta diversidade que Deus pode nos tratar e nos moldar.

  • Dentro de igrejas existem pessoas que não se gostam;
  • Dentro de igrejas existem pessoas que não se perdoam;
  • Dentro de igrejas existem pessoas que se doam umas as outras;
  • Pessoas que servem.

Os que estão seguindo de fato a palavra e os princípios de Deus servem, os outros infelizmente, ou acertam suas vidas pela palavra, ou sofrerão as consequências. Veja: Mateus 6. 14 e 15 e Efésios 5.23.

2. Indiferença

Esta palavra é o que tem causado muitos males dentro de igrejas neste século. (v. 21) As vezes nos colocamos em lugares tão altos que dizemos que não precisamos dos demais. Este é o problema de líderes que não delegam, preferem fazer tudo por suas próprias forças até a exaustão.

3.  Desigualdade (v. 22 e 23)

Qual parte do seu corpo é mais importante para você? Fique de olho para não colocar honra naquilo que não merece honra!
Dentro da igreja existem pessoas doentes, fracas em sua fé, o que fazer com estes? Deixar a míngua?
A palavra de Deus nos diz para carregarmos estes em oração. Em Romanos 14.1 lemos que os fracos na fé não podem ser deixados… Os fracos devem ser cobertos de amor, com apoio e oração. Hoje na escola bíblica aprendemos o quanto Deus é longânimo conosco, e se Ele é assim para conosco, o que nos impede de sermos para com nossos irmãos? (Gálatas 6.1-2).

4. Coordenou (v. 24 e 25)

O significado da palavra coordenar é: Dispor em certa ordem, segundo determinado sistema; organizar, arranjar. Um dos sinônimos de coordenar é: Combinar. Isso te diz algo?
Deus consegue combinar gênios, temperamentos e gostos totalmente diferentes juntos para fazerem sua obra, e o mais incrível disso é que somos todos interdependentes uns dos outros.
Glória a Deus!   Eu preciso de você e vocês precisam de mim.
Agora quer saber por que fomos batizados pelo mesmo Espírito? Para que Deus se faça dentro de cada um de nós e nos tornemos cooperadores da sua grande obra aqui na terra, que é tornar Jesus conhecido por todos os homens da face da terra.
Sendo assim é o Espírito Santo de Deus que vai tocar nossos corações duros e nos levar a acertarmos nossas situações pendentes, sejam elas conosco mesmo ou com nossos irmãos.
Lembra que te falei que em igrejas existem pessoas que não se gostam e não se perdoam, quer saber quem sofre com isso? (V. 26)
O corpo todo sofre! O corpo fica mancando quando pisamos em um espinho, o corpo fica com febre quando tempos uma inflamação nos rins. Não é só o órgão que sofre, não é só aquele irmão que sofre, todo o corpo sofre.
E isso infelizmente se não for acertado, impedirá o desenvolvimento do corpo/igreja de Jesus na cidade de Ponta Grossa.
No domingo passado estávamos num culto em São Luiz – MA, onde o pastor perguntou à congregação: “Você tem sondado seu coração pra ver se existe algum pecado ou sentimento seu que tem impedido o crescimento da igreja?” Isso te diz algo?

Conclusão:

Eu e você somos parte deste corpo, e eu sinto quando algo de errado acontece com cada um de vocês, com suas perdas, e me alegro com suas vitórias, isso é vida em comunidade, isso é igreja, isso é corpo.
Eu e você estamos interligados, se eu peco vocês sofrem, se eu tenho vitórias todos recebem os respingos de minhas vitórias e isso é recíproco. (V. 27 ao 31)
Não se preocupe com sua posição, esteja no corpo, viva com este corpo, coopere com este corpo, para que ele cresça e de frutos.

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” (1 Coríntios 3:9)

Veja: I Coríntios 15.58
Busque com zelo os melhores dons, não para aparecer, mas para dedicar-se ao Senhor e ao seu serviço;
Busque com zelo, para receber os benefícios e colocá-los em favor dos fracos na fé, apoiando-os e auxiliando-os a crescer;
Busque com Zelo, para desenvolvê-los na seara do Senhor.
Libere seu coração para ser cheio do Espírito Santo;
Libere seu coração e acerte seus desapontamentos e desafetos a fim de que o corpo todo seja sarado e se desenvolva para a glória de Deus.
Veja: Efésios 5.23

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 100 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversários do Mês:
DEZEMBRO

01 - Brunilda
03 - Rubens
03 - Karol R.
06 - D. Ida S.
09 - Daiani
09 - Moisés
17 - Jane
18 - D. Marli
24 - Alexandre
25 - Kiko
25 - D. Tere
29 - Anna Herta
Datas comemorativas:
10/12 - Dia da Bíblia
19/12 - Emancipação do PR
25/12 - Natal
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 24
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.221.93.187