Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Ide e fazei discípulos

Pr. Jacson Irio Andrioli

“Ide e fazei discípulos”.  Você sabe o que significa esta frase?
Primeiro precisamos entender os versículos de Mateus 28. 18-20. Jesus já tinha passado por todo o sofrimento da morte e já estava ressurreto quando falou estas palavras aos seus discípulos. Este encontro foi marcante, os discípulos estavam vendo o poder de Deus em seu Mestre, e tudo o que ele havia ensinado e dito está se cumprindo. Jesus já tinha aparecido outras vezes aos seus discípulos, mas esta última, foi marcante porque deu instruções importantíssimas. Jesus fala de sua autoridade, porque a vitória sobre a morte lhe conferiu tal autoridade, esta palavra tem uma abrangência maior ainda, pois Jesus cheio da autoridade de Deus tem poder para ver diante de seus olhos todas as coisas, inclusive o que pensamos, falamos e fazemos.

1. Ide e fazei discípulos

Esta é a frase que define a grande comissão dos filhos de Deus, todo aquele que tem Jesus no coração e guarda as palavras de Deus é comissionado, convidado, estimulado a fazer discípulos.
Mas o que é um discípulo? Você saberia me definir este termo?
Discípulo é todo aquele que recebe instruções, que segue as idéias, aluno que imita os exemplos de outro. Em outras palavras é andar no mesmo passo, colocar o pé onde o outro colocou.
Você se considera um discípulo de Jesus, ou já foi discipulado por alguém?
O interessante nestes versículos é que não é Pedro, João, e nem Paulo que estão enviando, mas é o próprio Cristo ressuscitado que está nos enviando com a Sua autoridade a fazermos outros seguidores de cristo como nós somos.
Já escutei muitas desculpas:

  • Eu ainda não estou preparado… 
  • Eu estou na fase de receber e não de dar…
  • Eu não sei fazer isso…
  • Eu não tenho tempo…

Não vou comentar sobre estas frases, mas uma coisa vou falar: temos recebido tanto de Deus e poderíamos e podemos compartilhar um pouco com alguém que não tem nada…
Quando eu fazia discipulado com o Pr. Charles Kloc, ele me desafiou a discipular outros dois rapazes mais novos que eu. Eu não tinha nenhum diploma de discipulador, não tinha muito conhecimento bíblico, mas eu tinha vontade de compartilhar o pouco que eu tinha com outros que não tinham nada.
Deus disse a Abrão:

“Sai da tua terra e vai para a terra que te mostrarei… e te abençoarei… serás uma grande nação…” (Gênesis 12.1-3).

Isto foi uma meta. Uma visão de futuro. Sai de lá e vem pra cá. Daqui até ali. Isto é uma instrução objetiva, pois Deus sempre trabalha desta maneira.
Veja: O Senhor tirou Abraão de um lugar onde ele não gerava para poder gerar. Deus tirou Abraão de um lugar onde ele não sonhava e o ensinou a sonhar.
Assim Deus também faz com você. Ele não quer tirar você de Ponta Grossa, mas Deus quer tirar você de sua linha de conforto para te levar a uma situação, onde você também possa gerar discípulos.
Jesus não estava simplesmente falando: ide e pregai, convidem as pessoas para irem a igreja. Não, o Senhor queria muito mais, Jesus queria discípulos, muitos discípulos, não queria a igreja cheia, ou uma multidão, queria discípulos.

Definimos que o Ano de 2013 seria o Ano do Crescimento, eu entendo que um dos meios para crescermos é gerarmos discípulos.

2. Ensinando-os (v. 20)

Você só pode ensinar o que sabe e o que vive!
Talvez este seja o maio limitador de não nos envolvermos com discipulado, ou por que não sabemos, ou por que não vivemos… Mas quero te sugerir que se deixe ensinar, para que possa ensinar a outros.

3. Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo

O Batismo que Jesus está falando não é o mesmo batismo que João Batista pregava… A novidade deste batismo, instituído pelo Cristo Ressuscitado, é que Jesus Cristo entrou nele e tornou-se o seu conteúdo, através da sua morte e ressureição. Ser batizado significa agora, morrer com Cristo e erguer-se com ele para uma vida nova.Em outras palavras Jesus estava dizendo: ensinem a cumprir tudo o que eu tenho mandado.
Para concluir Jesus diz:

“Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

Se depender de nós, o fracasso é eminente; se depender de Cristo, a vitória é certa. Aproprie-se da autoridade de Cristo. Aí, fazer discípulos se torna apenas uma expressão de quem Jesus é: soberano sobre terra e céus.

 

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 74
Usuários Online: 0
Seu IP: 3.84.186.122