Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Sofrimento X Graça Suficiente

Pr. Jacson Irio Andrioli

Na escola da vida, as coisas se apresentam  de forma diferente: primeiro vivenciamos a prova e depois aprendemos a lição. A dor vem antes e depois o aprendizado; primeiro o sofrimento, depois o consolo.

Como foi que o apóstolo Paulo enfrentou o sofrimento? Paulo, com uma grandeza de emoções e sentimentos, soube muito bem experimentar alegria no sofrimento. Alegria sobreposta aos problemas; alegria apesar das calúnias; alegria apesar da morte.

Paulo afirmou que as coisas espirituais estão acima das materiais; o futuro é melhor do que o presente; e o eterno é mais importante do que o temporal. Paulo aprendeu não apenas a sobreviver às circunstâncias adversas, mas ainda a gloriar-se nelas e sair delas vitorioso.

Paulo fala das revelações extraordinárias quando foi arrebatado até o terceiro céu e do espinho na carne. (Leia: 2Co 12.1-9). Há um grande contraste que podemos perceber entre essas duas experiências:

  • Ele foi do paraíso para a dor; da glória, ao sofrimento.
  • Experimentou a bênção de Deus no céu e a bofetada de Satanás na terra.

Paulo tinha ido ao céu, mas agora, aprendeu que o céu pode vir até ele. Algumas coisas podemos aprender com os exemplos de Paulo.

Em primeiro lugar, há um propósito em cada sofrimento. Na introdução de sua segunda carta aos Coríntios, Paulo diz que o nosso sofrimento e a nossa consolação são instrumentos usados por Deus para abençoar outras vidas.(2Co 1.3) Na escola da vida, Deus está nos preparando para sermos consoladores.

No domingo passado, eu lhes falava sobre o consolo, e que o propósito do Senhor é usar nossas experiências para podermos e termos como ajudar outros a alcançarem o consolo.

Paulo rogou ao Senhor três vezes para remover o espinho de sua carne. Aprendeu, porém, que quando Deus não remove “o espinho”, é porque tem uma razão. Deus não desperdiça sofrimento na vida de seus filhos. Sempre há um propósito para que haja crescimento e aperfeiçoamento, porém, sem que surja o ensoberbecimento.

Em segundo lugar, é possível que Deus resolva revelar-nos o propósito de nosso sofrimento. Na maioria das vezes somente vamos descobrir isso depois de termos passado por todas as provas e vivido o consolo d`Ele. No caso de Paulo, Deus decidiu revelar-lhe a razão do “espinho” em sua carne: que era evitar que Paulo ficasse orgulhoso.

Na oração de Paulo, ele não perguntou para Deus POR QUE estava passando por tal sofrimento, apenas pediu que o Senhor removesse de sua carne. Em nosso caso, para e pense: qual é sua primeira oração quando se inicia uma situação de sofrimento e perda?

Deus revela as razões do sofrimento aos seus filhos, veja alguns exemplos:

  • Revelou a Moisés a razão por que não lhe seria permitido entrar na Terra Prometida.
  • Disse a Josué porque ele e seu exército haviam sido derrotados em Ai.

O nosso sofrimento tem como principal finalidade nos levar a humildade, nosso aperfeiçoamento, nos lapidar para sermos usados.

Em terceiro lugar, o sofrimento pode ser um dom de Deus. Temos a tendência de pensar que o sofrimento é algo que Deus faz contra nós e não por nós. Jacó disse num momento difícil da vida: “Tendes-me privado de filhos; José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas coisas me sobrevêm” (Gn 42.36).  Jacó pensou que Deus estava trabalhando contra ele, quando Deus estava trabalhando por ele.

Com a situação do espinho na carne de Paulo, Deus o protegeu contra algo que mais lhe causava preocupação: o fato de ser desqualificado. Deus em sua infinita sabedoria tem a maneira certa de nos proteger de nós mesmos, mesmo que isso implique em termos um espinho na carne. Paulo compreendeu que o sofrimento era algo que Deus estava fazendo a seu favor e não contra ele.

Em quarto lugar, a graça de Deus nos é suficiente no sofrimento. Paulo recebeu uma resposta inesperada de Deus. Imagino que ele esperava que Deus tirasse de sua carne tal espinho. Mas esta era a resposta que Paulo precisava. Deus não deu a Paulo o que ele pediu, deu-lhe algo melhor, melhor que a própria vida: a sua graça.

Quantas vezes me pego pedindo por algo melhor… Sem compreender que o que tenho, a graça de Deus, é suficiente para minha vida. Quando conseguirmos entender que depois da dor e sofrimento experimentaremos a graça do Senhor, passaremos a enfrentar o sofrimento de maneira a logo, logo alcançarmos a vitória.

Agora te pergunto: O que é graça?  Graça é a provisão de Deus para cada uma das nossas necessidades. Se a graça de Deus foi suficiente para um homem que deixou todas as glórias de seu passado para pregar o evangelho e plantar igrejas em ambientes hostis, como as províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. Se a graça de Deus foi suficiente para um homem que sofreu tudo o que sofreu, prisões, açoites, apedrejamento, naufrágios, desprezo e o próprio martírio, tenho plena certeza de que essa mesma graça divina é mais do que suficiente para qualquer sofrimento que você e eu venhamos a enfrentar!

Conclusão:
Tenho certeza que Paulo não se orgulhava do seu passado e de tudo de errado que havia feito, assim como eu e você não nos gloriamos nisso, sabe porque? Paulo, por inspiração do Espírito Santo, deixou-nos a dica: leia FILIPENSES 3.13.
Portanto, se estamos passando por tribulações, olhe para frente. O mundo não acabou, a vida não parou, enquanto você tem fôlego, enquanto seu coração bate, enquanto o Espírito de Deus habita em você – seja quem você for, esteja na condição que estiver, tenha a idade que tiver – há esperança para você, há um futuro para você, há planos de Deus para você!
Avancemos então!
Busque a Deus em sua palavra, em oração e jejum, peça direções específicas, sobre todos os aspectos do sofrimento. Certamente Deus te responderá! Mas creia em uma coisa: Deus tem a graça suficiente para você suportar e superar todos os obstáculos. Não estamos sozinhos nessa caminhada, Deus irá construir junto com você a estrada até o fim.

 

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 82
Usuários Online: 3
Seu IP: 3.84.186.122