Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

O Plano de Deus e a Família

Série: Família: para ser feliz!  –  Parte IV

Pr. Jacson Irio Andrioli

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam…” (Salmo 127.1)

Todos nós sabemos que uma casa começa a ser construída de baixo para cima. Começamos com o alicerce, depois as paredes, depois o telhado e então por último fazemos as instalações de água, luz e o acabamento de beleza, pisos, portas e janelas.
Se olharmos friamente para uma construção, não conseguiríamos ver o agir de Deus e os exemplos que estão colocados nela. Precisamos entender melhor como Deus vê a nossa casa e como podemos edificá-la na presença de Deus.


Uma casa completa não é aquela que tem todos os móveis e utensílios, e sim quando tem o que é da vontade de Deus, dentro dela.
Como será que é a casa que Deus planejou para seus filhos???

1. O alicerce (Efésios 2.20-22)

Jesus é a rocha, firme, onde podemos apoiar edificar nossas casas.

2. A paredes (Neemias 4.14)

“E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.” (Neemias 4:14)

As paredes da casa são a proteção do lar a barreira que impede a entrada das coisas do mundo e do maligno. Isso é tarefa de cada um na família. No tempo de Neemias edificaram um muro ao redor da cidade com as casas cercando a cidade e cada família edificou o muro perto da sua casa

3. O telhado (Salmo 91.1)

A presença do Senhor sobre nossas casas e famílias nos protege de muitas coisas.Debaixo da Glória do Senhor temos um esconderijo, temos a proteção e a cobertura espiritual que necessitamos para vencer as tribulações e a força do vento das tentações em fazer com que a família se desfaça.
Se não tiver água e luz em uma casa fica muito mais difícil de se habitar nela, pois hoje nos acomodamos com as facilidades, não precisamos mais tirar água de poços e nem acendermos lampiões em nossas casas, mas precisamos da Água e da Luz de Jesus fazendo a diferença em nossas casas.

4. Água é igual a Fé (João 7.38)

Quando falta água, não se lava mais louça, roupas, ficamos sem banho e tudo fica mais difícil.
Agora, imagine ficar sem Fé, pois é por meio dela que temos o fluir da presença de Deus em nossos lares.

5. A Luz é a Palavra de Deus (Salmo 119.105)

A bíblia deve ocupar um lugar especial em nossas casas.Não quero dizer aquele lugar especial na estante ou em cima da mesa, mas um papel especial e fundamental, pois é da Palavra de Deus que recebemos a instrução para nos mantermos em pé, firmes, com direção certa e lugar garantido na presença de Deus.

Você já imaginou uma casa de cabeça para baixo? Vivemos em tempos que a família perdeu sua referência de ser um lar. Tudo ficou ao contrário:

  • As pessoas não gostam de ficar em casa.
  • O casamento tem sido desvirtuado.
  • A maternidade foi desvalorizada.
  • Poucos sabem o que é uma família no sentido patriarcal com pai, mãe e filhos.

Você já deve ter lido ou ouvido de um Rei que estava doente para morrer e Deus deu a ele uma chance de organizar sua casa. O nome deste rei é Ezequias!(II Reis 20.1-7) Esta História você pode ler depois.

Ezequias recebeu uma notícia muito ruim, que sua enfermidade o levaria ao túmulo… O que ele fez? Ouviu a ordem de Deus por meio do profeta Isaias: “põem tua casa em ordem”
Imagina você recebendo esta ordem: Coloque tua casa em ordem porque vais morrer! Que surpresa!Mas, talvez Deus já nos deu esta ordem e nós é que não a percebemos, pois se quisermos ser testemunhas do Senhor, nossa casa precisa estar em ordem!!!
Com base no que o Rei Ezequias viveu diante de Senhor no verso 3, quero te ajudar a entender como podemos colocar nossas casas em ordem:

  • 1º “Andei diante de Ti com Fidelidade/Verdade”, isso nada mais é que um alicerce bem feito na presença de Deus.Coloque sua vida Espiritual em ordem!
  • 2º “com inteireza de coração”. Ezequias orou dizendo que seu coração era integro e que buscava o Senhor.Ele era íntegro para com Deus e para com as pessoas principalmente de sua família. A Bíblia diz “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. (Jeremias 29.13)Coloque seus relacionamentos em ordem! Tenha diálogo com sua esposa, com seus filhos, com seus pais, com Deus, busque saber o que passa no coração de cada um.
  • 3º “fiz o que era reto/bom aos Teus olhos”. As atitudes mostram quem realmente somos. Ezequias era um homem que tinha ações que glorificavam a Deus. O templo estava fechado e a primeira coisa que fez quando se tornou rei foi mandar abrir o Templo de Deus, restabeleceu o culto, celebrou a páscoa, ordenou a coleta de dízimo e ofertas para a casa de Deus e para o sustento dos sacerdotes e levitas. Além disso, quando enfrentava os inimigos, antes de tudo orava ao Senhor.Coloque suas atitudes em ordem com a vontade de Deus.

Seja o primeiro a juntar a família para orar e ler a Bíblia, pois no lar é que temos o privilégio de edificar a fé de nossos filhos.A Família que ora e pratica a palavra junta será muito mais difícil de ser vencida.
Às vezes a família está fora de ordem. Ninguém sabe quem é quem. É preciso definir os papéis. Muitas famílias são dividias por que cada um quer fazer sua própria vontade, os filhos ora desobedecem ao pai, outra hora à mãe e depois não obedece nenhum dos dois. É preciso haver união, pois um reino dividido não subsiste (Marcos 3.24) e não podemos servir a dois senhores.

Conclusão:

A presença de Deus, como construtor, no seio da família, é de real importância, porque não se pode haver uma felicidade duradoura sem uma ajuda constante de Deus.
A prioridade absoluta a fim de que a casa/família possa manter o amor, a unidade e atitudes corretas, não depende só das condições econômicas ou da capacidade humana em administrá-la, mas sim do ensinamento dos princípios fundamentais bíblicos e da presença de Deus.
A família é uma das boas dádivas de Deus. A vida familiar pode e deve ser como um paraíso na terra. Deus já fez assim. É possível!
O segredo do sucesso é simples: obedecer a Deus e seguir as suas instruções. Não esquecendo do Salmo 119.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”.
Quando colocamos nossa casa em ordem para com Deus, o Senhor nos ouve, vê nossas lágrimas, cura, dá vida em abundância e faz o impossível por nossas vidas.
Coloque em ordem:

  • sua vida espiritual
  • seus relacionamentos
  • suas atitudes

Acima de tudo seja prudente, escolha o alicerce certo – Jesus, veja se as paredes estão bem protegidas, certifique-se de que o telhado está bom, que é a presença de Deus e sem goteiras, cuide dos suprimentos da água que é a Fé e da Luz que é a palavra de Deus, pois delas é que vem a nossa sobrevivência nestes dias difíceis!!!

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 63
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.161.116.225