Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Paz e Gratidão

Série: “E perdoa-nos as nossas dividas…” (Mateus 6.12a)  Parte III
Pr. Jacson Irio Andrioli

Nos dois últimos domingos, falamos sobre o perdão. Vimos que existem acontecimentos em nosso passado e até no presente que são como o lixo “atômico”, mata tudo o que estiver do nosso lado.Vimos também que muitas vezes mantemos registros de erros de outros e nos justificamos baseados neles. Sendo assim, ainda não estamos completamente revestidos do novo homem conforme lemos em Cl. 3. 10. Aprendemos com a palavra que novas virtudes/qualidades são geradas no coração daqueles que aceitam e liberam o perdão: bondade, longanimidade, mansidão, humildade e ternos afetos de misericórdia.


Às vezes, reclamamos de nossos problemas como se eles fossem os maiores do mundo… Nem sempre temos motivos, mas, o costume de reclamar é tão grande que, muitas vezes, inventamos motivos para as reclamações existirem. Reclamamos por falta de dinheiro, por não ter tempo, por não conseguirmos fazer algo…   Quantas vezes reclamamos e murmuramos por termos dado uma topada com o dedo do pé?
Você já deve ter conversado com alguém que só reclamava, só via as coisas ruins, nada de bom saia da boca desta pessoa. Como é triste isso…
Mas, abra os olhos e ouvidos! Cuidado para não se tornar uma dessas!!! (Colossenses 3. 10-17 ênfase no v. 15 “sede agradecidos”).
A ingratidão é um mal terrível que destrói relacionamentos com o próximo e com Deus. Machuca aqueles que estão ao nosso redor. Não consigo imaginar outra causa para a ingratidão a não ser a indiferença…

1. Indiferença X Gratidão

A indiferença é um dos subprodutos da falta de perdão.Para uma pessoa que vive este dilema, todas as vezes que alguém lhe faz o bem ela recebe a indiferença em troca. Isso às vezes é incondicional, ou pode ser proposital, pois é um mecanismo de defesa.Esta pessoa foi ferida ou até mesmo enganada, então ela não consegue receber algo sem desconfiar.
Somente o perdão pode ajudar uma pessoa ferida a deixar de ser indiferente com os que lhe fazem o bem.
Este tipo de relacionamento se transfere a Deus, pois a vida da pessoa está tão ferida e fechada para receber algo que passa a desconfiar do próprio amor de Deus Pai.
Sendo assim, a ingratidão surge e gera um afastamento da pessoa ao seu próximo e a Deus. A demonstração da gratidão é o reconhecimento por bens e favores recebidos de outros ou de Deus.
Os tempos que vivemos são difíceis, a ingratidão vem tomando conta das pessoas. (Veja II Timóteo 3.1-5.)
A Palavra de Deus é o único meio de aprendermos a viver uma vida com gratidão em nossos corações apesar do tempo difícil em que vivemos.
Senhor ensina-nos a sermos gratos em toda e qualquer circunstância!!!

2. A paz de Cristo (v. 15)

O árbitro de um jogo é a pessoa que tem soberania para decidir se alguém pode permanecer jogando ou não, ele é quem zela pela ordem e pelas leis de um jogo.
A paz de Cristo em seu coração deve ser o árbitro que decide se algo deve ser mantido em sua vida ou lançado fora.
A paz de Cristo seja o arbitro de nossos pensamentos, sentimentos e emoções, pois nestes é que somos pegos muitas vezes.
Só pra você refletir: A falta de paz é outro subproduto da falta de perdão, e o interessante do processo é que a falta de paz é o que produzimos em maior quantidade.
Se eu não perdoar meu irmão fico sem paz com ele, e nosso relacionamento fica distante, passamos a manifestar o sentimento de impaciência e tantos outros que nem vale a pena falar…
Diante da falta de paz o árbitro (a paz de Cristo) levanta um cartão vermelho a fim de expulsá-la de nossos corações.
Mas a vida não se iguala a um jogo, pois no jogo o jogador infrator expulso, mesmo a contragosto sai, e a falta de paz em nossos corações fica por que nos recusamos a perdoar.
O versículo em destaque desta noite fala-nos “Em um só corpo”, significa que a Paz de Cristo deve governar os filhos e filhas de Deus, como uma grande família, em unidade.
Vivemos tempos difíceis e de ingratidão dentro das famílias e até dentro das Igrejas do SENHOR, por esta razão a Bíblia ordena a nos revestirmos com todas as virtudes do versículo 12 e 13, bem como aceitarmos e vivermos a paz em nossos corações.Leia:  I Pedro 1.13. e João 14.27.

“Seja a paz (a harmonia da alma que vem) de Cristo o árbitro (continuamente) em vosso coração (decidindo e resolvendo todas as questões que surgem em sua mente)…” – Colossenses 3.15

Muitas pessoas não conseguem desfrutar a paz porque estão fora da vontade de Deus. Elas seguem seu próprio desejo em vez de seguir a vontade de Deus para suas vidas.
Elas fazem o que gostam e pensam estar certo, em vez de obedecer à Palavra de Deus e serem dirigidas pela paz.
Tenho aprendido que algo pode até soar como uma coisa boa, parecer bom e até mesmo ser algo bom, mas, se eu não tiver paz a respeito disso, preciso deixá-lo de lado.
Se você quer ser sensível à direção de Deus, aprenda a seguir a paz!

Conclusão:

O perdão é o melhor amigo da paz!
Se perdoarmos ou se formos perdoados a Paz volta a habitar em nossos corações e nossos relacionamentos são sarados. Pois a paz é o antídoto espiritual para a mágoa, amargura, ira, raiva, ódio, indiferença e desprezo.
Não perca tempo destilando veneno para aplicar na vingança…
Não perca tempo endurecendo o coração com amargura…
Não perca tempo sendo insensível ou orgulhoso, aplique a virtude da humildade e dê o primeiro passo!
Seja você o primeiro a reconciliar-se, e desfrute da paz de Cristo em seu coração!

Tenho sido grato a Deus? O Príncipe da Paz tem governado minha vida?

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 74
Usuários Online: 0
Seu IP: 3.84.186.122