Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Novas qualidades (Cl. 3.12-14)

Série: “E perdoa-nos as nossas dívidas…” (Mateus 6.12)  –  Parte II
Pr. Jacson Irio Andrioli

No domingo passado demos início em nossa nova série de mensagens, partindo dos versículos de Colossenses 3, onde vimos que existe uma necessidade em cada ser humano: ter uma nova natureza, natureza esta vinda de Deus como filhos amados. Vimos que a falta de perdão é como o lixo atômico, que mata e destrói tudo ao seu redor. Percebemos a importância de nos revestirmos do novo homem, deixar Jesus nos envolver, cobrir e envelopar com o seu terno amor. Também tomamos uma decisão, baseados na fé, de entregarmos a Deus as situações, pessoas e acontecimentos em nossas vidas que causavam mágoas dores e falta de perdão. Como é bom ser guiado por Deus e ter nossas vidas seguras em suas mãos!
Nesta noite pretendo falar ao seu coração da importância de desenvolvermos “novas qualidades”.


Para você entender bem o que é qualidade vou dar um exemplo: qualidades são as características que destacam pessoas de pessoas, produtos de produtos. Por exemplo: você não tem R$ 350,00 para pagar em um tênis original da marca “X”, então o que fazer? Você deseja muito aquele calçado, porque todos os teus amigos tem, porque o seu filho está se sentindo “excluído” por não ter o tal tênis. Então vem a brilhante idéia, vamos no camelô, e compramos uma “alternativo”, esta é uma palavra elegante para não dizer falsificado!
A qualidade é bem diferente, se o tênis da marca “X” durar 2 anos o “alternativo” vai durar 6 meses e você acha que pagou barato, pois foi só 50% por cento do original. Preste atenção em um detalhe, não estou te falando para comprar só as marcas caras, pois eu não faço isso, em nossa família compramos os produtos que estão dentro de nosso orçamento, mas que tenham boa qualidade. Pesquise!!!
Bom, eu já fui contador e sei que esta matemática está errada, pois eu gastei a metade e o calçado durou ¼ do tempo. Assim acontece com as qualidades que a Palavra de Deus pode gerar em nossos corações: um pedido de desculpas não é um pedido de perdão!  Vamos voltar ao texto…

1. Virtude Nº1 (v. 12)

(Virtude significa: qualidade moral, valores.)
O Apóstolo Paulo nestes versículos de Colossenses nos ensina que quando somos chamados a ser filhos de Deus por meio da Fé em Cristo Jesus, Ele, o Pai, derrama seu precioso amor em nós e nos santifica.
“E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:5)
A esperança nos renova, o amor nos santifica, e somos transformados a semelhança D’Ele.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)
Ao aceitarmos a obra de Cristo, passamos a ser santificados pelo fato do Espírito Santo de Deus habitar em nós.
Apesar de tudo isso, ainda não somos e nem estamos totalmente santos, justos e puros e com frequência fazemos coisas que não gostaríamos de ter feito, coisas que nos envergonham e muito menos que estavam na vontade de Deus.
Sendo assim, Paulo nos incentiva a nos revestirmos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Tais qualidades vem de Deus e cabe-nos usarmos como uma roupa, pois naturalmente não as possuímos. Precisamos da Palavra de Deus nos instruindo a usarmos esta nova vestimenta todos os dias e todos os momentos.
Caso contrário, as qualidades negativas se sobrepõem: falta de perdão, raiva, mágoa, inveja, cobiça e tantas outras coisas que nos levam a agredir aos outros com palavras e com ações. Nossas palavras muitas vezes são mais afiadas que navalhas, e cortam tão profundo que a cura é demorada e dolorosa. Cuidado querido irmão!!!

2. Virtudes nº 2 (v. 13 e 14)

O amor não é só uma palavra ou uma expressão, não é só um sentimento, mas é antes de tudo uma forma de viver. A transformação que vem de Deus nos auxilia a amar o próximo.
Por amor temos um aliança com Deus. Depois de termos estabelecida esta aliança entre nós e Deus, ela é estendida ao nosso próximo. Por amor somos chamados a suportar aqueles que passam por momentos difíceis. A palavra suportar tem o sentido de suportar mesmo, carregar, ajudar a levantar os que estão caídos. Seja o suporte de alguém!!!
Por amor somos chamados a perdoar aqueles que nos decepcionam;
Por amor somos chamados a ter paciência com aqueles que nos importunam;
Por amor somos chamados a ter compaixão dos desprezados da sociedade.
Deus é amor e nos capacita a amar, o que nos falta é colocar em prática o que Deus nos ensinou dando o seu Único Filho.

Conclusão:

A ajuda que Paulo nos dá com esta carta aos Colossenses é importantíssima, pois somos levados a reconhecer que não amamos como deveríamos amar, que não perdoamos como deveríamos perdoar.
Muito nos atrapalha, e um destes atrapalhos é não saber da importância de estarmos revestidos por Jesus Cristo. Temos a idéia de que nós somos bons e sempre tentamos fazer as coisas da maneira certa, esta também é a minha intenção e sempre justifico meus erros nos outros. Mas a Palavra está me colocando em xeque, pois somente serei perdoado se eu perdoar.
Caso contrário, minha oração é vã…
Meu amor, se não for sincero, é vão…
Meu testemunho, se não tiver compaixão, é vão…
Minhas atitudes, se não tiverem temperadas com a humildade, são vãs…
Mas, Jesus não deixa de nos amar… ele insiste em nos fazer perceber o quão prazeroso é viver o verdadeiro perdão e desfrutar a paz que recebemos a partir dele. Davi descobriu isso depois de muita dor. Leia: Salmo 32.

 

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 32
Usuários Online: 1
Seu IP: 34.207.146.166