Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Uma nova natureza

Série: “E perdoa-nos as nossas dívidas…” (Mateus 6.12a) – Parte 1 

Pr. Jacson Irio Andrioli

Quero dar início à nossa nova série de mensagens com uma ilustração de um pastor conhecido de alguns dos irmãos, Pr. Alcides Jucksch, que copiei de seu livro devocional “Amor sem Fronteiras”.

Uma companhia que adquiriu o reator atômico estava contentíssima com a capacidade do novo aparelho. Produzia calor em abundância. Fazia trabalhar as grandes turbinas. Estas forneciam a força aos geradores elétricos.
Mas havia uma grande dificuldade; o reator não queimava totalmente as barras de urânio nele colocadas. Sobrava o “lixo atômico” que irradiava forças mortíferas. Onde colocar o lixo, eis o grande problema!
Fez-se um buraco profundo na terra e foi depositado o resíduo perigoso. Pouco tempo depois, porém notou-se que as águas das fontes tornaram-se radioativas, nocivas à saúde. A radiação contaminava tudo ao redor e trazia a morte.
Finalmente os cientistas acharam uma solução: colocar o lixo atômico dentro de grandes recipientes de concreto e atirá-los às profundezas do mar. Assim não havia mais perigo.

Esta série de mensagens está focada em cada coração que a ouvir, pois todos nós temos áreas em nossas vidas e sentimentos que precisam de perdão. O perdão é um “santo remédio”, é remédio para alma, para o coração, para os sentimentos e para o físico.
A bíblia nos oferece inúmeros exemplos de perdão, de como perdoar, de promover o perdão, afim de que o Senhor seja glorificado. Imagino que neste momento você esteja se perguntando: mas o que tem a ver o perdão e o lixo atômico???
Quero te dizer que assim como os cientistas tentaram desfazer-se do lixo atômico, nós tentamos nos desfazer do lixo que está em nossos corações e sentimentos. Tentamos colocar em buracos do passado e em recipientes que não queremos chegar perto. Sabe por que? O mesmo poder de morte que está no lixo atômico está em nosso lixo sem o perdão. É letal, mata mesmo!
Quero te convidar a olhar para as escrituras e entendermos juntos um pouco mais sobre este assunto. Leia: Colossenses 3.10-17
Esta carta de Paulo aos Colossenses  é muito linda, tem várias instruções preciosas para nossa vida de fé e convívio com as pessoas. Te desafio a ler e a refletir nos assuntos aqui abordados.

1. Revestir-se (v. 10)

A instrução de Paulo é revestir-se, o significado desta palavra é literal: cobrir o velho homem, a velha natureza com a singularidade daquele que nos Criou, o próprio Cristo Filho de Deus. Nos cobrir com os exemplos e atitudes de Jesus.
Esta imagem, como diz o versículo em destaque, é recriada dentro de cada um de nós por meio da Fé e da ação do Espírito Santo de Deus nos moldando com um novo caráter. Caráter que não despreza ninguém, que não rejeita este ou aquele, pelo contrário somos revestidos por Cristo, envelopados por Cristo, cobertos por Cristo, tomados por Cristo e desta forma somos incapazes de não perdoar.

2. Uma nova natureza – Vestir-se do que então?

Adequamos as nossas roupas aos locais em que frequentamos: um jogo de futebol requer uma roupa apropriada, um calção e uma camisa, calçados com um tênis ou chuteira. Para o trabalho alguns vestem uniformes outros usam roupas adequadas, uma calça e uma camisa ou uma blusa. Mas, imagine se nesta noite de culto eu chegasse aqui com um bermuda e uma camiseta cavada, imagino que vocês pensariam e até comentariam que eu estou passando por um surto psicótico, pra não dizer louco.
Mas você já deve ter visto algo assim: existem pessoas que marcam por suas roupas, ou por serem extravagantes ou apelativas, concorda comigo??? Paulo está sugerindo algo bem diferente para ser vestido, uma nova natureza, v. 12…
Parece que ele está repetindo um assunto que já falou anteriormente a outros irmãos (veja Gálatas 5) onde vemos o Fruto do Espírito. Paulo fala aos Colossenses e a nós da importância de nos revestir como:

  • Eleitos de Deus; 
  • Santos;  
  • Amados.

Estes três termos estão relacionados à antiga aliança feita com o Povo de Israel que Deus faz questão de repetir com os participantes da Nova Aliança em Cristo Jesus. Veja mais:

  • Revista-se de ternos afetos de misericórdia;
  • Bondade;
  • Humildade;
  • Mansidão;
  • Longanimidade.

Sem este novo revestimento não conseguimos perdoar… Sem a humildade não conseguimos pedir perdão. Sendo assim, este novo revestimento encobre a velha e pecaminosa natureza com o caráter perdoador de Deus por meio de Jesus Cristo, o seu melhor modelo.
Somente quando permitirmos que Jesus seja “Tudo em Nós” seremos revestidos plenamente  do seu perdão e teremos nosso caráter apto para agir em favor daqueles que nos ofendem. Lembrando que na oração do Pai Nosso, que é o tema de nossa série, tem uma condição.Veja em  Mateus 6.12 : “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;”

Conclusão:

Creia que Deus está aqui e agindo a favor de que você se revista de uma nova natureza e consiga viver o perdão. Esta luta com o passado envenena todo nosso ser, assim como a radiação que os cientistas enterraram. Ela destrói a felicidade e a tranquilidade do coração. E não há nada neste mundo que consiga combater este veneno a não ser o perdão.
Mas existe um lugar onde conseguimos ver nossos pecados e a luta com o passado terminar: é na Cruz de Jesus. Quem se achegar sincero à presença Dele, receberá o perdão, o consolo e a libertação que só Ele pode proporcionar…
Quem a ele confessar o passado terá o lixo jogado no mar da Graça de Deus, este abismo do amor de Deus é tão profundo que jamais o peso da culpa aparecerá.
Quero te desafiar em algo:
Eu e você temos marcas em nossas vidas que são difíceis de esquecermos, mas o perdão é uma decisão, onde decidimos perdoar, revestir a mágoa a dor com o amor do perdão. Sendo assim te proponho um ato de fé: eacreve em um papel o nome da pessoa ou uma palavra que te lembre de alguma ofensa, ou algo que você mesmo ainda não conseguiu se perdoar, escreva neste papel e traga-o aqui na frente e em um ato de fé e decisão vamos queimar simbolizando que estamos deixando isso nas mãos de Deus. Lembrando  que estamos simbolizando, mas aí dentro de seu coração creia que Deus vai prover o perdão e a transformação necessária que você precisa!

“Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.” (Miquéias 7:19)

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25)

Queridos irmãos,  Deus está de braços abertos para nos aceitar e nos perdoar, não seja tão duro, aceite o perdão dele e se você acha que é tão pesado e difícil perdoar, peça ajuda a Ele, pois Ele, o Papai do Céu, te liberta e te faz sorrir…

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
MAIO:
02/05 - Rose
07/05 - Bertha
15/05 - Calebe
16/05 - Beatriz J.
17/05 - Ernesto
23/05 - Igor
25/05 - D. Margarida
26/05 - Eduarda
27/05 - Vanilda
28/05 - Karen
28/05 - Lucas
28/05 - Leandro

DATAS COMEMORATIVAS:
01/05 - Dia do Trabalhador
12/05 - Dia das Mães
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 82
Usuários Online: 2
Seu IP: 34.204.0.181