Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Sabedoria ou Esperteza?

Pr. Jacson Irio Andrioli

É do conhecimento de todos que o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo e se acha o esperto do momento. Mas, todos os seres humanos sofrem com um mal que está dentro de si: a língua, que se torna uma arma se usada de maneira errada. Tiago investe algum tempo para nos falar ao coração sobre este órgão que pode nos dar trabalho. Quando lemos sua carta vemos algo a mais: a sabedoria.


Leia: Tiago 3.13-18.

Tiago fala de dois tipos de sabedoria: a primeira é a sabedoria do Alto e a segunda é a sabedoria terrena, baseada no jeitinho do ser humano.
Tiago falava aos seus contemporâneos e também a nós, pois eu e você inúmeras vezes usamos a sabedoria terrena, humana, que na verdade não nos leva a bons resultados, porque infelizmente acabamos enganando alguém ou nos sobrepondo, com arrogância e outros sentimentos, a outras pessoas.

1. O Caminho a ser seguido

Tiago inicia o assunto com uma pergunta: “Quem entre vós é sábio e entendido?” Achar-se sábio e entendido aos seus próprios olhos é um risco que corremos, pois podemos nos tornar mal. (Provérbios 3.7)
O cristão verdadeiro não deve estar preocupado por ser bom aos seus próprios olhos, mas deve trabalhar para que os outros vejam as suas atitudes e ações e glorifiquem nosso Pai que está nos céus. Numa palavra, não deve querer parecer bom, mas ser bom de fato.
Tiago nos convida a usarmos a sabedoria que vem do Alto, que vem de Deus. Onde todos sem exceção, poderão seguir este caminho, plantando o bem, através da Fé, da Esperança e do Amor.
A Fé, a Esperança e o Amor, são o tripé que fortalece todo aquele que crer nas palavas do Senhor Jesus. Lembrando sempre que Deus tudo vê e tudo sabe,  e a Ele, prestaremos conta de tudo.
A grande tentação em sermos espertos é aplicarmos uma mentirinha afim de conseguirmos uma vantagem um benefício, mas isso é ilegal, é fora da vontade de Deus.
A pergunta que Tiago faz, nos leva a uma reflexão, vamos re-ler o versículo 13 na versão NVI:
“ Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.”
Agora podemos perceber que a pergunta de Tiago já vinha com a resposta embutida, a Sabedoria que eu e você podemos demonstrar vem de atos de humildade, e bom procedimento.

2. O Caminho a ser evitado v. (14 ao 16)

O caminho que devemos evitar é o caminho que nos leva para longe de Deus e a uma prática perigosíssima: o caminho da amargura, inveja, egoísmo, e o resultado disso é a morte, pois sua raiz é demoníaca.
Nossas palavras e sentimentos são como tiros, depois do disparo, elas não podem ser paradas até que atinjam o alvo e causem um grande estrago que pode levar à morte. Assim são as palavras sem sabedoria.
Aqueles que admitem  a sua sabedoria como a única norma de conduta para suas vidas cavam fundo em direção a um abismo cada vez maior e se afastam do Deus da humildade. Tais pessoas ao colocarem Deus fora de suas ações, ficam na dependência de sua própria força e sabedoria, que são limitadas. A sabedoria do homem é finita, acaba em si mesmo…

Conclusão:

Qual das duas, sabedoria ou esperteza, dirige sua vida? Eentenda que sabedoria vem de Deus e a esperteza vem do homem que é finita e limitada.
Com base em qual destas você toma suas decisões diárias?
Peça a Deus que lhe torne sábio (Tiago 1. 5-8)

  •  Aprenda a temê-lo;
  • Aprenda a depender Dele;
  • Aprenda a depender diariamente da presença amorosa de Deus.

Quando olhamos para a vida de Jesus, buscando-O a fim de conhecê-lo aprendemos a ser sábios e humildes como Jesus é. Quanto mais buscarmos a Deus, mais livres dos caminhos tortuosos e obscuros que nos roubam a Graça e a Amizade de Deus.
Que o tripé da Fé, Esperança e Amor, nos levem aos pés de Jesus, para sermos sábios aos olhos de Deus e dos homens com a graça Dele nos guiando e nos corrigindo dia a dia.

A SABEDORIA DIVINA QUE VEM DO ALTO É FÁCIL DE CONHECER.
Ela é: “PURA, PACÍFICA, AMÁVEL, COMPREENSIVA, CHEIA DE MISERICÓRDIA E DE BONS FRUTOS, É IMPARCIAL E SINCERA”.

 

Leia também:

Acesse a categoria “Mensagens”  para ler  artigos no formato POST. Para ler outras mensagens no formato PDF, clique aqui.

Aniversariantes:
OUTUBRO:
01/10 - Kelly
04/10 - Mauricio
05/10 - Matheus
08/10 - Noemi
09/10 - Mirian
11/10 - Ana Paula
16/10 - Malcon
21/10 - Meri
22/10 - Marcilene
22/10 - Carlos K.
23/10 - Rosana
25/10 - Keila
29/10 - Ana Paula K.
DATAS COMEMORATIVAS:
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 109
Usuários Online: 3
Seu IP: 3.228.24.192