Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Saindo do ninho para aprender a voar

Pr. Jacson Irio Andrioli

As aves têm muito a nos ensinar, de uma forma mais surpreendente as águias. A Bíblia apresenta esta ave como um exemplo de determinação, renovação, pedagogia e  dedicação em tudo o que faz. Deus é Deus, e sabe que toda a sua criação serve para a Sua Glória.

Gostaria que você abrisse sua bíblia em Deuteronômio 32. 9-12 e nestes versículos vamos aprender algo de Deus para nossas vidas.

O Capítulo 32 de Deuteronômio é um cântico de Moisés. Este é o ultimo cântico de Moisés em louvor a Deus, por ter escolhido o povo de Israel. Estes versículos mostram por meio de uma metáfora a vocação, a educação e a proteção do povo de Israel.

Os versículos 9 e 10 falam do povo de Israel que foi encontrado pelo Senhor em um lugar desabitado, afastado e inóspito, e Deus os cuidou como a menina dos olhos. Todos nós sabemos que qualquer coisa pode ferir os nossos olhos, mas quando algo atinge a pupila dos olhos, é a parte mais delicada dos olhos.

Deus escolheu o povo de Israel, o sustentou, o cuidou, o livrou. Tudo o que fez foi por zelo e amor incondicional.

Irmãos,  creiam Deus deseja nos cuidar da mesma forma, eu e você precisamos deixá-lo. Mas vamos às lições que a águia pode nos dar…

1.Saindo do ninho… v. 11

A pedagogia da águias parece muito cruel. Elas empurram seus filhotes do ninho afim de ensiná-los a voar.

Imagine a cena, um filhotinho indefeso que até a pouco tempo estava sendo tratado pela mãe águia na boca, agora sendo empurrado para fora de seu ninho aconchegante afim de aprender a voar. Se você fosse um filho de águia qual seria sua reação???

Gritos pavorosos, sentimento de abandono e rejeição, insegurança, sei lá… Tanta coisa deve passar na cabeça de uma pequena águia.

Olhando para nós agora, Deus faz exatamente assim conosco. Muitos problemas que passamos são uma queda livre num abismo e o chão parece ser o nosso destino e fim.

Mas, por mais que não notemos presença alguma de esperança, Deus paira ao nosso redor e cuida de nós.

Em alguns momentos Deus permite os abismos para nos ensinar a voar…

A regra de ouro no relacionamento com Deus é não reclamar ou murmurar…

É preciso seguir o caminho de Deus, buscando uma vida de santificação, sabendo que ele não nos desamparará. Mas a tentação de reclamar é grande, pois estar e permanecer no “ninho” ou conforto é bom demais, ter alimento, cuidado e um lugar confortável para estar.

 

2. O ninho

Não apenas a águia simboliza majestade como também força, porque é extremamente forte. Por exemplo, uma águia pode descer do céu subitamente, apanhar um animal do chão que pesa tanto quanto ou mais do que ela e voar com aquele animal em suas garras.

Pássaro algum pode voar tão alto quanto à águia, e não há outro que se compare a ela na capacidade de subida até grandes alturas. Ela consegue alcançar alturas de mais de 3.000 metros!

De fato, quando uma águia constrói o seu ninho, frequentemente, ela o faz na parte mais alta de um penhasco.

As águias usam grandes galhos e ramos a fim de construir seus ninhos.  Em seguida, acrescentam galhos menores. Mais tarde, cobrem o ninho com folhas. Então, como passo final, as águias pegam plumas, caídas do seus próprios corpos, para cobrir o interior do ninho.

Aqui, encontramos outra lição, observe o que Jesus declarou a respeito de construir sobre a rocha.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. (Mateus 7:24)

Note que Jesus declarou que um homem sábio edifica a sua casa sobre a rocha. Por quê? Pelo fato de a rocha ser um dos alicerces mais fortes sobre o qual alguém pode edificar. Assim como a águia constrói o seu ninho em um fundamento sólido, é importante que edifiquemos a nossa vida espiritual da mesma forma!

Então, o alicerce precisa ser forte, firme e seguro. Se você deseja cumprir o que Deus planejou para a sua vida, tem de construir sobre um fundamento sólido: Jesus Cristo, a Rocha. Capaz de resistir a tempestade.

“… porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo”. (1 Coríntios 10:4)

Veja Deuteronômio 32 v. 4

A águia mãe em todo o tempo está treinando o seus filhotes a serem águias, e não galinhas… O treinamento de Deus pode durar um bom tempo, mas produzirá resultados eternos…

Assim que a aguiazinha aprender a voar ela vai perceber que sua mãe estava lhe preparando para ser forte e inteligente. Forte para suportar as tempestades da vida e se refugiar em um alto penhasco, em uma rocha firme e forte.

 

Conclusão

A proposta do Senhor é nos ensinar a voar, e observar de onde viemos para voltar para lá.

Aprenda a voar. Na hora do susto e da insegurança deixe-se cair nos braços do Senhor que vai te levar de volta para o ninho que está na Rocha que é Jesus.

Veja um detalhe fundamental tanto para o povo de Israel como para nós: V. 12.

  • “só o Senhor” Deus está dizendo que ele é o único sustentador da vida;
  • “só o Senhor” é o nosso guia;
  • “só o Senhor”, só com o Deus todo poderoso que aprendemos as melhores e mais duras lições. 

É o que nós precisamos fazer, edificar um lugar de permanência na fenda da Rocha que é Cristo Jesus, de tal maneira que, todas as vezes que surgirem os ventos e as tempestades da vida, nossa casa espiritual permaneça firme, estabelecida em fundamento sólido.

Em meio à tempestade, as águias se aconchegam no ninho, sabendo que nele estão seguras – porque o construíram de maneira adequada desde o começo. Da mesma forma, quando você toma a Palavra de Deus e edifica a sua vida, corretamente, no fundamento da Sua Palavra, você também estará seguro.

Infelizmente somente aos empurrões aprenderemos a voar e a depender do Senhor. Somente depois do vôo é que vamos saber onde estava o nosso ninho seguro na Rocha,  que é Jesus.

Contudo, esta certeza advém do conhecimento do que diz a Bíblia e da edificação da sua vida no fundamento sólido da Palavra!

 

Leia também:

Ou acesse a categoria “Mensagens”  para ler outros artigos.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 80
Usuários Online: 1
Seu IP: 3.84.186.122