Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo
Calendário 2017:
Ano do Compromisso com a Palavra

As Estações de Deus

Pr. Jacson Irio Andrioli

O ministério e o evangelho do Senhor Jesus foi muito orgânico.  Ele nos ensinou a olhar para os recursos que estão bem perto de nossos olhos, como a natureza, as plantas os animais, enfim,  tudo que está ao nosso redor pode nos dar uma lição, é só prestarmos atenção.

Pense racionalmente comigo… Deus te deu sementes, o que você pode fazer com elas agora? Já sei, se são sementes de feijão, você pode fazer uma boa feijoada… Certo, mas se você não plantar algumas destas sementes não terá novas colheitas.

Muitas vezes estamos gastando todas as bençãos que recebemos de Deus de uma vez só, não pensamos em gerar mais, para nossa família, para nossos amigos e colegas.


Durante o ano ocorrem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Mostrando que a vida na terra depende destes ciclos, eles geram equilíbrio e saúde para todos os seres vivos do nosso planeta. Naturalmente que por sermos um país tropical, estas estações não são tão bem definidas quanto no norte e sul do planeta.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

  • O verão é o tempo do calor, de vivermos as temperaturas altas, os dias longos e usarmos roupas leves e as atividades externas, como piscina, tomar sorvete, e muita água fresca para hidratar.
  • O inverno já é exatamente o oposto, temos o frio, as roupas pesadas, dias curtos e a vontade de ficamos abrigados em nossas casas e cobertas tomando aquela sopinha e outros alimentos calóricos.
  • A primavera é a estação das flores, onde nossos olhos se deleitam com a exuberância da natureza florescendo, os pássaros gorjeando e embelezando a paisagem e alegrando aos ouvidos com seu canto e atraindo suas parceiras para aumentar a família.
  • Já o outono é a estação onde vemos a natureza produzindo os seus frutos, onde a terra bem preparada e cuidada retribui ao homem o que plantou.

Saiba que Deus criou as estações para que nós desfrutemos de cada uma delas, no seu devido tempo e da maneira certa. Em uma estação plantamos (janeiro a março), em outra regamos/cuidamos (abril e junho), em outra vemos o crescimento (julho a agosto), e por fim colhemos (outubro a dezembro). Algumas variações podem ocorrer, mas na grande maioria das vezes é assim que acontece, tudo no seu devido tempo.

Deus nos dá a natureza e tudo o que existe na terra como uma “forma pedagógica” de nos ensinar a viver em sua dependência. Mas, então porque não observamos o que a natureza nos ensina? Lembro de que em minha infância eu via os mais velhos (avós, tios e outras pessoas) olhando para o céu e dizendo: hoje vai chover, ou amanhã teremos geada, e assim por diante. Parece que com o passar do tempo deixamos de depender dos sinais de Deus e passamos a depender da tecnologia, e da televisão. (Vamos à previsão do tempo…)

Perceba, é uma pré visão, estão vendo algo antecipado, que às vezes pode falhar, mas se formos à Palavra de Deus veremos uma colocação assim: “Pode o homem saber de seu futuro?” Deixamos de depender de Deus e de seus sinais deixados para nos guiar. Pergunte a uma criança da Escola Bíblica o que significa o arco-íris? Eu tenho certeza que ela vai lhe dizer que é um sinal que Deus deixou para Noé e para toda a criação que a partir disso, nunca mais enviaria dilúvio sobre a terra.

Assim são tantos outros sinais que foram deixados para que possamos perceber o quanto Deus nos ama e quer que vivamos debaixo de seus ensinamentos.
Na vida e na igreja, também temos as quatro estações, demonstrando um ciclo de saúde e vida orgânica, porque somos um corpo, um organismo vivo e Deus tem um propósito para nós em cada estação:

1. Plante/cultive as sementes que Deus lhe deu/confiou.

“O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada.” (Pv. 20:4)
O cultivo é a estação do evangelismo. Existe uma necessidade de esforço nesta estação, decidir trabalhar, por a mão na massa. Arar a terra, é uma tarefa árdua, é o tempo de limpar a terra, eliminar as impurezas os obstáculos. Semear a semente. É hora de semear, mas semear as boas sementes, que estão bem aí nas suas mãos, regadas de amor, dedicação e expectativas.
“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”  (Sl. 1:3)
Nesta estação, o trabalho é duro e não vemos nada fisicamente acontecendo, parece até que não está dando certo todo o trabalho…
Continue! Não desista! Plante e lembre-se de sua expectativa com as sementes lançadas em terra preparada e fértil, não se frustre se nem todas as sementes não germinarem. Faça a sua parte! É muito mais honroso morrer fazendo o que Deus nos diz, do que morrer achando que não vai dar certo.

2. Cuide dos brotos que Deus fas nascer:

“Seus brotos crescerão. Seu esplendor será como o da oliveira, sua fragrância como a do cedro do Líbano.” (Os. 14:6)
O cuidado é a estação do ministério. Você precisará investir, proteger a germinação, cuidar do desenvolvimento e crescimento do broto.O broto ainda é muito frágil, acabou de nascer, precisa de cuidado intenso contra o excesso de sol, chuva, pragas e animais. Você é o agente que dará os caminhos e ferramentas para cuidar dos novos na fé de forma integrada, personalizada e intencional.
É o tempo de ensinar a amar a Deus sobre tudo e todos. O foco da vida cristã é Jesus! Nele não existe frustração e decepção. Ensinar a temer, amar e adorar a Deus. É a melhor receita para um crente crescer FORTE. O cristão que AMA a Deus não é um cristão manteiga derretida ou geléia de uva.

3. Acompanhe o crescimento da nova vida:

“Também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.” (II Co. 9:10)
Deus faz crescer. Você somente precisa acompanhar o crescimento. O crescimento é a estação do discipulado. Você precisará investir para que esta nova planta/nova vida seja:

  • Livre de contaminação.
  • Receba água fresca.
  • Suporte a hora da poda.

“Todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” (Jo. 15: 2)

É tempo de crescer dar muitos frutos. Uma árvore forte, saudável, e cheia de frutos. O resultado de uma planta, de uma vida saudável são seus frutos, como disse Jesus: “Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto” (Jo. 15:5)
É uma linda estação.

4.  Na colheita, celebre os novos frutos do Senhor:

“Porque o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita”. (I Co. 9:10)
A colheita é a estação da celebração! É tempo de colher. É tempo de celebrar, de se alegrar. Colher, desfrutar, celebrar e repartir. Multiplicar e enviar novas sementes para outros…
Para pessoas egoístas e sem visão pode ser uma estação ruim, todavia, para os que têm visão do Reino é a melhor de todas as estações. E ao colher, você precisa se lembrar:   Toda colheita tem hora certa: (Tg. 5:7)
Lembre-se de honrar os que te ajudaram, sejam eles líderes, amigos, familiares ou irmãos na fé, pratique o princípio da honra!
“O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.” (II Tm. 2:6) Guarde o princípio de repartir sempre. (II Rs. 7:9)

Conclusão:

Toda estação é tempo de comunhão!
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” (Pv. 16:17)
A dor não tem hora, em todo momento a vida em comunhão ou comunidade (Seja nas células, conexão Jovem ou teen, nos grupos de mulheres e homens, na EBD, culto de oração e nos bate papos nos corredores) todos estes servem de lugar de apoio, abrigo, amizade, pastoreio, chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram.

AME SEM PARAR! NÃO PARE DE AMAR!
No Novo Testamento vemos os exemplos de amor ao próximo, auxílio aos necessitados, partir o pão e carregar as cargas uns dos outros.Isso é viver as estações de Deus juntos, ligados na mesma fonte, ter apoio e proteção, ter a vida em comum, expressar o amor e o interesse um pelo outro.

Lembre-se, Jesus nos deixou um princípio básico na natureza:
“Toda árvore é reconhecida por seus frutos.” (Lc. 6:44)
Ele disse ainda: “Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.” (Lc. 7:17)

Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. (Jeremias 8:7)
É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.(Daniel 2:21)

Acesse a página  MENSAGENS para ler outros artigos, estudos e mensagens. Temos muito conteúdo (são mais de 100 textos) para você conhecer e estudar sobre a Palavra de Deus.

Aniversários do Mês:
SETEMBRO

02 - Diego
02 - Fernanda
02 - João Vitor
05 - Rosane
08 - Fran
13 - Simone Jéssica
16 - Pedro Miguel
20 - Charles
20 - Carlos Roberto
21 - Valdi
21 - Williiam B.
22 - Silmara
26 - Boniek
29 - Taciane
Datas comemorativas:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2015:
34.165 visitantes
45.895 visitas

Ano de 2016:
61.631 visitantes
93.210 visitas
Visitantes hoje: 122
Usuários Online: 1
Seu IP: 54.156.58.187