Get Adobe Flash player
Nosso Endereço:
Rua Riachuelo, 693 - Ponta Grossa - Pr
Telefone: (42) 3224-1632
E-mail: recados@iecdpg.org.br
Localize no Google Maps
Assine por e-mail:

Digite seu endereço de email para assinar este site e receber notificações de novas publicações por email.

Pedido de Oração:
Pedidos de Oração
Previsão do tempo:
Arquivo

Conhecendo melhor a Deus como Pai

Pr. Jacson Irio Andrioli

Temos uma tendência a observarmos o mundo sob nosso ponto de vista, que é terreno e limitado, e trazemos estas limitações para nosso relacionamento com Deus Pai, e infelizmente o comparamos com nossos pais biológicos, que algumas vezes falharam conosco, não por motivos previamente estabelecidos, mas por falta de sabedoria e entendimento.

Em casos mais extremos temos pessoas que olham para Deus a partir de um pai invencível, agressivo ou intolerante. A realidade de um pai terreno, muitas vezes insensível, violento, egocêntrico, exigente, que não dá o valor que merecemos, nos dificulta a compreensão de Deus como Pai amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador.

Gostaria de lhe mostrar alguns versículos que demonstram algumas características interessantes de Deus, sem deixar de lado o Poder do nosso Pai Celeste diante da humanidade.

 

Em João 3.16,  logo em seu início, vemos uma expressão fantástica: “Deus amou o mundo e deu…”

Em Cristo, por meio do Seu Filho,  Ele amou e ama o mundo e deseja que todos sejam reconciliados com Ele, afim de que ninguém pereça. Como é triste termos famílias onde pais e filhos não se entendem, não se falam…

(Naum 1. 2-7 e 13)

Podemos ver nestes versículos várias características do nosso Pai do céu, algumas delas me assustam, mas sei que isso foi necessário e será necessário para proteger os que amam a Deus, a fim de que estes não sejam perdidos.

1. Deus é tardio em irar-se (v. 3)

Esta característica pode muito bem ser assimilada por nós,  tanto pais como filhos. Ira é um sentimento que destrói, tanto o que tem a ira quanto o alvo da ira.

“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26

Mas como irar-se e não pecar?  É colocar a fé em ação e o perdão como o maior impulso contra a ira. Pais que iram-se contra seus filhos tomam atitudes erradas, filhos que se iram contra pais tomam atitudes erradas e pecam…

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1

Meus irmãos imagine se Deus agisse com ira todas as vezes que pecamos? O que seria de nós? Só pela misericórdia e pelo sangue de Jesus é que não somos consumidos…

2. Deus é bom (v. 7)

Você,  como pai,  se acha bom para seus filhos?  Filhos,  vocês acham que seu pai é bom? Às vezes, em algumas vezes, sempre…

Ser bom não significa dar tudo o que nos pedem, ser bom é ser zeloso pela verdade, praticante do perdão e pronto a amar… Deus age assim conosco, Ele nos Deus o que tinha de mais precioso, Jesus. E nós,  o que fazemos deste presente? Guardamos só para nós? Colocamos em um lugar e esquecemos, e só nos lembramos quando precisamos de alguma ajuda?

Deus é bom e vai continuar sendo bom para os que ouvem a sua voz e praticam os seus mandamentos.

Em Josué 1, lemos Deus falando de sua bondade e fidelidade para Josué, Deus fala: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.  Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:7-8

3. Deus é fortaleza  e refúgio (v. 7)

“Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas.” 2 Samuel 22 2 e3  (Palavras de Davi em um cântico) 

Irmãos,  perguntem para uma criança qual é lugar mais seguro de sua vida e ela lhes dirá que é nos braços de seu pai.  Está aqui um exemplo para nós,  filhos de Deus:  descanse nos braços do Pai, se aconchegue nos braços do Pai, dependa da força que vem do Pai e deixe de sofrer sozinho, você não é órfão!

4. Deus é um libertador (v. 13)

Não importa o tamanho do pecado. Não importa a quantidade de pecados. Não importa a dificuldade em reconhecer o perdão. Deus Pai liberta, perdoa e restaura o pecador arrependido.

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”. Is 1: 18

O perdão de Deus exemplificado em Jesus:

  • Em perdoar a mulher adúltera. (João 8 )
  • Em perdoar seus inimigos que o crucificaram. (Lucas  23:34)

Deus, um Pai perdoador, não exige sacrifício, nem punições físicas e espirituais para perdoar os pecados, mas tão somente, um coração arrependido. (Atos 3:19)

Jesus, um dia disse:  “Eu e o Pai somos um”. A imagem de um pai perfeito, amoroso, misericordioso, valorizador e perdoador, encontram-se na pessoa de Jesus.

Nossos pais muitas vezes não correspondem aos nossos desejos interiores e nossas carências afetivas. Muitos filhos, talvez nunca receberam de seus pais uma palavra de amor, afeto e valorização.

Saiba portanto, que Deus te ama, tem misericórdia de ti, te valoriza e te perdoa. Ele só quer o teu bem, tua prosperidade e sucesso.

Nos relatos de Naum, também vemos outras características de Deus: Zeloso, Vingador, cheio de ira, grande em poder e um Deus que pune o culpado.

Estes outros atributos servem para os inimigos de Deus, mas quem são os inimigos de Deus? São aqueles que se rebelam, que excluem Deus de suas vidas por achar que podem todas as coisas com suas forças e posses, mas ainda assim Deus lhes da uma oportunidade de arrepender-se, é só querer.

Conclusão:

Hoje Deus te convida a experimentar o seu amor. Peça para Ele entrar em teu coração e te dar o carinho e amor que necessitas. Só podemos conhecer melhor  a Deus  como Pai, através de Jesus Cristo, pois sua vida nos mostra o caráter de Deus como Pai.

“Disse-lhe Jesus: Felipe há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. Jo 1:18.

Leia também:

Ou acesse a categoria “Mensagens”  para ler outros artigos.

Aniversariantes:
SETEMBRO:
02/09 - Diego
02/09 - Fernanda
08/09 - Fran
13/09 - Simone Jéssica
13/09 - Josefina
20/09 - Carlos Roberto
21/09 - Valdi
21/09 - William B.
22/09 - Silmara
26/09 - Boniek

DATAS COMEMORATIVAS:
07/09 - Independência do Brasil
15/09 - Aniversário de Ponta Grossa
Estatísticas do site:
Site criado em 23/02/2007.

Ano de 2017:
114.003 visitas
Visitantes hoje: 38
Usuários Online: 2
Seu IP: 34.207.146.166