Get Adobe Flash player

Nosso Endereço:

Rua Riachuelo, nº 693
Ponta Grossa - Paraná
Fone: (42) 3224-1632
recados@iecdpg.org.br

Localize no Google Maps

Encontro: Indígenas

Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani Encontro de Famílias Guarani

Palavra Diária

E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai. (Gênesis: 26: 18)

Eventos:

Missão ICD Convenção Anual 2014 ICD

Horários:


Previsão do Tempo:

Buscando orientação de Deus em decisões difíceis

Pr. Jacson Irio Andrioli

Oração de Eliezer (Gn. 24.12-14)

Nesta noite desejo falar aos vossos corações sobre a forma que buscamos a orientação de Deus para tomarmos decisões importantes.

A propósito, como você tem tomado decisões importantes? Colocando tudo diante de Deus, ou tem seguido em frente? Tem buscado a orientação ou simplesmente tem deixado as coisas andarem conforme a banda toca?

Muitas vezes precisamos tomar decisões importantes e rápidas, mas nem sempre temos a resposta certa. Diante disto, onde procurar a orientação sábia e madura para a decisão???

Nas páginas do jornal em que estão o horóscopo? Nas dicas dos livros de interpretação de sonhos? Nas sugestões da numerologia, cigana, vidente e etc.?

OU…

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmos 119:105)

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16:1)

No texto bíblico de hoje, surge um homem chamado Eliezer, pessoa pouco influente, mas que teve e tem um papel fundamental na vida dos que crêem.

 1. Eliezer, um servo…  Quem era Eliezer?

Este nome aparece somente duas vezes no livro de Gênesis, e numa delas ele aparece fazendo uma oração de súplica. Abraão tinha um filho na idade de casar-se. Naquele tempo os pais geralmente escolhiam com quem seus filhos casariam. Os vizinhos de Abraão eram todos pagãos e adoravam ídolos. Abraão sabia que o casamento com incrédulos não correspondia com a vontade de Deus.

Em II Coríntios 6.14,  Paulo fala a este respeito: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos”.

A Bíblia nos adverte a este respeito, e Abraão não queria que seu filho vivesse as conseqüências de uma escolha errada.

Abraão já era idoso e não podia percorrer distâncias muito grandes. Então chamou Eliezer, seu administrador de confiança. Eliezer quer dizer: “Deus é a minha ajuda”. Deu-lhe ordens que fosse para sua terra natal a fim de buscar uma esposa para seu filho. Esta ordem trouxe grandes problemas e dificuldades a Eliezer, que chegou a duvidar de sua capacidade. Mas Abraão confiando na promessa de Deus, trouxe confiança a Eliezer:

“Deus enviará o seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para o meu filho” (Gn. 24.7).

Então, Eliezer separou dez camelos de seu senhor, seus pertences e alguns presentes e encaminhou-se para a Mesopotâmia, especificamente a cidade de Naor. Nas proximidades desta cidade fez os camelos ajoelharem perto de um poço. Era no período da tarde, momento em que as moças vão buscar água (G. 24.10-11).

Você já recebeu tamanha tarefa em sua vida? Já imaginou que pensamentos Eliezer teve passando em seus pensamentos?  E se Isaque não gostar… E se eu escolher errado… E se eu for enganado???

Mas ele se lembrava da palavra de seu senhor: “o anjo do Senhor irá diante de ti”. Frente à difícil decisão que teria de tomar, disse: (Ler Gênesis 24. 12-14)

Vemos Eliezer fazendo uma oração de intercessão em nome do Deus de seu senhor, pedindo orientação para não errar em sua tarefa.

“pedis e não recebeis, porque pedis mal,” (Tiago 4.3a)

A proposta de Eliezer era observar a bondade do coração da moça. Esta também é a forma de Deus avaliar-nos, pois o que importa é o coração e não a aparência. Deus vê Eliezer orando desta forma, não lhe fez esperar. A primeira moça que aparece lhe atende ao pedido, dando-lhe água e a seus camelos.

Rebeca tinha seu coração cheio de amor, lhe serviu de forma árdua, pois para saciar a sede de camelos não significa copos de água, mas muitos litros. E desta forma Eliezer teve certeza de que o Deus de seu senhor era com ele. (Ler Gn 24. 27).

Deus é zeloso em cumprir com suas promessas, bem como em zelar dos seus filhos.

2. O que podemos aprender de Eliezer?

Na vida familiar, nossos problemas podem estar por exemplo: na educação dos filhos, que diante do mundo de hoje com suas constantes e rápidas mudanças, se torna extremamente difícil.

Artur da Távola escreveu uma oração de um pai a respeito da educação de um filho:

“Se lhe digo o que penso, invado sua liberdade.

Se nada falo, peco por omissão.

Se discuto, acabo impondo.

Se imponho, esmago.

Se calo, consinto.

Se consinto, acabo perdendo-o

e isso não saberei suportar…”

Outro problema é a escolha da profissão certa ou emprego adequado. Sim, a vida requer de nós pequenas e grandes decisões a toda hora. Problemas vem e vão e nunca terminam, como reconhecer a vontade de Deus? Quais as decisões a serem tomadas?

Eliezer tinha um problema grande e difícil de ser resolvido. A bíblia ilustra esse problema para que o tivéssemos de exemplo como uma das maneiras de agir em situações difíceis.

 3. Sugestões práticas:

Quando nos deparamos com decisões difíceis, há duas coisas que devemos considerar:

**1ª como filhos de Deus temos o privilegio de apresentar nossos problemas. Cada um de nós é um pensamento de Deus, sendo assim Deus tem um plano maravilhoso para cada um de nós. (Salmo 139.13-16), contudo Deus nos concede a livre escolha. A Bíblia nos convida a apresentar a Ele nossas petições. Salmo 37.4 “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração.” Deus nos atende com alegria.

**2ª, temos que procurar descobrir a vontade de Deus. Para aqueles que quiserem viver dependendo de Jesus Cristo, a pergunta pela vontade de Deus é muito importante. Mas, como descobri-la?                 

Agora vamos ver estas respostas…

a) A palavra de Deus

Na bíblia temos cerca de 50 biografias, nestas estão abordados muitos problemas. A Bíblia também fala de noivados, casamentos, da educação de filhos, de negócios e trabalho, tempo de férias e de doença.  Em outras palavras, não existe situação vivida por nós que não tenha sido retratada pela Bíblia. Sendo assim, a Bíblia pode nos oferecer respostas e orientações para nossas difíceis decisões.

b) Pergunte a opinião de pessoas seguidoras de Jesus

Mas preste a atenção, pois a escolha desta pessoa precisa ser feita com sabedoria. Conte com uma pessoa que seja de confiança, que tenha princípios bíblicos bem estabelecidos em sua vida, firmeza de fé e bom testemunho.         Caso contrário, pode ter um segredo espalhado por ai…

c) Ore e espere

Fique tranqüilo, Deus conhece o seu endereço, e te fará saber de seus propósitos, é claro dentro do tempo e da maneira dele. Na época do Antigo Testamento Deus falava por meio de sonhos, provas e sorteios, naquele tempo ainda não havia a palavra impressa como temos hoje. Nos nossos dias temos a bíblia, a Palavra de Deus, temos o Espírito Santo, o consolador. Dificilmente Deus fala diferente de sua palavra, sendo assim é de grande importância a estudarmos, entendermos e praticarmos sua palavra. É claro, em ocasiões especiais, Deus pode nos falar por meio de outras revelações.

d) É claro, depois de tudo, não se esqueça de agradecer, quando o problema foi solucionado

No Novo Testamento temos um exemplo: Lucas 17, os dez leprosos que foram curados por Jesus, depois do milagre eles foram apresentar-se diante dos responsáveis para constatar a cura, mas depois da constatação somente um voltou e expressou gratidão a Jesus. Jesus admirado pergunta: “E onde estão os nove?” (Lucas 17.17). Aquele que ale de receber a cura, recebeu também um acréscimo, a benção de Jesus.

A gratidão é o inicio da alegria. O agradecimento nos abre muito mais portas para recebermos tesouros espirituais. Eliezer não se esqueceu de agradecer a Deus pela resposta de oração.

“Então, se inclinou o homem e adorou ao SENHOR.” Gn. 24.26

Grande foi sua gratidão, pois Deus o conduziu em vitória diante da grande tarefa que Abraão havia lhe dado, e certamente sua autoconfiança não ficou abalada.

 Conclusão:

Um estímulo para as nossa orações:

Se você tem um grande problema, creia que você também tem um grande Deus. Mas para um grande problema somente uma grande oração nos ajudará a termos uma decisão acertada, então ore:

  • Para que Deus lhe encaminhe a solução;
  • Para que Deus lhe dê força e compreensão para aceitar a direção;
  • Para que Deus aumente a sua fé, para que você possa crer no amor divino, mesmo não sentindo nem vendo que Deus está tratando do seu problema pessoal;
  • Para que você tenha um espírito de gratidão e adoração quando o problema estiver resolvido.

 Jeremias nos dá a dica:  “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)

Os comentários estão fechados.

Pedidos de Oração

Arquivos:

Estatísticas do site:

Ano de 2013:
24.641 visitas
110.653 páginas visualizadas


Em agosto/2014:
2.877 visitas
5.454 páginas visualizadas

Jan a Ago: 20.991 visitas

Fonte: Awstats


Site criado em 23/02/2007. Agradecemos por sua visita.
Visitantes hoje: 13
Usuários Online: 0